segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

INGLÊS

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

 Realizar as atividades propostas até o dia 18/12/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série, e o nome da disciplina (English).

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

7ºA: r2u2hjp

7ºB: oj7czrv

7ºC: vjvs5gy

 

 

Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

4º BIMESTRE

 

4º BIMESTRE

 

ATENÇÃO!

Essa semana não haverá novas atividades de Inglês. Organizem suas atividades do 4º bimestre ( para quem ainda não entregou) os alunos que estão sem nota, devem realizar a atividade de recuperação esta semana.

 

RECUPERAÇÃO É DESTINADA AOS ALUNOS QUE NÃO REALIZARAM AS ATIVIDADES PROPOSTAS DO 4º BIMESTRE.

 

  DECEMBER   

·         Observe a imagem abaixo. Peter está falando sobre a véspera de Natal em sua aldeia. Mas ele não é totalmente honesto. Ele conta muitas mentiras. Você pode dizer como realmente é? Leia o texto em inglês e reescreva-o em inglês com o que de fato, você pode ver na imagem. As palavras que precisam ser modficadas no texto, estão em negrito.




 


 

My name is Peter and I live in a big city. It's Easter now. It's summer and it's raining.

My friends and I are in the village square looking at the small, beautifully decorated Christmas tree.  At the top is a bell. There is an angel next to the Christmas tree. He is wearing a green hat and a gray scarf. His nose is a cucumber. It's very hot. There are many skyscrapers around the tree. In the background, forests covered with snow. The sky is almost bright and the Santa Claus is coming soon.

 

Siga o exemplo. A primeira linha do texto já foi feita:

My name is Peter and I live in a small city. It's Christmas now. It's winter and it's snowing.

 

 

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

ATIVIDADES

 

 

 

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

Realizar as atividades propostas até o dia 04/12/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

 

Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

7ºA: r2u2hjp

7ºB: oj7czrv

7ºC: vjvs5gy

 

 

Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

4º BIMESTRE

 

ACTIVITIES:

 

 Caderno do Aluno – Volume 4. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/SPFE%207%20ano%20EF%20Vol4%20MIOLO%20Completo_Corrigido.pdf

 

·         ACTIVITY 5 A – Página 77: Talking about positions of things, people and pets. (Falando sobre posições das coisas, pessoas e animais de estimação). Observe as imagensLeia as frases e as traduza para o português em seu caderno.

·         ACTIVITY 5B – Página 78: Use sua imaginação e desenhe sua cidade dos sonhos, sua casa dos sonhos ou seu quarto dos sonhos, ou escreva frases curtas em inglês para falar sobre.

 

Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

 

 Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

ATIVIDADES

 

 

 

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

Realizar as atividades propostas até o dia 27/11/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

 

Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

7ºA: r2u2hjp

7ºB: oj7czrv

7ºC: vjvs5gy

 

 

Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

4º BIMESTRE

 

ACTIVITIES:

 

 

 

 Caderno do Aluno – Volume 4. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/SPFE%207%20ano%20EF%20Vol4%20MIOLO%20Completo_Corrigido.pdf

 

·         ACTIVITY 4 A – Página 76 – Observe a imagem. Todos os animais são pássaros. Pesquise em um dicionário online a tradução de cada pássaro. Exemplo: OWL = Coruja. Registre a tradução abaixo de cada imagem.

·         ACTIVITY 4 B – Página 77 – Leia sobre Bird Facts (Fatos sobre os pássaros). Utilize um dicionário online para lhe auxiliar. Em seguida, compare os fatos sobre os pássaros para determinar qual corresponde ao pássaro certo. escreva o nome do pássaro ao lado de seu número. O número 7 já foi feito.

 

Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

 

 Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

ATIVIDADES

 

 

 

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

Realizar as atividades propostas até o dia 13/11/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

 

Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

7ºA: r2u2hjp

7ºB: oj7czrv

7ºC: vjvs5gy

 

 

Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

4º BIMESTRE

 

ACTIVITIES:

 

 

 

 Caderno do Aluno – Volume 4. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/SPFE%207%20ano%20EF%20Vol4%20MIOLO%20Completo_Corrigido.pdf

 

·         Página 73 – ACTIVITY 3 A: Leia o texto ENGLISH… NUMBERS… LOGIC. Grife os cognatos que encontrar. Circule no texto as palavras que ainda não conhece e procure seu significado em um dicionário online.

Agora, leia a definição de Cardinal Numbers / Ordinal NumbersNão é necessário copiar o texto a seguir em seu caderno.

 

CARDINAL NUMBERS

 

Os números cardinais são aqueles usados para numerar seres ou objetos. Em inglês, são chamados de cardinal numbers e aplicados em diversas situações, como expressar endereços, falar sobre preços e quantidade de coisas, além do número de telefone.

 

Confira, abaixo, uma lista com os cardinal numbers:




 

 

ORDINAL NUMBERS

Os números ordinais, como o próprio nome diz, servem para mostrar uma ordem, uma posição, uma classificação ou uma sequência. Confira a lista dos ordinal numbers a seguir.




Assista ao vídeo Cardinal, Ordinal and Nominal Numbers disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A-mo5svIPbg

·         Página 75 – Observe a tabela de Cardinal Numbers / Ordinal Numbers.

·         Página 75 – ACTIVITY 3 C:  Leia as informações abaixo com atenção. Existem palavras destacadas para ajudá-lo a entender o que é lógica. Grife os cognatos que encontrar.

·         Página 76 – ACTIVITY 3 D: Complete o mapa conceitual sobre “To solve a puzzle” (Para resolver um enigma). O que você precisa fazer para resolver um enigma? Preencha os círculos do mapa conceitual.

 

 

Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

 

 Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES

 

 

 

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

Realizar as atividades propostas até o dia 06/11/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

 

Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

7ºA: r2u2hjp

7ºB: oj7czrv

7ºC: vjvs5gy

 

 

Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

4º BIMESTRE

 

ACTIVITIES:

 

 

 

 Caderno do Aluno – Volume 4. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/SPFE%207%20ano%20EF%20Vol4%20MIOLO%20Completo_Corrigido.pdf

 

·         ACTIVITY 2 D – Página 73: Observe a tabela abaixo. Leia as frases com atenção. Perceba a relação entre a primeira, segunda e terceira coluna da tabela.

·         ACTIVITY 2 E: Depois de observar bem a tabela, responda as questões 1 e 2:

1. Who is writing an email? (Quem está escrevendo e-mail?)

2. Who is cooking a meal? (Quem está cozinhando uma refeição?)

·         ACTIVITY 2 F: Leia as frases da tabela. Observe as palavras que estão em negrito. Trata-se de pronomes. Preencha a tabela escrevendo os pronomes destacados na coluna correta (Subject pronoun  / Object pronoun). A primeira frase já foi feita para que sirva de exemplo.

 

 

Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

 

 Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

 

 

 

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

Realizar as atividades propostas até o dia 29/10/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

 

Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

7ºA: r2u2hjp

7ºB: oj7czrv

7ºC: vjvs5gy

 

 

Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

4º BIMESTRE

 

ACTIVITIES:

 

 

 

 Caderno do Aluno – Volume 4. DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/SPFE%207%20ano%20EF%20Vol4%20MIOLO%20Completo_Corrigido.pdf

·      CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4 – PÁGINA 70: Leitura “STUDENT’S LEARNING GUIDE – 2020”. Grife os cognatos que encontrar. Depois, utilize o dicionário online para pesquisar palavras que ainda não conhece. Registre no caderno do aluno o significado das palavras que procurou no dicionário.

·      Página 71 – ACTIVITY 1 A: Observe a imagem. Trata-se de duas partes de um quebra-cabeça, um jogo de lógica. Preencha a tabela “KWL Chart – Math: Thinking Logically”. Na primeira coluna, escreva em português o que você já sabe sobre lógica (What I know). Na segunda coluna, escreva o que você deseja aprender sobre lógica (What I want to know). A terceira coluna será preenchida no final do 4º bimestre com o que você aprendeu.

·      ACTIVITY 2 A: Observe a tabela. Não é preciso preenchê-la. Preste atenção nas palavras em negrito. Há alguma relação entre essas palavras?

·      ACTIVITY 2 B – Nesse bimestre, iremos falar sobre os pronomes subjetivos (subject pronouns) e pronomes objetos (object pronouns). São eles:

Subject pronouns: I, you, he, she, it, we, they.

Object pronouns: me, you, her, him, it, us, them.

Assista ao vídeo: Subject Pronouns e Object Pronouns | Diferenças e Usos. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=qOxAKVX33F4 

·         ACTIVITY 2 C: Não é necessário copiar o texto explicativo abaixo:

 Vamos falar agora sobre o Venn Diagram (diagramas de Venn). Esse diagrama é usado muito utilizado em matemática. Um Diagrama de Venn usa círculos sobrepostos ou outras formas para ilustrar as relações lógicas entre dois ou mais conjuntos de itens. Muitas vezes, eles servem para organizar graficamente as coisas, destacando como os itens são semelhantes e diferentes. Os Diagramas de Venn, são amplamente usados em matemática, lógica, ensino, idiomas (em nosso caso, o inglês) , e ciência da computação.

Depois de ler a pequena introdução sobre o Venn Diagram, na página 73 do caderno do aluno, faça uma lista de subject pronoun e object pronoun. A lista deve ser feita dentro do diagrama.

 


 Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

 

 Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

 

 

ATIVIDADES

 

 

 

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

Realizar as atividades propostas até o dia 23/10/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

 

Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

7ºA: r2u2hjp

7ºB: oj7czrv

7ºC: vjvs5gy

 

 

Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

 

Você pode encontrar o Caderno do Aluno 7º ano – VOLUME 3PARTE 1 no link: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%207%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%201.pdf

 

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

4º BIMESTRE

 

ACTIVITIES:

 

 

 

·         Caderno do Aluno – Volume 3 – Parte 1  DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%207%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%201.pdf

 

·         Caderno do aluno – página 48 – ACTIVITY 9 A – Observe as imagens e leia o texto During a flood. Grife os cognatos que encontrar. Utilize o dicionário online para pesquisar palavras que ainda não conhece.

 

·         Página 49 – ACTIVITY 9 B- Use as informações do texto da atividade anterior para completar o quadro abaixo sobre os riscos que as  pessoas correm durante as enchentes. Desenhe a tabela em seu caderno e faça uma lista em inglês sobre os possíveis riscos que as pessoas podem correr em uma situação de enchente. Um exemplo já foi fornecido pelo caderno do aluno: Drowining (afogamento).

 

·         ACTIVITY 10 – Desembaralhe as frases e coloque-as na ordem correta.

 

 

Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

 

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

 


  
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

- Realizar as atividades propostas até o dia 16/10/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

- Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

- Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

7ºA: r2u2hjp

7ºB: oj7czrv

7ºC: vjvs5gy

Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom. Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF. O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

Você pode encontrar o Caderno do Aluno 7º ano – VOLUME 3 – PARTE 1 no link:

 https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%207%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%201.pdf

3º BIMESTRE

ATENÇÃO! Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

ACTIVITIES:

·        Caderno do Aluno – Volume 3 – Parte 1 DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%207%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%201.pdf

·        Página 47 – ACTIVITY 8 A – Floods are influenced by natural phenomena, like rains, hails and storms. However, human interaction with the environment can also influence its occurrence. Read the chart to learn what we can do to prevent floods. (As inundações são influenciadas por fenômenos naturais, como chuvas, granizo e tempestades. No entanto, a interação humana com o meio ambiente também pode influenciar sua ocorrência. Leia o diagrama para saber o que podemos fazer para evitar inundações.) Grife os cognatos que encontrar.

·        ACTIVITY 8 B- Pense a respeito do lugar onde você mora e responda as questões 1,2,3 e 4 em inglês. Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

ATIVIDADES

 

 

 

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

Realizar as atividades propostas até o dia 02/10/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

 

Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

7ºA: r2u2hjp

7ºB: oj7czrv

7ºC: vjvs5gy

 

 

Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

 

Você pode encontrar o Caderno do Aluno 7º ano – VOLUME 3PARTE 1 no link: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%207%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%201.pdf

 

3º BIMESTRE

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

 

ACTIVITIES:

 

 

 

·         Caderno do Aluno – Volume 3 – Parte 1  DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%207%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%201.pdf

·         Página 46 – ACTIVITY 7 B – Para realizar esta atividade, é necessário que você entreviste pessoas de sua família ou amigos – através do WhatsApp, devido ao período de isolamento social. Complete a tabela de acordo com as questões: “Have you ever

experienced a flood?” (Você já vivenciou uma inundação?) / “Where did it happen?” (Onde aconteceu?) / “When did it happen?” (Quando aconteceu?). A primeira coluna da tabela será respondida por você, as outras três, por friends (amigos).

·         ACTIVITY 7 C – Utilize as informações da tabela que você preencheu, para elaborar frases curtas em inglês. Siga o exemplo fornecido pelo caderno do aluno.

·         ACTIVITY 7 D – Complete o mapa conceitual em inglês com palavras relacionadas a FLOODS (Inundações).

 

 

Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

 

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

ATIVIDADES

 

 

 

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

 

Realizar as atividades propostas até o dia 25/09/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

 

 

Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

 

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

 

7ºA: r2u2hjp

7ºB: oj7czrv

7ºC: vjvs5gy

 

 

Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

 

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.

O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

 

 

Você pode encontrar o Caderno do Aluno 7º ano – VOLUME 3PARTE 1 no link: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%207%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%201.pdf

 

3º BIMESTRE

 

 

ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.

 

 

ACTIVITIES:

 

 

 

·         Caderno do Aluno – Volume 3 – Parte 1  DISPONÍVEL EM: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%207%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%201.pdf

·         Página 44 – ACTIVITY 6 A – Você sabe por que os desastres naturais ocorrem? Leia o texto, grife os cognatos que encontrar. Se necessário, utilize o tradutor online. 
·         ACTIVITY 6 B – De acordo com o texto lido, marque T (true) para informações verdadeiras ou F (false) para informações falsas. 
·         ACTIVITY 6 C – Complete as frases com as palavras que estão em negrito dentro da caixa.

 

Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

 

Você pode encontrar os slides das aulas do CMSP no link:

 https://drive.google.com/drive/u/0/folders/17tgpl3y8M33JCQoQ974Pqqr1AgUsQyJ2

 

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

 

 

 

 


ATIVIDADES



ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

Realizar as atividades propostas até o dia 18/09/2020. Ao finalizar suas atividades, 
fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com


Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina 
(English).

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas 
atividades através deste app. O código das turmas são:

7ºA: r2u2hjp
7ºB: oj7czrv
7ºC: vjvs5gy


Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google
 Classroom.

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app
CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via 
Whatsapp.


Você pode encontrar o Caderno do Aluno 7º ano – VOLUME 3PARTE 1 no link:

3º BIMESTRE


ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail 
teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.


ACTIVITIES:



·         Caderno do Aluno – Volume 3 – Parte 1  DISPONÍVEL EM:
Página 44 – ACTIVITY 5 D – Faça uma pesquisa sobre “Deadliest natural disasters in the
 World’s history” - Os desastres naturais mais mortais do mundo na história. Escolha um
 da lista a seguir e responda às perguntas em inglês. 
• Central China’s Floods – 1931;
• The Haiti Earthquake – 2010;
• The Indian Ocean Earthquake and Tsunami – 2004;
• The European Heat Wave – 2003;
• The Hurricane Katrina – 2005;
• The Landslides in Rio de Janeiro – 2011
ANSWER THE QUESTIONS IN YOU NOTEBOOK:
1. What happened?
2. Where did it happen?
3. When did it happen?
4. How many people died?
·      ACTIVITY 5 E: Depois te ter feito a pesquisa e responder as questões, apresente suas 
descobertas a partir de um pequeno texto em inglês, usando o texto a seguir como exemplo.















Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

Você pode encontrar os slides das aulas do CMSP no link:

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

ATIVIDADES


 ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

Realizar as atividades propostas até o dia 11/09/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com


Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

7ºA: r2u2hjp
7ºB: oj7czrv
7ºC: vjvs5gy


Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.



3º BIMESTRE


ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.


ACTIVITIES:




·         Leia o texto abaixo. Não é necessário copiá-lo em seu caderno. Após a leitura, realize as atividades propostas.


MODAL VERB: CAN / CAN´T

O verbo auxiliar  can geralmente significa poder e/ou conseguir e é usado para indicar várias situações:
- Possibilidade
- Capacidade/habilidade
- Permissão
- Pedido
Exemplos:
She can speak Chinese. (Ela sabe falar chinês.) – CAPACIDADE
It can happen with anyone. (Isso pode acontecer com qualquer pessoa.) - POSSIBILIDADE
You can play outside. (Você pode brincar lá fora.) - PERMISSÃO
Can I talk to the director? – (Posso falar com o diretor?) – PEDIDO

O verbo can é sempre acompanhado do verbo principal no infinitivo sem o to. Ele pode ser usado para construir frases afirmativas, negativas e interrogativas.
Observe a tabela abaixo e veja como usar o verbo can nas formas afirmativa, negativa e interrogativa. O verbo principal utilizado como exemplo é o verbo to dance (dançar).

AFFIRMATIVE
NEGATIVE
INTERROGATIVE
I can dance
You can dance
He/she/it can dance
We can dance
You can dance
They can dance
I can’t/cannot dance
You can’t/cannot dance
He/she/it can’t/cannot dance
We can’t/cannot dance
You can’t/cannot dance
They can’t/cannot dance
Can I dance?
Can you dance?
Can he/she/it dance?
Can we dance?
Can you dance?
Can they dance?



·         Para formar frases na forma negativa, podemos utilizar can’t ou cannot. O significado das palavras é igual.

Assista ao vídeo CAN e o CAN'T - Dica de English, como usar CAN e o CAN'T ao aprender inglês. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5v1hG68E1QY

·         Agora, abra o caderno de inglês na página 43 para realizar a atividade 4 F. Para realizar a atividade, é necessário ler novamente o texto da atividade E da página 42. Após a leitura, use o verbo modal can e as informações do texto que você leu para escrever em inglês o que as mudanças climáticas podem ou não podem fazer com nosso planeta (What climate change can or can’t do to our planet). Veja os exemplos no caderno do aluno e escreva suas frases em seu caderno. Escreva no mínimo cinco frases.
·         Página 43 – Atividade 5 A: Observe as imagens dos fenômenos naturais que podem provocar sérios desastres naturais. Nomeie cada imagem de acordo com o que representam. Use o dicionário impresso ou online para lhe auxiliar.
·         Página 43 – Atividade 5 B: Faça uma pesquisa rápida sobre quais fenômenos naturais representados na imagem acontecem no Brasil. Registre sua resposta em inglês no seu caderno.
·         Página 43- Atividade 5 C: Você e sua comunidade já sofreram algum desastre natural ? Caso a resposta seja positiva, mencione qual / quais foram. Registre sua resposta em inglês no caderno.

Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

Você pode encontrar os slides das aulas do CMSP no link:

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

ATIVIDADES



ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

Realizar as atividades propostas até o dia 04/09/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com


Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

7ºA: r2u2hjp
7ºB: oj7czrv
7ºC: vjvs5gy


Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.



3º BIMESTRE


ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.


ACTIVITIES:




·         Caderno do aluno – VOLUME 3 – PARTE 1  – Página 42 – Atividade 4 B. Leia o texto Climate change in Brazil. Registre no caderno os cognatos que encontrar. Localize no texto palavras que ainda não conhece. Registre-as no caderno e procure o seu significado em um dicionário impresso ou online (bab.la ou Google Tradutor). Em seguida, responda em seu caderno as questões C e D. As respostas podem ser em inglês ou em português. Na atividade E, Leia as frases a respeito de como as mudanças climáticas podem afetar o nosso planeta. Registre no caderno as frases que você considera verdadeiras, de acordo com as mudanças climáticas.

Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

Você pode encontrar os slides das aulas do CMSP no link:

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

Realizar as atividades propostas até o dia 21/08/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com


Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

7ºA: r2u2hjp
7ºB: oj7czrv
7ºC: vjvs5gy


Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.



3º BIMESTRE


ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.


ACTIVITIES:




·         Caderno do aluno – VOLUME 3 – PARTE 1  – Página 40. Leia as cinco ações da Defesa Civil e seus objetivos. Registre no caderno os cognatos que encontrar. Pesquise no dicionário online ou impresso as palavras novas que ainda não conhece e registre em seu caderno.

·         Página 41 – Leia o quadro “SOME OF THE ACTIONS CIVIL DEFENSE TAKES”. Numere cada ação da Defesa Civil, de acordo com suas cinco ações. Alguns números irão se repetir. Registre-os no caderno na ordem que aparecem.

·         Responda em seu caderno:

In case of a natural disaster, is your city well-prepared?
(        )  Yes, it is.
(        )   No, it isn’t.
(        )   I don’t know.

Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

Você pode encontrar os slides das aulas do CMSP no link:

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

Realizar as atividades propostas até o dia 14/08/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com


Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

7ºA: r2u2hjp



Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.



3º BIMESTRE


Nesse bimestre, abordaremos a temática dos fenômenos naturais e desastres naturais, reconhecendo a importância da Defesa Civil e suas ações para a segurança da comunidade.


ATENÇÃO!    Alunos, peço para que enviem as atividades através do e-mail teacherkarlafb@hotmail.com ou através do Google Classroom. Enviem as atividades por Whatsapp caso realmente não consigam enviar através das plataformas citadas. Utilizem o Whatsapp para sanar dúvidas.


ACTIVITIES:



·         Caderno do Aluno – Volume 3 – Parte 1 (https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%207%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%201.pdf) Páginas 38 e 39. Leitura STUDENT’S LEARNING GUIDE – 2020 / Instruments for Assessment. Grife os cognatos que encontrar para auxiliá-lo na leitura. Você poderá usar o tradutor online Bab.la ou Google tradutor para traduzir palavras que ainda não conhece. Registre o vocabulário novo no canto da apostila.
·         ACTIVITY 1 A Página 39. What do you know about Civil Defense? (O que você sabe sobre a Defesa Civil?) Preencha o KWL Chart – Civil Defense. Na primeira coluna, registre o que você já sabe sobre a Defesa Civil. Na segunda coluna, o que você deseja saber. A terceira coluna será preenchida no final do 3º bimestre com o que você aprendeu. O preenchimento da tabela poderá ser feito em inglês ou português.
·         ACTIVITY 2 A – Página 40. Leia o texto “Civil Defense...” Grife os cognatos que encontrar no texto. Utilize o tradutor online para traduzir as palavras que ainda não conhece. Registre-as no canto da apostila. Responda as questões B,C,D. Grife nos enunciados os cognatos que encontrar. Você também pode utilizar o tradutor online para auxiliá-lo. As respostas poderão ser em inglês ou português.

Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

Você pode encontrar os slides das aulas do CMSP no link:

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES



ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

Realizar as atividades propostas até o dia 07/08/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com


Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

7ºA: r2u2hjp
7ºB: oj7czrv
7ºC: vjvs5gy


Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.


Caderno do Aluno 7º ano – VOLUME 2 – PARTE 1. O caderno do aluno também está disponível no link:

ACTIVITIES:

Leia o texto retirado da aula do CMSP referente ao dia 14/07/2020:

Linking words (Conjunctions)

Linking words são todas as palavras ou expressões que servem para estabelecer uma ligação entre frases e elementos da ideia, dando coesão à(s) frase(s). São principalmente conjunções ou locuções conjuntivas, mas também advérbios, preposições etc.
São usadas, por exemplo, para exemplificar, contrastar, resumir, adicionar, dar ideia de sequência, de causa e de resultado.

Addition – são usadas no intuito de acrescentar informações;
Time – têm a mesma função dos conectivos de sequência, contudo, elas são melhor usadas para descrever uma ação em ordem;
Sequence – são utilizadas para dar continuidade a um evento;
Mode and place – são usadas para apresentar a circunstância e o tempo que o evento ocorre.


 





























·         Leia o texto. Observe as palavras que estão em azul. São linking words.

My  name is  Paulo.
I woke up at  8 o’clock  and  I had breakfast .
After that, I went to school. I had lunch at 12 o’clock .
I helped my mom after lunch. Then, I played videogame.

·        
Agora é a sua vez! Elabore um pequeno texto em inglês, semelhante ao texto anterior, sobre a sua Daily Routine (rotina diária). Utilize as linking words que aprendeu.

Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

Você pode encontrar os slides das aulas do CMSP no link:

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES



ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

Realizar as atividades propostas até o dia 29/07/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com


Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

7ºA: r2u2hjp
7ºB: oj7czrv
7ºC: vjvs5gy


Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.


Caderno do Aluno 7º ano – VOLUME 2 – PARTE 1. O caderno do aluno também está disponível no link:


SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - Com retomada de conteúdo em defasagem

ATENÇÃO!
·            Alunos, coloquem as atividades em dia. Elas deverão ser entregues até o dia 29/07/2020 (quarta-feira) para fechamento de notas do 2º bimestre.
·            Para os alunos que desenvolveram todo o conteúdo solicitado no 2º bimestre, reavaliem / refaçam as atividades que ainda haja dúvidas.
·            Continuem acompanhando as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
·            Você pode acessar os slides das aulas do CMSP através do link:


Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

Realizar as atividades propostas até o dia 24/07/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com


Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

7ºA: r2u2hjp
7ºB: oj7czrv
7ºC: vjvs5gy


Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.


Caderno do Aluno 7º ano – VOLUME 2 – PARTE 1. O caderno do aluno também está disponível no link:

ACTIVITIES:

·         Caderno do aluno – volume 2 – parte 1 – página 39. Releia o texto sobre “Water cycle” da página 39. Em seguida, faça a atividade 6 da página 40. Encontre as palavras no caça-palavras.
·         Página 41 – Atividade 7 (A,B). Na atividade A, escolha uma alternativa correta de acordo com a leitura do texto. Na atividade B, ligue as palavras de acordo com suas definições.


Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

Você pode encontrar os slides das aulas do CMSP no link:

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
PRAZO DE ENTREGA
17/07/2020
Através do e-mail: teacherkarlafb@hotmail.com,  Whatsapp (14) 99825-9751- para esclarecimento de dúvidas, de segunda à sexta-feira das 9 horas da manhã ás 17 horas.

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

Realizar as atividades propostas até o dia 17/07/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com


Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

7ºA: r2u2hjp
7ºB: oj7czrv
7ºC: vjvs5gy


Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.


Caderno do Aluno 7º ano – VOLUME 2 – PARTE 1. O caderno do aluno também está disponível no link:

ACTIVITIES:
·     Caderno do aluno – volume 2 – pare 1: Página 42 – Atividade 9 (A):  Think about a typical day you had last week and fill the chart.(Pense em um dia da semana passada e preencha o quadro em inglês sobre o que você fez nos períodos manhã, tarde e entardecer). Lembre-se de utilizar verbos no passado simples.
·     Atividades 9 (B, C): Página 43. Na atividade B, entreviste colegas pelo Whatsaap e complete a tabela com informações em inglês sobre o que fizeram na semana passada. Em seguida, na atividade C, preencha em inglês a tabela com as atividades que você possui em comum com os entrevistados e as atividades que são diferentes.

Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

Você pode encontrar os slides das aulas do CMSP no link:

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

 Realizar as atividades propostas até o dia 10/07/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com
Whatsapp (14) 99825-9751- para esclarecimento de dúvidas, de segunda à sexta-feira das 9 horas da manhã ás 17 horas.


Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo e série.

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

7ºA: r2u2hjp
7ºB: oj7czrv
7ºC: vjvs5gy


Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.


Caderno do Aluno 7º ano – VOLUME 2 – PARTE 1. O caderno do aluno também está disponível no link:

ACTIVITIES:

Assista o vídeo a seguir: Morning Routine song – https://www.youtube.com/watch?v=b_8G7yFJS5g

1-    Watch the video and number the actions in the right order. (Assista o vídeo e numere as ações na ordem correta).

a)    Change your clothes ______            
b)    Brush your hair ______         
c)    Wash your face ______          
d)    Eat your food ______
e)    Get out of bed     1           
f)     Go to school ______           
g)    Brush your teeth ______
       
2-    Abra o caderno do aluno – volume 2 na página 41. Leia o texto, grife todos os cognatos que encontrar.
3-    Na página 42 do caderno do aluno, preencha em inglês o quadro com suas informações pessoais sobre a sua “Daily Routine” (rotina diária).

Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.

Você pode encontrar os slides das aulas do CMSP no link:

Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DAS ATIVIDADES:

Realizar as atividades propostas até o dia 03/07/2020. Ao finalizar suas atividades, fotografe-as e envie para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com


Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

7ºA: r2u2hjp
7ºB: oj7czrv
7ºC: vjvs5gy


Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.


Caderno do Aluno 7º ano – VOLUME 2 – PARTE 1. O caderno do aluno também está disponível no link: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EF%20anos%20finais%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol%202/SPFE%207%20ano%20EF%20vol%202%20PARTE%201.pdf

ACTIVITIES:
·              Páginas 37 – Atividade 4 (A, B) – Leia o que aconteceu no passado na Nova Zelândia e no Brasil. Grife os cognatos que encontrar. Você reparou que há palavras nos dois textos que estão em negrito? Você sabia que essas palavras, na verdade são verbos no passado? Reparou também que esses verbos possuem algo em comum? Todos esses verbos terminam com –ED. Tratam-se de verbos regulares no passado (Simple past – Regular verbs). Veja no link abaixo o que são verbos regulares no passado: https://www.youtube.com/watch?v=PYdpnjCUyL8
·              Página 38 – Atividade 4 (C) – Oral Practice – Escolha três balões que foram apresentados e elabore frases em inglês sobre acontecimentos do passado no Brasil ou Nova Zelândia. Grave um áudio com as frases e envie para o Whatsaap da professora.
Caso tenha dúvidas para pronunciar as palavras, utilize o dicionário online bab.la. Clique no ícone do alto falante para ouvir a pronúncia.

Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.


Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

ATIVIDADES



ATENÇÃO!! Realizar as atividades propostas até o dia 26/06/2020 e encaminhar para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).

Essa aula também está disponível no Google Classroom. De preferência, envie suas atividades através deste app. O código das turmas são:

7ºA: r2u2hjp
7ºB: oj7czrv
7ºC: vjvs5gy


Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail ou o Google Classroom.

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.



ACTIVITIES:
· Caderno do aluno – página 33. Atividade 1 (A) Preencha o KWL Chart sobre mudanças climáticas. Na primeira coluna, (What I know) escreva o que você já sabe sobre mudanças climáticas. Na segunda coluna, (What I want to know) o que você quer aprender sobre mudanças climáticas. Não precisa responder a terceira coluna agora (What I have learned) o que eu aprendi. Essa coluna será preenchida no decorrer das aulas.
·               Páginas 34 e 35 – Atividade 2 – Relacione as palavras com as imagens apresentadas. Caso não saiba alguma palavra, procure-a em um dicionário. Você poderá utilizar o dicionário online bab.la.
·              Página 36 – Atividade 3 (A) – Observe as imagens. Circule as palavras que estão relacionadas as imagens.
·              Página 36 – Atividade 3 (B) – Complete as frases utilizando algumas palavras da atividade anterior.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06

ATIVIDADES

Obs: Realizar as atividades propostas até o dia 19/06/2020 e encaminhar para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo, série e a disciplina (English).


Somente envie as atividades por Whatsapp caso não consiga utilizar o e-mail!

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

ACTIVITY 1: Leia o texto. Não é necessário copiá-lo. Escreva no caderno as palavras cognatas que encontrar (cognatos são palavras em inglês parecidas com as palavras em português).

WHAT IS THE WATER CYCLE?

The water cycle is the continuous journey water takes from the sea, to the sky, to the land and back to the sea.
The movement of water around our planet is vital to life as it supports plants and animals. Powered by the Sun, the water cycle is happening all the time, though some parts of the cycle take hundreds of years (for example, some of the Earth's water is frozen in polar regions or lying in underground reservoirs and not part of the constant movement of water through evaporation, condensation and precipitation).

·         Water from the earth’s oceans is heated by the sun’s rays which causes it to change into a gas and rise into the air (this is called evaporation).
·         Once high up in the sky, the gas begins to cool and turns back into a liquid (condensation).
·         The water droplets form clouds which become heavy and fall from the sky in the form of rain, sleet, hail or snow; this is called precipitation.

Assista o vídeo a seguir: Water Cycle: https://www.youtube.com/watch?v=9pqh6tlEOhs (Você pode ativar a legenda para o português)

ACTIVITY 2: De acordo com o texto e o vídeo, responda em inglês:

1-    According to the text, what is the water cycle?
2-    What are precipitations?
3-    What are evaporation?
4-    What are clouds made of?
Obs: É necessário copiar as perguntas no caderno.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

ATIVIDADES

Obs: Realizar as atividades propostas até o dia 12/06/2020 e encaminhar para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com

Não esqueça de se identificar no e-mail. Escreva seu nome completo e série.

Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, foi encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

THE IMPORTANCE OF WATER ON EARTH
Assista o vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=c-3KCzxEgek (Importance of Water | Science For Kids).

Responda as questões em inglês, de acordo com o que entendeu no vídeo.

1-    Quais são os usos da água? Cite cinco exemplos que aparecem no vídeo.

2-    Do que as plantas e os animais precisam para sobreviver?

Responda em português:
3-    De acordo com o vídeo, quais ações o ser humano faz para que a água fique suja?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES
Obs: Realizar as atividades propostas até o dia 29/05/2020 e encaminhar para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com
No corpo do e-mail, escreva seu nome completo, série/turma e número da chamada.
Para melhor visualização das atividades e correção pela professora, baixar o app CamScanner ao invés de enviar fotos. Ao escanear a imagem, salve-a em PDF.
O vídeo explicativo de como utilizar o app, será encaminhado para o grupo da classe via Whatsapp.

Obs: Para os alunos que ainda não entregaram as atividades das semanas anteriores, entregar até o dia 29/05.

SEARCH  (PESQUISA)
Para esta semana, realizar a pesquisa abaixo sobre o habitat de um animal que deseja pesquisar. É necessário copiar no caderno as questões e as respostas devem ser em inglês.
Fantastic animals and where to find them
A HABIBTAT STUDY

1-    Where in the world would you find it? (Country, continent):

2-    What kind of habitat does it live in? (Eg marsh, forest):

3-    What are the features of that kind of habitat?:

4-    What would it eat there?:

5-    How would it survive in this habitat? (hunting, camouflage):

6-    Write your own description of this creature (use your imagination and include adjectives).

7-     Draw this animal.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05
ATIVIDADES
ENGLISH ACTIVITIES – 7º ANO
Obs: Realizar as atividades propostas até o dia 22/05/2020 e encaminhar para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com
No assunto do e-mail, registre: Ensino a distância.
No corpo do e-mail, escreva seu nome completo, série/turma e número da chamada.
AULA 1: Ligue as descrições aos animais. Grife todos os cogantos que encontrar.
AULA 2: Traduza as descrições.


































 






  


 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES
ENGLISH ACTIVITIES – 7º ANO
Obs: Realizar as atividades propostas até o dia 15/05/2020 e encaminhar para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com
No assunto do e-mail, registre: Ensino a distância.
No corpo do e-mail, escreva seu nome completo, série/turma e número da chamada.

AULA 1: Leia o texto a seguir. Registre no caderno todas as palavras cognatas que encontrar. Em seguida, responda as questões em Inglês.
AULA 2: Através do whatsapp ou outro aplicativo para comunicação/ socialização, entreviste um amigo (a) sobre as atividades, brincadeiras e outras formas de entretenimento que esteja fazendo em casa no períoda da quarentena. Escreva seu texto em Inglês. Leia novamente o texto “My friend John” para ter uma ideia de como priduzir seu texto.

My friend John
                   My friend John is a very  busy person.  When he isn’t doing his  homework or studying he is out having  quite a lot of activities.
                 On Mondays  he goes swimming after school.  He practices a lot  because he is in the school team. Then on Wednesdays  he goes to computer club.  On Thursdays he plays chess and then on Friday he meets his friends in the city centre.
                    At the weekends John always spends time with his family. He usually goes fishing with his dad  and helps his mum with the shopping.     
                                                                                                                                          
                             Answer the questions in English:
1.       Is John very busy?
2.       What team is he in?
3.       What does he do on Wednesdays?
4.       When does he meet his friends?
5.       What board game does John like playing?
6.       Who does John spend time with at the weekend?
7.       What does he help his mother do?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05

ATIVIDADES

ENGLISH ACTIVITIES – 7º ANO
Obs: Realizar as atividades propostas até o dia 11/05/2020 e encaminhar para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com
No assunto do e-mail, registre: Ensino a distância.
No corpo do e-mail, escreva seu nome completo, série/turma e número da chamada.

Escreva o texto a seguir em seu caderno. Grife os cognatos que encontrar (palavras em inglês semelhantes ao português). Em seguida, responda as questões.

SCIENCE
Science is the study of the world around us. Scientists learn about their subject by observing, describing, and experimenting. There are many subjects and branches of science. Some study outer space like astronomy. Other sciences study life (biology) or the earth (geology) or even matter and energy (physics). Below are some subjects that you may be interested in or studying in class:
Biology, Earth Science, Chemistry, Physics, Astronomy, Animals, Environment.
 The world around us is fascinating and learning about it can be fun and interesting.
     1-    O que é a Ciência?
     2-    Como os cientistas aprendem ciências?
     3-    Além da astronomia, o que mais os cientistas podem estudar?
     4-    Se você fosse um cientista, qual área gostaria de se especializar?
    5-    Circule no texto palavras que você ainda não conhece. Faça uma pesquisa no dicionário/tradutor online  e escreva a tradução.





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


ENGLISH ACTIVITIES – 7º ANO
Obs: Realizar as atividades propostas até o dia 30/05/2020 e encaminhar para o e-mail da prof. Karla: teacherkarlafb@hotmail.com
No assunto do e-mail, registre: Ensino a distância.
No corpo do e-mail, escreva seu nome completo, série/turma e número da chamada.

 Leia o texto, circule todas as palavras cognatas que encontrar.
WHAT IS AN ECOSYSTEM?
Ecosystems are the interactions of the biotic components (living things such as people, plants, animals and microorganisms) and abiotic components (non-living things such as soil, water and air) in a geographic area and the natural cycles that sustain those components. An ecosystem can be large, like the ocean, or small, like the holdfast of a kelp plant. There are many different fields of science that focus on different aspects of ecosystems.
 When scientists in multiple fields are able to share their data and perspectives, a larger view of an ecosystem is produced.

Agora, responda as questões de 1 a 4.

1- De acordo com a leitura do texto, explique o que é um ecossistema.
2- Quais os componentes do ecossistema?
3- Complete as frases:
a) “An ecosystem can be__________________________________________”
b) “Many diferente fields os science focus on ___________________________”
4- Answer in English: What happens when scientists are able to share their data and perspectives?

Para realizar as próximas atividades, acesse o site:

Responda os exercícios 1, 2 e 3.


ACTION VERBS
VERBS








HOW CAN WE PROTECT OURSELVES FROM CORONAVIRUS


Match the pictures to the sentences. Write the correct numbers in the circles. Write the missing words from the box below.



mask    hands     sick    home    Avoid    distance    touch







WERE DINOSAURS COLD-BLOODED OR WARM-BLOODED ANIMALS?


The scientific community still argues on issue whether dinosaurs were cold-blooded or warm-blooded animals and now the latest research coming from the Australian scientists at the University of Adelaide has added further stir to this debate.
Professor Roger Seymour from the University of Adelaide believes that the answer to this issue may lie in fossil dinosaur bones.
Professor Seymour's main idea was to make the parallel between the humans and the dinosaurs. Human thigh bones have tiny holes - called "nutrient foramen" - on the shaft that supply blood to living bone cells inside. The scientists discovered that the size of these holes is related to the maximum rate that a person can be active during aerobic exercise and based on this Professor Seymour evaluated the activity levels of dinosaurs.
Cold-blooded creatures are less active, kind of sluggish, while warm-blooded creatures show increased level of activity.
By making this analogy between the nutrient foramens Seymour discovered that dinosaurs were in fact even more active than the mammals and this is the result which certainly wasn't expected.
This latest research therefore gives more credential to the theory that dinosaurs were warm-blooded and highly active creatures and will certainly open the door for even more lively discussions on this topic.

CHOOSE THE BEST OPTION:

1)      Professor Seymour is from:
(     ) America
(     ) Russia
(     ) Australia

2)     The answer to debate lies in:
(     ) fossil bones
(     ) human bones
(     ) nutrient foramen

3)     Warm-blooded creatures are more:
(     ) passive
(     ) active
(     ) sluggish

4)     Professor finds more similarities between dinosaurs and:
(     ) humans
(     ) animals
(     ) nutrition

5)     Dinosaurs were more active than:
(     ) dolphins
(     ) humans
(     ) mammals



MATCH THE WORDS WITH THEIR SYNONYMS:

1)      argue
2)     discover
3)     sluggish
4)     certainly
5)     latest
6)     exercise
7)     highly
8)    research
9)     tiny

(     ) newest
(     ) very slow
(     ) studies
(     ) debate
(     ) extremely
(     ) very little
(     ) practice
(     ) surely
(     ) find out


MATCH THE WORDS WITH THEIR OPPOSITES:

1)      cold
2)     now
3)     latest
4)     answer
5)     tiny
6)     less
7)     increased
8)    open
9)     maximum

(     ) question
(     ) more
(     ) then
(     ) close
(     ) oldest
(     ) hot
(     ) minimum
(     ) huge
(     ) decreased



HOMEWORK
Write an informative paragraph about dinosaurs. You can add the info you know about it. Don’t add your opinion.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





Um comentário: