segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

PROJETO DE VIDA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

 Realizar as atividades propostas até o dia 18/12/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

Não esqueça de informar no e-mail seu nome completo, série e a disciplina (Projeto de Vida)

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

6ºA lwhsed7

6ºB ajfqfim

6ºC dccfrlx

 

 

Somente envie as atividades por Whatsaap, caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, será encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

4º BIMESTRE

 

ATENÇÃO!

Essa semana não haverá novas atividades de Projeto de Vida. Organizem suas atividades do 4º bimestre (para quem ainda não entregou). Enviem as atividades através do e-mail da professora ou WhatsApp.

 

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

 Realizar as atividades propostas até o dia 04/12/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

Não esqueça de informar no e-mail seu nome completo, série e a disciplina (Projeto de Vida)

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

6ºA lwhsed7

6ºB ajfqfim

6ºC dccfrlx

 

 

Somente envie as atividades por Whatsaap, caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, será encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

4º BIMESTRE

 

                                                                             ATIVIDADES

·         Leia o texto abaixo. Não é necessário copiá-lo.

EMOÇÕES

Todos os dias sentimos diversas emoções, e a maior parte delas decorre de pensamentos que nos comovem... As emoções puras, aquelas que todos conseguem expressar através da expressão facial são: medo, raiva, amor, tristeza, alegria e aversão. Entretanto, assim como as cores básicas se misturam em infinitas matizes, as emoções podem assumir infinitas nuanças a partir da mistura das suas "cores" fundamentais... A saudade, por exemplo, é emoção mista; é uma mistura de amor com tristeza... O ciúme, por sua vez, mistura amor, raiva, medo e tristeza. Já, pular de paraquedas provoca medo e alegria ao mesmo tempo! Todos os dias experimentamos uma série de emoções que surgem antes do pensamento; são as chamadas emoções primárias ou instintivas. No entanto, a maior parte das emoções brota dos pensamentos. Se pensamos em coisas alegres, sentimos alegria. Se pensamos em coisas tristes, sentimos tristeza. Se pensamos em coisas irritantes, sentimos raiva! Portanto, há como controlar as emoções ruins; basta parar de pensar em assuntos ruins que essas emoções simplesmente desaparecerão.

                                                            Wanderley Pires

DICAS DA PROFESSORA:

Controle suas emoções procurando equilíbrio, respirando devagar...contando até 10.

Traga a atenção para o presente: Viver no passado ou imaginando o futuro pode gerar mais ansiedade e esquecemos de viver o presente.

 

ATIVIDADE:

EXTRAVASANDO  NOSSOS SENTIMENTOS

MATERIAS:

·         UMA FOLHA EM BRANCO

·         LÁPIS DE COR

·         CRIATIVIDADE

SENTIMENTOS:

O sentimento é uma informação que todos os seres são capazes de sentir e expressar. Essa informação tem em si várias informações diferentes, ou seja, não existe um sentimento único, ele é plural nesse sentido. Ademais, os sentimentos são diferentes entre si e podem se manifestar de diferentes formas dependendo do contexto e do indivíduo.

 

1-    Responda: que cor você daria para estes sentimentos descritos abaixo:

MEDO:

RAIVA:

AMOR:

TRISTEZA:

ALEGRIA:

FRUSTRAÇÃO:

AFETO:

CONFIANÇA:

CIÚME:

ESPERANÇA:

EMPATIA:( SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO):

 

2-    Faça um desenho, pode ser abstrato ou não e use nele as cores que deu a seus sentimentos na quantidade em que os sente.

 

Obs: Desenho abstrato é uma forma de arte que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta. Um exemplo de arte abstrata são os quadros de Romero Britto.

 



                                     Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

 Realizar as atividades propostas até o dia 27/11/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

Não esqueça de informar no e-mail seu nome completo, série e a disciplina (Projeto de Vida)

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

6ºA lwhsed7

6ºB ajfqfim

6ºC dccfrlx

 

 

Somente envie as atividades por Whatsaap, caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, será encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

  4º BIMESTRE

                                                           ATIVIDADES

O CAMINHO ADIANTE - Jornada de Desenvolvimento Socioemocional

·         Leia com atenção as informações sobre o plano de desenvolvimento pessoal.


 



Agora, leia a frase abaixo e reflita.




Escreva em seu diário de práticas e vivências qual é o seu maior sonho e o que precisa fazer para realizá-lo.

                                     Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

 Realizar as atividades propostas até o dia 13/11/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

Não esqueça de informar no e-mail seu nome completo, série e a disciplina (Projeto de Vida)

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

6ºA lwhsed7

6ºB ajfqfim

6ºC dccfrlx

 

 

Somente envie as atividades por Whatsaap, caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, será encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

4º BIMESTRE

 

                                                                             ATIVIDADES

A importância de ter um Norte

 

·         Responda as questões a seguir em seu diário de práticas e vivências.

 

1-   

Para realizar nossos sonhos e alcançarmos nossos objetivos , temos que buscar o conhecimento, para isso nos tornamos:

A - Detetives e Investigadores            

B - Folgados e Largados

C - Desinteressados e Folgados

D - Preguiçosos e Desinteressados

 

2-    Observe o quadro abaixo para responder à questão:




Para chegar à solução dos problemas, além de ter características de um detetive, você precisa ter:

A - Vontade e Determinação

B - Preguiça e Persistência

C - Coragem e Inveja

D - Vontade e Desânimo

 

3-    Responda à questão do quadro:




4-     Responda à questão do quadro abaixo:


Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

 Realizar as atividades propostas até o dia 06/11/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

Não esqueça de informar no e-mail seu nome completo, série e a disciplina (Projeto de Vida)

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

6ºA lwhsed7

6ºB ajfqfim

6ºC dccfrlx

 

 

Somente envie as atividades por Whatsaap, caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, será encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

4º BIMESTRE

 

                                                                             ATIVIDADES

 

·         Responda às questões a seguir em seu diário de práticas e vivências.

 

Reflita: Como você está se organizando para os seus sonhos e interesses poderem se tornar realidade?




Desenvolver as competências englobadas na autogestão significa ter maneiras para conseguir administrar o(s) seu(s):

      tempo;

      compromissos em diversas situações;

      comportamentos e atitudes;

      planejamento do futuro.

RESPONDA: (Não é necessário copiar as questões)

a) O que eu gostaria de alcançar na minha vida para o término desse ano letivo? E para o próximo ano escolar?

b) O que posso fazer para que isto aconteça?

c) O que sonho para minha vida pessoal até eu completar mais um ano de vida?

d) O que poderei fazer para esse sonho se transformar em realidade?

e) O que poderei realizar em casa para a minha família se sentir feliz?

f) O que está no meu alcance de ser feito para o meu desejo se realizar?

g) O que pretendo fazer para me sentir bem comigo mesmo(a)? E pelo bem comum, quer seja na escola ou na vizinhança onde moro?

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

 Realizar as atividades propostas até o dia 29/10/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

Não esqueça de informar no e-mail seu nome completo, série e a disciplina (Projeto de Vida)

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

6ºA lwhsed7

6ºB ajfqfim

6ºC dccfrlx

 

 

Somente envie as atividades por Whatsaap, caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, será encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

4º BIMESTRE

 

                                                                             ATIVIDADES

 

·         Responda às questões a seguir em seu diário de práticas e vivências.

 

MITOS E VILÕES DOS ESTUDANTES

 

1 - Existem muitos mitos  e vilões dos estudantes. Um dos principais vilões dos estudantes é não acreditar no seu próprio potencial, pois, todos nós temos capacidade de:

 

a)    Aprender

b)    Preguiça

c)    Desânimo

d)    Maldade

 

2- Quando a professora explica e o aluno fala "eu não entendo nada" é porque o que  falta para este aluno é acreditar no seu:

a)    Desânimo

b)    Potencial

c)    Desdém

d)    Descaso

 

3 - Observe a imagem abaixo e assinale qual habilidade esses alunos estão desenvolvendo:

 



a) Preguiça

b) Participação

c) Descrença no seu próprio potencial

d) Desânimo

4 - Observe a imagem abaixo e assinale  o que esse aluno está representando:




 

a)    Otimismo

b)    Desânimo

c)    Bagunça

d)    Alegria

 

5 - Nunca devemos desistir dos nossos estudos, da nossa vontade de aprender, pois estes são importantes para conseguirmos realizar os nossos:




a)    Defeitos

b)    Desânimos

c)    Sonhos

d)    Descrenças

6 - A frase abaixo é um mito, ou seja, não é real. Atualmente precisamos do estudo para tudo na vida. Essa frase representa a:

Para o que quero fazer na vida, não é necessário estudar muito.

a)    Falta de alimentos

b)    Falta de dinheiro

c)    Alegria

d)    Falta de expectativa em um futuro melhor

 

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.



 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10


ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

 Realizar as atividades propostas até o dia 23/10/2020Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

Não esqueça de informar no e-mail seu nome completo, série e a disciplina (Projeto de Vida)

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

6ºA lwhsed7

6ºB ajfqfim

6ºC dccfrlx

 

 

Somente envie as atividades por Whatsaap, caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, será encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

  4º BIMESTRE

ATIVIDADES

·         Nesta aula iremos realizar algumas reflexões. Não é necessário copiar os textos reflexivos em seu caderno.

A VIDA É UM PROJETO E CONTINUARÁ SENDO APESAR DAS ADVERSIDADES...

 

PARA REFLETIR:

Você pilotaria um carro sem saber dirigir?

Você se jogaria em alto-mar sem saber nadar?

Você pilotaria um avião sem ter um certificado que atestasse sua capacidade para pilotar?

Você comandaria um navio sem bússola para guiá-lo?

“[...] O sentido da vida é tudo aquilo que nos encaminha na direção da realização do nosso projeto. Cada vez que você dá um passo [...] na direção da consecução do seu projeto, você se realiza como pessoa. [...] Uma vida sem rumo deve ser como um barco sem bússola, um filme sem roteiro.”

...] A construção de um Projeto de Vida começa quando nosso sonho deixa de ser tratado como uma fantasia de uma noite de verão e passa a ser percebido por nós como o mapa de um caminho a ser percorrido, ou o plano de uma ação a ser realizada. O Projeto de Vida é o nosso sonho passado pelo crivo da razão, da racionalidade.

Após o momento de reflexão, responda em seu diário de Práticas e Vivências:

1- Circule a frase com que você mais se identifica no momento:

a. Aprende-se mais errando.

b. Somos reféns do acaso.

c. Vento algum é favorável para quem não sabe aonde quer ir.

d. Minha vida poderá ser mais proveitosa se eu tiver um Projeto de Vida.

 

2- Preencha os espaços abaixo de acordo com o que se pede:

a)    Meu passado – Escreva um trechinho da sua história de vida:

 

 

b)    Meu presente – Escreva a situação na qual você se encontra:

 

 

c)    Meu futuro – Escreva aonde você quer chegar:

 

REFLITA:

 



 

 

Você pode acessar a aula do CMSP de Projeto de Vida através do link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLAdEu5NtlLkaXckTMTMdwQqQdMicXv-OC

 

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

- Realizar as atividades propostas até o dia 16/10/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

- Não esqueça de informar no e-mail seu nome completo, série e a disciplina (Projeto de Vida) Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

6ºA lwhsed7

6ºB ajfqfim

 6ºC dccfrlx

Somente envie as atividades por Whatsaap, caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom. Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF. O vídeo explicativo de como utilizar o app, será encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

3º BIMESTRE 

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ATIVIDADES

Reflita sobre as frases:

 I) “ Entenda os seus medos, mas jamais deixe que eles sufoquem os seus sonhos.” (Lewis Carrol . 1832 – 1898) Alice no País das Maravilhas. 

II)


1- Agora, registre em seu diário de práticas e vivências o que compreendeu sobre as frases I e II.

2- Como você pode relacionar a frase II com o seu Plano de Desenvolvimento Pessoal?

 Você pode acessar a aula do CMSP de Projeto de Vida através do link:https://www.youtube.com/playlist?list=PLAdEu5NtlLkaXckTMTMdwQqQdMicXv-OC 

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

 

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

 Realizar as atividades propostas até o dia 02/10/2020Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

Não esqueça de informar no e-mail seu nome completo, série e a disciplina (Projeto de Vida)

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

6ºA lwhsed7

6ºB ajfqfim

6ºC dccfrlx

 

 

Somente envie as atividades por Whatsaap, caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, será encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

3º BIMESTRE

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

ATIVIDADES

Atividade referente às aulas do CMSP do dia 23/09/2020.

Leia o texto a seguir. Não é necessário copiá-lo no caderno.







 

Tire fotos do seu PDP  e envie para a professora. Seja criativo!

 

Você pode acessar a aula do CMSP de Projeto de Vida do dia 23/09/2020 através do link: https://www.youtube.com/watch?v=S2_NcDaPyMI&list=PLAdEu5NtlLkaXckTMTMdwQqQdMicXv-OC&index=18&t=2164s

 

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

ATIVIDADES

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

 Realizar as atividades propostas até o dia 25/09/2020Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

Não esqueça de informar no e-mail seu nome completo, série e a disciplina (Projeto de Vida)

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

6ºA lwhsed7

6ºB ajfqfim

6ºC dccfrlx

 

 

Somente envie as atividades por Whatsaap, caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, será encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

3º BIMESTRE

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

ATIVIDADES

 

·         Leia a definição de autoavaliação:



 Alunos, conforme a aula de Projeto de Vida do dia 16/09/2020, não esqueçam de preencher a autoavaliação socioemocial na Secretaria Escolar Digital: https://sed.educacao.sp.gov.br/

O preenchimento da autoavaliação é muito importante! Façam até o dia 23/09/2020.

 

 

Você pode acessar a aula do CMSP de Projeto de Vida do dia 16/09/2020 através do link: https://www.youtube.com/watch?v=R3N6WNepppQ&list=PLAdEu5NtlLkaXckTMTMdwQqQdMicXv-OC&index=18&t=0s

 

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

 

ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 Realizar as atividades propostas até o dia 18/09/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

Não esqueça de informar no e-mail seu nome completo, série e a disciplina (Projeto de Vida)

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

6ºA lwhsed7
6ºB ajfqfim
6ºC dccfrlx


Somente envie as atividades por Whatsaap, caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, será encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

3º BIMESTRE


ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

ATIVIDADES
Assista o vídeo: A BONECA QUE APRENDEU A DIRIGIR. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uxuQeN9cFxo Depois, responda as questões em seu diário de práticas e vivências.

1 – O que a boneca queria?
2 - O que ela precisou deixar de lado para conseguir o que queria?
3- O que ela precisou fazer para conseguir o que queria?

Agora, iremos fazer uma reflexão sobre sua vida. Responda:

4- O que você quer para sua vida?
5- O que você precisa deixar de lado para conseguir o que quer?
6- O que você precisa fazer para conseguir o que quer?


Agora, você fará um teste para saber se você é autoconfiante. Registre apenas as respostas no diário de práticas e vivências.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

ATIVIDADES
ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 Realizar as atividades propostas até o dia 11/09/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

Não esqueça de informar no e-mail seu nome completo, série e a disciplina (Projeto de Vida)

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

6ºA lwhsed7
6ºB ajfqfim
6ºC dccfrlx


Somente envie as atividades por Whatsaap, caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, será encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

3º BIMESTRE


ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

ATIVIDADES

A importância de se tornar um Norte

Leia as questões. Registre as respostas em seu Diário de Práticas e vivências.

1 - Quando falamos em Norte lembramos das coordenadas geográficas. Mas, quando falamos em um Norte para a nossa vida, podemos nos referir a:

(    )  Dar um sentido à nossa vida, ter um objetivo.
(    ) Fazer tudo o que os outros fazem.
(    ) Ser Maria vai com as Outras.

2- Observe a imagem e responda a questão: - Quando eu resolvo dar uma Norte para a minha vida penso em:



(   ) Voltar ao passado e lembrar do que não fiz.
(   ) Olhar para frente e pensar em novas realizações.
(   ) Escolher caminhos errados e sofrer as consequências.
(   ) Parar no tempo, e achar que não sou capaz de progredir.

3 - Leia a frase reflexiva abaixo e responda a seguinte questão: “Para que eu encontre meu Norte na vida eu tenho que”:

Onde eu acho o meu norte?...
Busquei explicação , no brilho das estrelas... Encontrei meu brilho...
Busquei explicação na imensidão do mar...Encontrei o horizonte sorrindo para mim...
Busquei explicação na força do vento... Encontrei minha força para seguir...

(    ) Ficar sentado, esperando cair o que eu quero do céu
(    ) Buscar para encontrar
(    ) Parar no tempo e se acomodar
(    ) Desistir e chorar

4-  Mesmo que nos deparamos com dias difíceis, nunca devemos desanimar , pois sempre surgirão novas:


(    ) Medalhas
(    ) Fraquezas
(    ) Oportunidades
(    )  Ignorâncias

5- "Busquei explicação na tempestade...Encontrei minha capacidade de transformar sofrimento em sorriso.” Para vencermos as tempestades da vida, além de iniciativa precisamos ter força, determinação e:


c

(   ) Coragem
(   ) Fraqueza
(   ) Desânimo
(   ) Desestímulo


Você pode acessar os slides das aulas do CMSP através do link:

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09




E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
PROFª NILSA
 ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA : 31/08 à 04/09(para ser entregue até 08/09)

HABILIDADES: Ler, comparar e ordenar números racionais em diferentes  contextos e associá-los a pontos da
reta numérica.

Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- páginas 63 à 64.

Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta à partir 01/09 das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3.
Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  :
Parte1
Orientações:

 Vamos aprofundar os estudos dos números racionais e suas diferentes representações. A equivalência e as operações envolvendo frações. Exploraremos
o significado das operações de multiplicação e divisão, para que compreendam os
procedimentos práticos de resolução dessas operações.


ATIVIDADE 1 – OS NÚMEROS E SUAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES


Objetivos: Identificar a equivalência entre as diversas representações de um mesmo número racional (fração, decimal e porcentagem) para realizar associação entre elas.






1.1 Os números estão por toda parte e, conforme o contexto, apresentam-se em
diferentes representações. Um site publicou a seguinte notícia: “Robôs realizam R$ 1,2 mi em vendas online durante as 24 horas de oferta”. Reescreva esta notícia substituindo a representação do valor R$ 1,2 mi pela sua representação equivalente até a ordem das
unidades  simples.



1.2. Na pasta de receitas de sua mãe, Mariana encontrou duas anotações da receita de Bolo de Chocolate com Morango e ficou sem saber qual utilizar. Explique para Mariana se há diferença entre as duas receitas. Os números apresentados nas duas receitas têm alguma relação?





ATIVIDADE 2: EQUIVALÊNCIA

Objetivo: Reconhecer diferentes representações de um número racional como
equivalentes.

2.1 Analise  os dois blocos de números. Considerando os conhecimentos que você já tem , o que os números do Bloco A têm em comum? E os do Bloco B?






2.2 Usando uma calculadora, converta esses números racionais representados na forma de
fração dos Blocos A e B para sua representação decimal. O que eles têm em comum?






  
2.7 Para cada fração dada, encontre três frações equivalentes.







ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA : 17/08 à 21/08(para ser entregue até 24/08)

HABILIDADES: Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em
sequências numéricas.

Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do aluno volume 2( parte 1)- Situação de Aprendizagem 4 (páginas 75 à
77).

Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo.
Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  :
Parte1
ATIVIDADE 2 – Orietações:
 Definição  -Sequências

Uma sequência pode ser constituída de  sequências de símbolos, figuras, números entre outros. A ordem dos elementos de uma sequência caracteriza o seu padrão. Por isso, ao mudar a ordem de qualquer elemento, teremos uma nova sequência. Passaremos a designar os elementos da sequência por “termos de uma sequência”, e seu padrão por “regras de formação”.

Sequências  Recursivas -Uma sequência é dita recursiva ou recorrente quando determinado termo pode ser calculado em função de termos antecessores.
Por exemplo, na sequência ( 5,9,13,17 ...  ) ,sempre somamos 4 para obter o próximo termo.



Sequências não recursivas -são aquelas que não dependem de termos anteriores para determinarmos o próximo termo, pode-se determinar o valor de um elemento da sequência apenas pela sua posição. Por exemplo, na sequência  (7,14,21,28...),  não é necessário saber o último termo para determinar o seguinte. Observando atentamente, essa sequência é formada pelos múltiplos de 7.

ATIVIDADE 2 – Classificando Sequências e Estabelecendo Padrões (página 75).

Objetivo: Classificar sequências como recursivas ou não recursivas. Determinar
a “regra de formação” para uma sequência e descobrir os próximos
termos de uma sequência.

2.1 Veja as sequências de figuras. Quais são os três próximos termos? Explique a “regra de formação” que você utilizou.










2.2. Na sequência (1, 2, 3, 4, 5, 6, ...), indique quais serão os dois próximos termos e explique porquê.

2.3. Escreva a sequência dos números naturais menores que 8 e classifique-a
como finita ou infinita.


2.4. Observe a sequência numérica infinita: (2, 5, 8, 11, 14, ...). Qual é sua regra de formação?


2.5. Descubra qual é a regra de formação e encontre até o oitavo termo de cada sequência.
a) (20, 15, 10, 5, ...)

b) (6, 2, - 2, - 6, - 10, - 14, ...)

c) (1, 4 ,9,16, 25 ...)

2.6. Complete a sequência finita com 5 termos, descobrindo a regra de formação, e registre-a:
a) Adicione 4 ao termo anterior. (___, 5, __,___, ___)

b) Multiplique o termo anterior por 3 e subtraia 2. (___,___, 10,___,____)

c) Divida o termo anterior por 2. (2,___,___,____,___)

d) Eleve o termo anterior ao quadrado e divida por 2. (2,___,___,___,___)

2.7. Nas sequências abaixo, classifique-as como recursivas ou não recursivas,
justificando a sua resposta.
a)(11, 21, 31, 41, ...)

b) (8, 8, 13, 12, 13, 10, 9, ...)
.
c) (2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, ...)

d) (-6, -3, 0, 3, 6, ...)


ATIVIDADE 3: A FAMOSA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI  e  suas  APLICAÇÕES na  ARTE, na NATUREZA e no  COTIDIANO.(página 76 e 77)


Objetivo: Apresentar e interpretar a sequência recursiva de Leonardo Fibonacci encontrada na Natureza e nas Artes. Reconhecer a recursividade na Literatura.





Leonardo Fibonacci, famoso matemático italiano, ao final do século XII, elaborou um problema sobre a criação de coelhos e registrou a quantidade de filhotes nascidos ao longo de um período. Organizou estes dados e descobriu uma sequência numérica que seguia uma regra de formação.
O famoso problema sobre a criação de coelhos, está representado no esquema abaixo:








3.1. Analise o esquema e explique essa sequência a partir da regra de formação.

3.2. Escreva os cinco próximos termos das sequências abaixo utilizando a regra de formação de Fibonacci:
a) (2, 2,___, ___, ___, ___, ___)               b) (-4, -4, ___, ___, ___, ___, ___)

3.3. A sequência de Fibonacci tem muitos usos e que nem imaginamos. Ela está presente na natureza e nas artes. Na arte, a sequência de Fibonacci aparece das mais variadas formas, e uma delas é a partir do retângulo áureo presente nas obras de arte e nas construções de prédios e monumentos.(página 77).



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

PRAZO DE ENTREGA

Semana/prazo:10/08 à 14/08 (entregar até 17/08)

Onde fazer: Responder no caderno do aluno (páginas 68 à 73) reproduzido abaixo.




Situação de Aprendizagem 3
ATIVIDADE 1 – QUAL É A LOCALIZAÇÃO?
ATIVIDADE 2 – TRANSFORMAÇÕES

Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do aluno volume 2- parte 1- Situação de Aprendizagem 3

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com


  Atenção:
As atividades  estão sendo postadas também na plataforma classroom. Use seu e-mail institucional para acessar  a plataforma e se inscrever. Se necessário digitar  segue o código da turma:

7ºA wtgfwzm
7ºB njc3zlu
7ºC  kapax6e

Plantão de dúvidas ( 7º Anos A ,B e C )on-line: 2ª,3ª,4ª e 6ª:15 horas às 18:30 horas.

WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital

E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

Google classroom.















E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA : 10/08 à 14/08(para ser entregue até 17/08)


Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do aluno volume 2- parte 1- Situação de Aprendizagem 3 (páginas 68 à
73).

Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo.
Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  :
Parte1
ATIVIDADE 1 – QUAL É A LOCALIZAÇÃO?
Objetivo: Localizar coordenadas no plano cartesiano.
Orietações:
Plano cartesiano
Definção:
O plano cartesiano teve sua primeira aparição no livro “Discurso do método”, publicado em 1637,pelo filósofo e matemático René Descartes, que discorreu sobre a ideia de localizar pontos sobre um plano.
O plano cartesiano é composto por duas retas numeradas e perpendiculares entre si.


1.1. Um game apresenta, na sua tela inicial, um instante de um jogo de futebol
feminino e as posições de algumas jogadoras. Para facilitar as suas localizações, foi imaginado um Plano Cartesiano com dois eixos, o das abcissas e o das ordenadas, graduados com números inteiros. Observe com atenção a figura abaixo e escreva as coordenadas referentes a cada posição das jogadoras, conforme o exemplo: As coordenadas da posição da jogadora Ana são representadas pelo par ordenado (-4, -3), lembrando que o primeiro número do par ordenado se refere ao valor que a jogadora se encontra em relação ao eixo das abcissas e o segundo número refere-se ao valor em relação ao eixo das ordenadas. O conjunto dos dois valores resulta na posição exata onde ela se encontra.




a) Dê a localização de cada jogadora por meio de suas coordenadas.



b Para ajudar suas companheiras, as jogadoras Ana e Karla devem avançar 3 unidades para a direita e em linha reta, enquanto Joana precisa voltar 2 unidades para a esquerda e em linha reta. Quais serão suas novas coordenadas?



c) Qual comando você daria para que Luísa, ao se movimentar, ficasse próxima de Marta? Qual seria sua nova localização?





ATIVIDADE 2 – TRANSFORMAÇÕES
Objetivo: Multiplicar as coordenadas dos vértices de um polígono por um
número inteiro, obtendo transformações no plano.

A movimentação proposta na atividade anterior, que ocorre em games, imaginem  as possibilidades da movimentação de uma figura em um plano cartesiano. Indiquem como vocês fariam para movimentar um triângulo, sem deformá-lo.



2.1 No Plano Cartesiano abaixo, está representado o polígono AVE.



a) Multiplique as coordenadas dos vértices por 3, reescreva as novas coordenadas e represente-as no Plano Cartesiano acima. Explique o que ocorreu.

b) Multiplique as coordenadas dos vértices por (-1), reescreva as novas coordenadas e represente-as no Plano Cartesiano acima. Explique o que ocorreu.

2.3 Observe o quadrado ABCD representado abaixo:



a) Escreva as coordenadas do vértice, multiplique todas elas por 2, renomeie o novo polígono por EFGH e represente-o no plano cartesiano acima.


b) Utilizando como unidade de medida um “quadradinho”, complete a tabela:



Compare os polígonos ABCD e EFGH. O que você observou ao multiplicar os
vértices por 2? Escreva um parágrafo com suas observações.


2.4 No Plano Cartesiano abaixo está representado o polígono AVE.



a) Multiplique a abscissa dos vértices por (-1), reescreva as novas coordenadas e represente-as no Plano Cartesiano acima. Explique o que ocorreu.

b) Multiplique ordenada dos vértices por (-1), reescreva as novas coordenadas e represente-as no Plano Cartesiano acima. Explique o que ocorreu.




2.5 No Plano cartesiano abaixo, anote as coordenadas do polígono, depois
adicione 6 unidades nas abscissas dos vértices e 4 unidades nas ordenadas
dos vértices, e então localize os pontos no plano cartesiano e represente o
polígono na nova posição.


Compare os dois polígonos, o que você observou? Registre suas observações.


2.6 No desenho a seguir, obtenha as coordenadas dos vértices, multiplique as
abscissas por (-1) e represente-as na malha. Una todos os pontos e pinte seu
desenho.


2.7 A figura a seguir foi construída utilizando simetria. Na mesma malha, crie uma figura usando simetrias.



2.8 O polígono verde sofreu três transformações no Plano Cartesiano. Dê o nome década uma delas e explique sua classificação.


 a) Do polígono verde para o rosa.
 b) Do polígono verde para o azul.
c) Do polígono verde para o laranja.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
Semana/prazo: 03/08 à 07/08  (entregar até 11/08).
Onde fazer: Responder na própria prova e enviar somente a folha de resposta( as respostas à caneta azul ou preta).
Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .
Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Plantão de dúvidas ( 7º Anos A ,B e C ): 2ª,3ª,4ª e 6ª:15 horas às 18:30 horas.

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____

ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 03/08 à 07/08
Orientações sobre AAP de Matemática 2ºBimestre:

-Preencha à caneta azul ou preta, a folha de resposta, com os seus dados pessoais e os da escola.
- Faça uma leitura com atenção para responder todas as questões .
-Verifique o que está sendo solicitado em cada questão.
- É importante a resolução e  o comprometimento com o aprendizado (verifique o que está sendo solicitado em cada questão.
-Preencha o gabarito com atenção ( com caneta azul ou preta).
-Fotografe a folha de resposta (primeira folha da prova) com seus dados pessoais.
-Envie esta foto para o meu whatsaap particular até o dia 11/08( terça-feira) ,
e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com  e  Google Classroom.

ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 03/08 à 07/08
Orientações sobre AAP de Matemática 2ºBimestre:

-Preencha à caneta azul ou preta, a folha de resposta, com os seus dados pessoais e os da escola.
- Faça uma leitura com atenção para responder todas as questões .
-Verifique o que está sendo solicitado em cada questão.
- É importante a resolução e  o comprometimento com o aprendizado (verifique o que está sendo solicitado em cada questão.
-Preencha o gabarito com atenção ( com caneta azul ou preta).
-Fotografe a folha de resposta (primeira folha da prova) com seus dados pessoais.
-Envie esta foto para o meu whatsaap particular até o dia 11/08( terça-feira) ,
e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com  e  Google Classroom.
HABILIDADES PROPOSTAS
-Ler, compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes
de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
-Ler, comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo
o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações
que envolvam adição e subtração.
-Resolver e elaborar situações- problema que envolvam operações com números
Inteiros.
-Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
-Localizar coordenadas no plano cartesiano.





                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
Atividades de Matemática
Professora: NILSA
Disciplina: MATEMÁTICA - 7º A, 7ºB e 7ºC
Semana/prazo: 27/julho à 31/julho (Entregar até 29/07).
Onde fazer: as atividades devem ser feitas no caderno do aluno volume 2(parte 1) e ser enviada por fotos ou digitadas.
Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou   e-mail:

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

Plantão de dúvidas
2ª,3ª,4ª e 6ª= tarde: 15 horas às 18:30 horas

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS- 27 A 31/07 - (com retomada de conteúdo em defasagem)

- Para os alunos que estão com as atividades  atrasadas coloquem em dia, e que sejam entregues, até quarta-feira para fechamento da nota do bimestre.
-  Os alunos que desenvolveram o que foi solicitado, devem refazer/reavaliar, atividades que ainda haja dúvidas.
-Todos devem fazer as anotações das aulas do Centro de Mídias sp.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07








ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07









 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07














ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07


PRAZO DE ENTREGA
 As atividades da semana dos dias:29/06 à 03/07/2020, deverá ser entregue até 06/07.

 Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.

Métodos de Entrega: Via WhatsApp (14)997987982 (Porfª NILSA) ou ainda pelo Centro de Mídias (CMSP),pelo google classroom e também , pode me entregar pelo e-mail (nilsaaraujo2014@gmail.com). Para a entrega das atividades atente-se a colocar Nome Completo e Série

Onde será disponibilizada a aula : Através do aplicativo CMSP,blog da escola, google classroom e WhatsApp





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

ATIVIDADE





PRAZO DE ENTREGA
 Os alunos deverão entregar até 29/06 pode ser pelo whatsaap, classroom ou email:nilsaarujo2014@gmail.com .

7A
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06

Nome :                                        Nº                         série:     Data:    /

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
ATIVIDADE 1 – COMPARAÇÃO DE FRAÇÕES
1.1. Ana Cristina está preenchendo um formulário e marcou cada letra em um dos quadradinhos do retângulo quadriculado abaixo. Escrevendo seu nome completo,  dos quadradinhos da figura toda serão preenchidos. O desafio para você é
A
N
A

C
R
I
T
I
N
A






























a)Quantas letras deve ter o sobrenome de Ana Cristina para atender os  2/5 dos quadradinhos da figura?
 b) Qual é o possível sobrenome de Ana Cristina, atendendo aos critérios do preenchimento ?
 c) Construa outro formulário com a mesma quantidade de quadradinhos, escreva seu nome completo e indique a fração que ele representa na figura.
Compare a fração referente ao seu nome com a fração referente ao nome de Ana, indicando qual é o maior.
1.2. Felipe recebeu duas propostas para vender sorvete em um evento que aconteceria no dia do aniversário de sua cidade. Leia com atenção as duas propostas descritas abaixo e responda o que se pede:
1ª proposta
Ganhar o equivalente ao preço de 2 sorvetes para cada 12 sorvetes vendidos.
2ª proposta
 Ganhar o equivalente ao preço de 3 sorvetes para cada 15 sorvetes vendidos

  Escreva as propostas em forma de fração (razão) e compare-as. Qual proposta é mais vantajosa financeiramente? Por quê?
Sugestão: vídeo https//youtu.be/M6fzDZNebr8
ATIVIDADE 2 – PROBLEMAS DE RAZÃO ENTRE PARTES DE UMA GRANDEZA
2.1. Um segmento de reta de 28 cm foi dividido em dois segmentos na razão 3/4 . Quantos centímetros tem cada segmento obtido após a divisão?

 2.2. Em uma classe há 35 alunos e sabe-se que a razão entre o número de meninas e o número de meninos é 2/3  Qual é o número de meninos dessa classe?

 2.3. Ao confeccionar um colar, Adriana pensou na razão 4/5  entre o número de bolinhas brancas e bolinhas laranjas. Quantas bolinhas brancas e laranjas Adriana vai utilizar para fazer um colar com 180 bolinhas?

 2.4. O lucro de 15 mil reais foi dividido entre dois sócios. Porém, o primeiro sócio recebeu o dobro do segundo sócio, uma vez que gastou o dobro para montar o negócio. Calcule que parte do lucro coube a cada um dos sócios.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

ATIVIDADES
            Atividades de recuperação das habilidades em defasagem

INVESTIGANDO A TÁBUA DE PITÁGORAS
1.       Preencha o quadro a seguir, observando os resultados.
X
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
1










2










3










4










5










6










7










8










9










10











         Você consegue perceber alguns padrões? Se sim, quais?

2 – DESCOBRINDO MÚLTIPLOS COMUNS NO QUADRO NUMÉRICO:
No quadro numérico a seguir, pinte da cor amarela os múltiplos de 2; de vermelha de 3 e, de laranja os
múltiplos de 6.
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
0










0










0










0











Você consegue perceber alguns padrões? Se sim, quais?

3) - NÚMEROS PRIMOS- CONSTRUINDO O CRIVO DE ERATÓSTENES
a) Observe o Quadro numérico a seguir.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100


b) Construa o Crivo de Eratóstenes conforme orientações:

1. Riscar o número 1.
2. Riscar todos os múltiplos de 2, maiores que 2.
3. Riscar todos os múltiplos de 3, maiores que 3.
4. Riscar os múltiplos do próximo número que não foi riscado, exceto ele próprio que será o número 5, e
assim por diante.




c) Registre no quadro, a seguir, os números que ficaram sem riscar.


























d) Observe os números do quadro. Existe nele alguma particularidade?












4 – EXERCITANDO: MÚLTIPLOS E DIVISORES:


a)    Nas fichas, a seguir, escreva em cada uma os cinco primeiros múltiplos dos números indicados.
 

18


20

24

36

40

0x18=0
1x18=18
2x18=36
3x18=54
4x18=72






     
b) Observe as fichas que preencheu.
Complete:
I) De qual (is) número (s) 0 é múltiplo?


II) De qual (is) número (s) 18 é múltiplo?


III) De qual (is) número (s) 36 é múltiplo?


IV) De qual (is) número (s) 40 é múltiplo?


V) De qual (is) número (s) 72 é múltiplo?




Observação: As atividades estão no “Aprender Sempre”!!!!
Atividades:2,5,6 e7
Podem responder nele mesmo e enviar  foto pelo whatsaap.
Bons Estudos!!!!





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05


  

ATIVIDADES
Orientações:
-Para os alunos que ainda que não  realizaram as AAPs, podem responder até sexta (29/05) e enviar foto pelo Whatsapp  ( particular) ;
-Primeiramente façam a leitura com atenção e resolva cada item da AAP.
- É importante a resolução e  o comprometimento com o aprendizado.
-Na folha de resposta da AAP,  deve colocar nome e série, as respostas à caneta;
-Os alunos que já realizaram,  vou estar fazendo a devolutiva via Whatsapp (particular).




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05



ATIVIDADES
Orientações:
-Na folha de resposta da AAP , deve-se  colocar nome e série, as respostas à caneta;
-Primeiramente faça a leitura com atenção e resolva cada item da AAP.
- É importante a resolução e  o comprometimento com o aprendizado.

 -Devolutiva da AAP para cada aluno será individualmente e  através do whatsapp 


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05



ATIVIDADES

E.E  .PROF.  ANTONIO REGINATO
PROF ª   NILSA                    
Nome: ------------------------------------     nº ---------  7º ANOS A , B e C    (11/05 à 15/05)


ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA

Conteúdos: PROBABILIDADE, Expressões Algébricas

PROBABILIDADES
 Probabilidade é um ramo da Matemática em que as chances de ocorrência de experimentos são calculadas. É por meio de uma probabilidade, por exemplo, que podemos saber desde a chance de obter cara ou coroa no lançamento de uma moeda até a chance de erro em pesquisas.

Cálculo de probabilidades
As probabilidades são calculadas dividindo-se o número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis.
Por exemplo, no lançamento de um dado, qual a probabilidade de sair o número um?  Nesse exemplo, sair o número um é o evento favorável. Assim, n(E) = 1. O espaço amostral desse experimento (resultados possíveis)  contém seis  elementos: 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Logo os resultados possíveis = 6. Desse modo:

porcentagem: 1:6=0,1666... =0,1666... x 1100=16,6%  ( aproximadamente ).
ATIVIDADES
1)Qual a probabilidade de obtermos um número par no lançamento de um dado?

2)Em uma urna existem bolas enumeradas de 1 a 15. Qualquer uma delas possui a mesma chance de ser retirada. Determine a probabilidade de se retirar uma bola com número nas seguintes condições:
a) par=                                                                     b) primo=                               

3) Considerando todos os divisores  do numeral 60, determine a probabilidade de escolhermos ao acaso, um número primo.

EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
Relembrando: Expressão Numérica é uma forma de demonstrar a resolução de um problema matemático onde envolve uma ou mais operações, por exemplo:
                                         2 + 5 . (5 + 2)
                                       =2+5.7
                                       = 2+35= 37
   Já nas expressões algébricas são formadas por três itens básicos: números conhecidos, números desconhecidos e operações matemáticas. As expressões numéricas e algébricas seguem a mesma ordem de resolução. Dessa maneira, operações dentro de parênteses têm prioridade sobre as outras, assim como multiplicações e divisões têm prioridade sobre adições e subtrações.    Assim sendo, são exemplos de expressões algébricas:
  1) 4x + 2y                       2) 16z                          3) 22xa + y – 164x
Exemplo: Vamos supor que na expressão algébrica  2x+2y, os valores das letras sejam  x = 2 e y = 1, agora substituindo esses valores, chegaremos em um valor numérico:
                         2x+2y                  ( Lembrando que 2x ,2 é um número e x é                                  
                        =4+2                      uma letra. Entre os dois  multiplicamos
                         =6                         quando trocamos a letra pelo valor, então
                                                       2 vezes x, fica assim 2.2 igual a 4).
    https://www.youtube.com/watch?v=j3Kx9firjV0    


ATIVIDADES

1)     Represente as expressões algébricas, usando apenas símbolos matemáticos:
     a)     A terça parte de um número a. _____________________________.

     b)     A soma do dobro do número x com cinco. _________________________.

    c)      O quadrado do número x. ________________________________.

    d)     A soma de um número x com sua raiz quadrada. _________________________.

e) A diferença entre o quadrado e o quádruplo do número x. ____________________________.

2)     Ache o valor numérico da expressão a + ab + 5. O valor que iremos atribuir  as letras a= 5 e b = 6















ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05



ATIVIDADES

E.E  .PROF.  ANTONIO REGINATO
PROF.  NILSA    
               
Nome: --------------------------------------------       nº ------------     7º ANOS     (04/05 à 08/05)


ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA
 Conteúdos: Razão entre grandezas

    Exemplo:
    Suponha que uma doceira faz 25 docinhos em 10 minutos. Se ela manter o mesmo ritmo de produção, em 20 minutos ela fará 50 docinhos. Observe:






           

Você observou que, no exemplo da produção de docinhos, quanto maior o tempo (em minutos), maior será a quantidade  produzida?
Dizemos que duas grandezas são diretamente proporcionais quando, ao aumentarmos uma, a outra também aumenta e, ao diminuirmos uma, a outra também diminui.

1)    De acordo com o exemplo responda as situações problema
                                          
           
      a)    Uma caixa de chocolate possui 250g de peso líquido e 300g de peso bruto.
Qual é a razão do peso líquido para o peso bruto?

     b)    A idade de Pedro é 30 anos e a idade de Josefa é 45 anos. Qual é a razão
entre as idades de Pedro e Josefa?






2)    Proporção: regra de três simples – resolução de situações problema

       A regra de três simples é um processo prático para resolver problemas que envolvam quatro valores dos quais conhecemos três deles. Devemos, portanto, determinar um valor a partir dos três já conhecidos.


            Resolva as seguintes proporções:
 
       

      















3)    Quantos quilogramas de semente são necessários para semear uma área de 240m 2 observando as recomendação de aplicar 1 kg de sementes por 6 m 2 de terreno?

      
       4)Em uma proporção, o produto dos extremos é 48 e um dos meios é 8. Calcule
outro meio.
      

       5) Uma loja de móveis fez o balanço da quantidade de sofás que foram vendidos. A razão entre o número total de sofás e o número de sofás vendidos foi de 8 para 5. Sabendo que na loja foram vendidos 10 sofás, calcule a quantidade total de sofás.
     

     6) Um comerciante comprou 10 sacas de batatas por R$ 210,00. Por quanto deve vender cada saca para obter um lucro total de 15% sobre o custo?


    7) Um comerciante  vendeu certas mercadorias com o lucro de 8% sobre o custo por R$ 12.393,00. Qual é o seu lucro?











ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

ATIVIDADES

E.E.PROF.    ANTONIO REGINATO
PROF. NILSA                            7º ANOS A,B e C  (27/04 À 30/04)

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA:
1)Usando a divisibilidade, responda às alternativas a seguir:
a) 1.809 é divisível por 3 ?
b)2014 é divisível por 4?
c)3.434 é divisível por 11 ?
d)1071 é divisível por 17 ?

2) Represente os números decimais como frações:
a)7,25=          b)123,56=            c)3,5=              d0,0012=             e)8,06=

3)Represente as frações como números decimais:



   

4) Um produto foi vendido por R$ 100,00. Se o vendedor lucrou 1/4 do preço de custo. Calcule o lucro gerado com a venda do produto.

5)Qual o valor de cada expressão numérica abaixo?
a)0,5+ 0,2.0,16:0,4=                       b) 41,32 + 56,4 – 81,932 + 5=

c)[6 + 3 . (4 + 23) - 130 . (40 : 8 -3)]   2 - 3

6)João comprou uma TV e resolveu pagar à prazo, pois não podia pagar à vista. Sabendo que o valor à vista é de R$ 1500,00 e que o valor total à prazo é 15% maior que o valor à vista, responda: Quanto João vai pagar no total?

7)Maria comprou um vestido à vista para ganhar um desconto de 5% no valor original dele. Se o vestido custa R$ 60,00, quanto Maria pagou?

8)Ana tem 20 anos e morou durante 5 anos nos Estados Unidos, 4 anos na Austrália e o resto no Brasil. Em porcentagem, quantos anos ela morou no hemisfério sul?







Retomada de  conteúdos  : Tipos de Frações

      1)    Complete as frases com as palavras:


 fracionária ;  própria ;  igual ;  numerador;   denominador;   inteira.



a) Fração própria é aquela que tem o ------------------------------menor que o ----------------------


b)Fração imprópria é aquela que tem o ----------------------------------maior ou-------------------ao denominador.

c)Numa fração aparente ,o numerador é múltiplo do--------------------------------------------

d)O número misto é aquele que tem uma parte ---------------- e outra -------------------------

Conteúdo: Números racionais



























1) Represente os números decimais como frações:
a)5,3=          b)472,1=            c)4,35=              d)32,3=             e)0,5=



2)Represente as frações como números decimais:


3 ) Resolva estes problemas:
a)   Numa classe há 40 alunos. Hoje foram à aula        deles. Quantos compareceram?
b)Em uma biblioteca há 700 livros, sendo      de literatura. Quantos livros são de literatura?
c) Quanto é         de 160?
d) Uma peça de tecido custa R$500,00.Qual é o preço de       dessa peça ?

   Conteúdo:   Porcentagem
ATENÇÃO: As questões abaixo dever ser resolvidas
01) Em uma cidade em que as passagens de ônibus custavam R$ 1,20, saiu em um jornal a seguintes manchete:

Qual será o novo valor das passagens?

(A) R$ 1,23
(B) R$ 1,25
(C) R$ 1,45
(D) R$ 1,50



02) Em uma loja, uma calça que custava R$ 75,00 teve um acréscimo no seu preço de 10%.
      Quanto passou a custar essa calça depois desse acréscimo?
A) R$ 65,00
B) R$ 67,50
C) R$ 82,50
D) R$ 85,00


 03) Comprei uma bicicleta em prestações. De entrada, dei R$ 75,00, que correspondia a 25% do preço da bicicleta. 

Quanto custou a bicicleta é:

(A) R$ 150,00
(B) R$ 250,00
(C) R$ 200,00
(D) R$ 300,00





04) Novo aumento!!!. A gasolina subiu!
      No novo reajuste a gasolina aumentou de R$ 2,40 para R$ 2,70, o aumento percentual foi de



(A) 10 %.
(B) 12,5 %.
(C) 14 %.
(D) 15 %.

,




05) A manchete do jornal informa que o candidato Marola teve 32% da intenção de votos na pesquisa.


Sabendo que a cidade tem 2500 eleitores, a quantidade de votos que teve o candidato na pesquisa foi de:

(A) 800 votos.
(B) 1000 votos.
(C) 700 votos.
(D) 900 votos









06) NOTÍCIA:
      A enchente desabrigou cerca de 30% da população de uma cidade que tem aproximadamente 50.000 habitantes. 



De acordo com a notícia, o número de habitantes desabrigados são:

(A) 15.000 habitantes.
(B) 30.000 habitantes.
(C) 10.000 habitantes.
(D) 20.000 habitantes.



07) Camila comprou uma bicicleta que custa R$ 120,00. Ela pagou à vista e ganhou um desconto de 15%.
      Quanto Camila pagou por essa bicicleta?
A) R$ 102,00
B) R$ 112,00
C) R$ 108,00

D) R$ 138,00

08) Numa loja de eletrodomésticos, Cida viu o cartaz abaixo.





Se Cida comprar a geladeira à vista, quanto pagará por ela?

A) R$ 1.550,00
B) R$ 1.450,00
C) R$ 750,00
D) R$ 300,00



09) Uma pastelaria vendeu 1250 pastéis de vários sabores, na semana passada. Desse total, 40% eram de queijo. 

Quantos pastéis de queijo foram vendidos na semana assada?

(A) 450 pastéis.
(B) 500 pastéis.
(C) 650 pastéis.
(D) 700 pastéis.





10) O salário de Moema era R$ 850,00. Ela foi promovida e ganhou um aumento de 28%. Logo, o novo salário dela é:

A) R$ 1088,00
C) R$ 935,00
B) R$ 1020,00
D) R$ 878,00

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