terça-feira, 8 de dezembro de 2020

GEOGRAFIA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

PRAZO DE ENTREGA

07/11 A 11/12

 

Nome:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 14/12

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SNUC)

 

 

ATIVIDADE 3 – PROBLEMATIZANDO: COMUNIDADES TRADICIONAIS E BIOMAS

 

 

O PAPEL DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS

 

De acordo com a lei federal, quando atividades ou empreendimentos forem realizados em áreas onde há comunidades tradicionais, o governo deve zelar para que sejam feitos estudos junto a esses povos, para avaliar quais serão os impactos da mudança. Considere o trecho abaixo:

 

Decreto nº 10.088, de 5 de novembro de 2019 (consolida a Convenção nº 169), Art. 7º(adaptado) Os povos tradicionais deverão ter o direito de escolher suas próprias prioridades no que diz respeito ao processo de desenvolvimento, na medida em que ele afete as suas vidas, crenças, instituições e bem-estar espiritual, bem como as terras que ocupam ou utilizam de alguma forma, e de controlar, na medida do possível, o seu próprio desenvolvimento econômico, social e cultural. Além disso, esses povos deverão participar da formulação, aplicação e avaliação dos planos e programas de desenvolvimento nacional e regional suscetíveis de afetá-los diretamente. Os governos deverão adotar   medidas em cooperação com os povos interessados para proteger e preservar o meio ambiente dos territórios que eles habitam.

 

 

Depois, assista à reportagem O quilombo será ouvido.

 

 

Link:  https://www.youtube.com/watch?v=Src4Gkam4EQ

 

A partir da reportagem e do trecho que você leu, responda às questões no caderno:

 

a) A comunidade quilombola citada fica na área do Maicá, no município de Santarém/PA. Qual é o bioma típico dessa região?

 

 

b) Qual empreendimento vem causando tensões e conflitos?

 

 

c) Por que os quilombolas da região são contra a realização desse empreendimento?

 

 

d) Quais são os possíveis impactos socioambientais da realização desse empreendimento?

 

e) O artigo 7º da Convenção nº169 foi respeitado na situação apresentada no vídeo? Explique a sua resposta.

 

 

 f) Qual é a importância da consulta prévia às comunidades tradicionais antes da realização de empreendimentos em áreas protegidas?

 

 

g) Quando a reportagem foi realizada, a Procuradoria da República tinha conseguido uma liminar impedindo a realização do empreendimento. Pesquise em materiais disponíveis na escola e/ou em sites:

• O que é e o que faz a Procuradoria da República?

• Qual é a situação de Maicá hoje? Afinal, o empreendimento foi construído?

 

 

 

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E BIOMAS

 

 

Leia as informações sistematizadas na tabela a seguir e responda às questões no caderno:

 

 

 



 

 

 

a) Qual bioma apresenta o maior número de unidades de proteção integral? E de uso sustentável?

 

 

b) Qual bioma apresenta maior área de proteção integral? E de uso sustentável?

 

 

c) No Brasil, há mais unidades de proteção integral ou de uso sustentável?

 

 

d) A partir dos dados da tabela, construa um gráfico sobre as Unidades de Conservação e os biomas brasileiros.

 

 

e) O Estado de São Paulo possui dois biomas principais. Escolha um deles e pesquise em materiais disponíveis e/ou em sites sobre como ocorre o seu manejo em Unidades de Conservação. Sistematize em seu caderno o que descobriu.

 

 

 

DISTRIBUIÇÃO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

 

 



 

 

 

 

a) O que são Unidades de Conservação?

 

 

b) Em qual região brasileira encontram-se as maiores áreas de Reservas Biológicas?

 

 

c) Qual bioma tem maior área de conservação?

 

 

d) Qual é o principal tipo de Unidade de Conservação do Estado de São Paulo?

 

 

 

 

 

·         APÓS RESPONDER, ENVIAR ATIVIDADE PARA O EMAIL:palomares@prof.educacao.sp.gov.br,

 

·         AS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS SEMANALMENTE NO BLOG DA ESCOLA!

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

30/11 A 04/12

 

Nome:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 07/12

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SNUC)

 

ATIVIDADE 2 – CONTEXTUALIZANDO: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

 

PROTEÇÃO INTEGRAL E USO SUSTENTÁVEL

 

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), existem dois tipos de Unidades de Conservação: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. Seguindo as indicações do(a) professor(a), pesquise em sites e/ou outros materiais disponíveis sobre as características de cada uma e anote no seu caderno o que há de diferente entre elas. Pesquise também sobre os conceitos de conservação e preservação, e considere: qual tipo de Unidade de Conservação está mais envolvido com a preservação da natureza? E com a conservação? Explique suas respostas.

 

 No Brasil há diferentes categorias de Unidades de Conservação. No Estado de São Paulo há várias delas. Se possível, acesse o site da Fundação Florestal. Nele você poderá ver a área e a localização das Unidades de Conservação presentes no Estado de São Paulo. Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Disponível em: e/ou por meio do QR Code ao lado (acesso em: 11 abr. 2020).

 

Algumas das categorias de Unidades de Conservação presentes no Estado de São Paulo foram listadas na tabela a seguir. A partir das informações apresentadas e de pesquisas adicionais feitas em sites e/ou outros materiais disponíveis, indique quais delas são Unidades de Proteção Integral e quais são Unidades de Uso Sustentável.

 




 

 

 

2.2 – COMPENSAÇÃO AMBIENTAL E CONCESSÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

 

 Leia os textos a seguir sobre dois mecanismos utilizados para garantir a manutenção de Unidades de Conservação. Grife as palavras que você não conhece e procure seus significados no dicionário. Depois, faça o que se pede:

 

 

Texto 1 – Compensação Ambiental

 

A compensação ambiental é um mecanismo financeiro que visa contrabalancear os impactos ambientais previstos ou já ocorridos na implantação de empreendimentos. É uma espécie de indenização pela degradação. Todo empreendimento tem potenciais impactos negativos sobre a natureza. Por vezes, empreendimentos levam à perda da biodiversidade de uma área ou à perda de áreas representativas dos patrimônios cultural, histórico e arqueológico. Nesses casos, o poder público determinou que a compensação das perdas se daria por intermédio da destinação de recursos para a manutenção ou criação de Unidades de Conservação.

 

 

Texto 2 – Concessão

 

Diferentemente da privatização, em que o concorrente adquire o bem, a concessão permite à iniciativa privada apenas o repasse temporário dos serviços de apoio a visitantes nas Unidades de Conservação (UCs), como cobrança de ingresso, estacionamento, cafés, bares, restaurantes, entre outros. Ou seja, o território e a gestão das UCs continuam sob o controle do governo. O objetivo da concessão de serviços é gerar mais recursos para investimentos nas unidades de conservação, como uma forma de proteger os recursos naturais e, ao mesmo tempo, proporcionar aos turistas uma melhor experiência durante a visita às unidades de conservação, em especial os parques nacionais.

 

 

A partir das indicações, pesquise em jornais, revistas e/ou sites sobre aspectos favoráveis e desfavoráveis da compensação ambiental e da concessão de Unidades de Conservação. Anote no caderno suas principais descobertas sobre as seguintes questões:

 

 

 

a) Como a compensação ambiental ajuda na manutenção de Unidades de Conservação? E as concessões para a iniciativa privada?

 

 

b) Qual seria o método mais efetivo para manutenção das Unidades de Conservação?

 

 

c) Nos próximos anos, o governo deveria realizar mais ou menos concessões de Unidades de Conservação? Por quê?

 

 

 

2.3 – INDÍGENAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS

 

Grande parte das áreas preservadas do Brasil são habitadas por populações indígenas e/ ou comunidades tradicionais, como caiçaras, ribeirinhos, quilombolas entre outros. Para elas, a conservação da natureza é condição da sua existência. Pesquise em revistas, jornais e/ou sites sobre a importância dessas populações para a manutenção de áreas protegidas. Converse com seus pais e amigos sobre o passo a passo da pesquisa e sobre como os resultados.

 

 

 

·         APÓS RESPONDER, ENVIAR ATIVIDADE PARA O EMAIL: palomares@prof.educacao.sp.gov.br,

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

23/11 A 27/11

Nome:                              n°                      Série:

 

è As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 30/11

è Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SNUC)

 

Nesta Situação de Aprendizagem, você verá como o Sistema Nacional de Unidades de Conservação busca conservar e preservar a biodiversidade no Brasil, e poderá aprender sobre a importância de grupos quilombolas e indígenas para a conservação e preservação da natureza.

 

 

O que é

      O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é o conjunto de diretrizes e procedimentos oficiais que possibilitam às esferas governamentais federais, estaduais e municipais e à iniciativa privada a criação, implantação e gestão de unidades de conservação (UC), sistematizando assim a preservação ambiental no Brasil. É composto por 12 categorias de UC, cujos objetivos específicos se diferenciam quanto à forma de proteção e usos permitidos: aquelas que precisam de maiores cuidados, pela sua fragilidade e particularidades, e aquelas que podem ser utilizadas de forma sustentável e conservadas ao mesmo tempo.

    O SNUC foi concebido de forma a potencializar o papel das UC, de modo que sejam planejadas e administradas de forma integrada com as demais UC, assegurando que amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas estejam adequadamente representadas no território nacional e nas águas jurisdicionais. Para isso, o SNUC é gerido pelas três esferas de governo (federal, estadual e municipal).

    Além disso, a visão estratégica que o SNUC oferece aos tomadores de decisão possibilita que as UC, além de conservar os ecossistemas e a biodiversidade, gerem renda, emprego, desenvolvimento e propiciem uma efetiva melhora na qualidade de vida das populações locais e do Brasil como um todo.

Pra que serve?

O SNUC serve para garantir a preservação da diversidade biológica, promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais e fazer a proteção das comunidades tradicionais, seus conhecimentos e cultura.

Quais são os objetivos?

·         Contribuir para a conservação das variedades de espécies biológicas e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais

·         Proteger as espécies ameaçadas de extinção;

·         Contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais;

·         Promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais;

·         Promover a utilização dos princípios e práticas de conservação da natureza no processo de desenvolvimento;

·         Proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notável beleza cênica;

·         Proteger as características relevantes de natureza geológica, morfológica, geomorfológica, espeleológica, arqueológica, paleontológica e cultural;

·         Recuperar ou restaurar ecossistemas degradados;

·         Proporcionar meio e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental;

·         Valorizar econômica e socialmente a diversidade biológica;

·         Favorecer condições e promover a educação e a interpretação ambiental e a recreação em contato com a natureza; e

·         Proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e sua cultura e promovendo-as social e economicamente.

 

 

ATIVIDADE 1 – VAMOS DIALOGAR?

 

 

Para iniciar os estudos sobre o tema, reflita e dialogue com os(as) colegas e família sobre as seguintes questões e responda em seu caderno:

 

1)      na sua opinião, qual seria uma boa maneira de conservar e preservar uma área?

 

2)      Você conhece ações de conservação e preservação no seu município ou região?

 

3)      O que você entende por Unidade de Conservação? Você conhece alguma? Qual?

 

4)      O que você pensa que faz o Sistema Nacional de Unidades de Conservação?

 

 

 

Após refletir sobre essas questões analíse o mapa a seguir e responda as próximas questões:

 

 

MAPA 1 – UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: USO SUSTENTÁVEL, 2018.

 



 

a) Que informações o Mapa 1 representa?

 

 

b) Em quais estados brasileiros há maior concentração de florestas nacionais?

 

 

c) A maior parte do Estado de São Paulo é composta por áreas antropizadas. O que isso significa?, e anote em seu caderno o significado com as suas palavras.

 

 

d) Considerando o que você já viu na Situação de Aprendizagem 1, o que seria um “uso sustentável” de uma unidade de conservação?

 

 

 

 

 

·         APÓS RESPONDER, ENVIAR ATIVIDADE PARA O EMAIL: palomares@prof.educacao.sp.gov.br,

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

09/11 A 13/11

 

As atividades propostas serão corrigidas e a devolutiva para os alunos será por email

palomares@prof.educacao.sp.gov.br

 

NOME:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 16/11

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – APROPRIAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES

 

 

AGENDA 2030

 

A Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com especialistas de diversos países, criou em 2015 a Agenda 2030, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável  nas dimensões ambiental, social e econômica. Trata-se de um guia de ações para governos, empresas, sociedade civil e muitos outros atores agirem de forma colaborativa, visando práticas mais sustentáveis. Para isso, foram criados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com metas a serem alcançadas até 2030. Considere os ODS 11 e 12 a seguir:

 

 

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Link:  https://nacoesunidas.org/pos2015/ods11/

 

 

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Link:  https://nacoesunidas.org/pos2015/ods12/

 

 

 

Depois de conhecer um pouco mais sobre os ODS 11 e 12, assista aos vídeos a seguir e responda às questões no seu caderno:

 

 

ODS e Consumo Consciente

Link:  https://www.youtube.com/watch?v=z6Y_gucyzsk

 

 

Negócios sustentáveis e ecoeficiência

Link:  https://www.youtube.com/watch?v=nhXrQefFL8

 

 

Cidades sustentáveis

Link:  https://www.youtube.com/watch?v=am2WOYu4iFc

 

 

 

a) Quais práticas de consumo podemos adotar para contribuir com o desenvolvimento sustentável?

 

b) Quais metas dos ODS estudados dizem respeito a práticas de consumo?

 

c) Quais são as ações que as empresas podem fazer para contribuir com o desenvolvimento sustentável?

 

d) Quais metas dos ODS estudados dizem respeito a práticas que envolvem empresas?

 

e) Quais são as ações que os governos podem tomar para contribuir com o desenvolvimento sustentável?

 

f) Quais metas dos ODS estudados dizem respeito a ações governamentais?

 

 

 

 

Agora é hora de pensar em ações de desenvolvimento sustentável para a sua cidade. Seguindo as indicações do professor  cumpra as seguintes etapas e registre a atividade em caderno:

 

 

1. Faça um levantamento sobre os problemas que existem na sua cidade. Podem ser problemas ambientais, sociais ou econômicos.

 

2. Escolha um dos problemas para propor uma solução.

 

3. Escolha também qual agente será o foco dessa ação: sociedade civil, empresas, governo ou alguma organização atuante na sua cidade.

 

4. Dialogue sobre qual ação esse agente poderia realizar para ajudar a resolver o problema escolhido pelo grupo.

 

 5. Considere as metas indicadas nos ODS 11 e 12 e verifiquem quais delas têm relação com a ação proposta.

 

6. Utilizando a criatividade e os conhecimentos que você adquiriu até agora, elabore uma campanha para promover a ação pensada. Lembre-se de que a campanha deve atingir o agente que pode colocar em prática a ação proposta. Portanto, considere qual é o melhor meio de divulgação a ser utilizado, seja ele digital ou analógico. Anote no caderno as principais ideias e conhecimentos adquiridos ao longo da atividade.

 

 

DIFERENTES FORMAS DE APROPRIAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS

 

Leia o texto abaixo, procure o significado das palavras que você não conhece e responda às questões propostas no caderno:

 

 

A questão sociocultural

 

Existem diversas culturas e povos que mantêm uma relação mais direta com o seu ambiente, sendo a disponibilidade de recursos naturais um dos principais fatores que define as características culturais e possibilita a sobrevivência destes povos. Entre eles estão os povos autóctones, como os indígenas, na América, África, Ásia e Oceania, as comunidades tradicionais, remanescentes de quilombos [...] e outras comunidades locais. As populações indígenas e tradicionais, como os seringueiros e outros grupos que vivem do extrativismo, desenvolveram formas de manejo que associam a conservação e a utilização sustentável da biodiversidade. Essas comunidades se distribuem em pequenos grupos, cuja área de atuação atinge cerca de 130 milhões de hectares. O conhecimento desenvolvido por essas populações a respeito dos recursos da biodiversidade é rico e extenso, porém, em geral, pouco valorizado, apesar de ser de grande importância para o uso sustentável dos recursos naturais. Essas comunidades também estão se organizando para ter seu direito de acesso à terra reconhecido, reafirmar seus valores e buscar uma inserção nos mercados locais, nacional e mundial de forma diferenciada. Para isso, buscam melhor remuneração pelos produtos da biodiversidade, para garantir sua permanência na floresta e afastar a exploração predatória.

 

 

a) Segundo o texto, os povos autóctones têm uma maneira diferente de se apropriar dos recursos naturais. Por que isso ocorre?

 

 

b) Considerando o que você já sabe sobre o assunto, você diria que as populações indígenas e tradicionais promovem práticas mais ou menos sustentáveis que as populações em grandes centros urbanos? Justifique sua resposta.

 

 

c) O texto indica que cada sociedade tende a se apropriar dos recursos naturais à sua maneira. Pesquise em livros didáticos e/ou na internet sobre como outras populações, diferentes da sua, fazem essa apropriação. Você pode pesquisar sobre as populações citadas no texto ou populações situadas em outros países.

 

 

 

 

 

 

 

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 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

Nome:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 09/11

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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – APROPRIAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES

 

 

ATIVIDADE 3 – PROBLEMATIZANDO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 

Leia o texto...

O desenvolvimento sustentável é um conceito elaborado para fazer referência ao meio ambiente e à conservação dos recursos naturais. Entende-se por desenvolvimento sustentável a capacidade de utilizar os recursos e os bens da natureza sem comprometer a disponibilidade desses elementos para as gerações futuras. Isso significa adotar um padrão de consumo e de aproveitamento das matérias-primas extraídas da natureza de modo a não afetar o futuro da humanidade, aliando desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental.

Sabemos que existem os recursos naturais não renováveis, ou seja, aqueles que não podem renovar-se naturalmente ou pela intervenção humana, tais como o petróleo e os minérios; e que também existem os recursos naturais renováveis. No entanto, é errôneo pensar que esses últimos sejam inesgotáveis, pois o seu uso indevido poderá extinguir a sua disponibilidade na natureza, com exceção dos ventos e da luz solar, que não são diretamente afetados pelas práticas de exploração econômica.

Dessa forma, é preciso adotar medidas para conservar esses recursos, não tão somente para que eles continuem disponíveis futuramente, mas também para diminuir ou eliminar os impactos ambientais gerados pela exploração predatória. Assim, o ambiente das florestas e demais áreas naturais, além dos cursos d'água, o solo e outros elementos necessitam de certo cuidado para continuarem disponíveis e não haver nenhum tipo de prejuízo para a sociedade e o meio ambiente.

A história do conceito de Desenvolvimento Sustentável

 

O conceito de desenvolvimento sustentável foi oficialmente declarado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, na cidade de Estocolmo, Suécia, e, por isso, também chamada de Conferência de Estocolmo. A importância da elaboração do conceito, nessa época, foi a de unir as noções de crescimento e desenvolvimento econômico com a preservação da natureza, questões que, até então, eram vistas de forma separada.

 

Em 1987, foi elaborado o Relatório “Nosso Futuro Comum”, mais conhecido como Relatório Brundtland, que formalizou o termo desenvolvimento sustentável e o tornou de conhecimento público mundial. Em 1992, durante a ECO-92, o conceito “satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” tornou-se o eixo principal da conferência, concentrando os esforços internacionais para o atendimento dessa premissa. Com esse objetivo, foi elaborada a Agenda 21, com vistas a diminuir os impactos gerados pelo aumento do consumo e do crescimento da economia pelo mundo.

 

 

 

DEFININDO E APLICANDO O CONCEITO

 

Em 1983, a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (também conhecida como Comissão Brundtland), a pedido da Organização das Nações Unidas (ONU), publicou o relatório “Nosso Futuro Comum”, que estabeleceu as bases do conceito de desenvolvimento sustentável. De acordo com o relatório:

 

 

O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades. [...] Muitos de nós vivemos além dos recursos ecológicos, por exemplo, em nossos padrões de consumo de energia. No mínimo, o desenvolvimento sustentável não deve pôr em risco os sistemas naturais que sustentam a vida na Terra: a atmosfera, as águas, os solos e os seres vivos.

 

 

 

Compare a definição de desenvolvimento sustentável que você anotou em seu caderno (atividade da semana passada) com a definição do relatório “Nosso Futuro Comum”. O que há de comum e de diferente entre elas? O relatório também estabelece um conjunto de indicadores que permitem acompanhar e avaliar o progresso realizado pelos países rumo ao desenvolvimento sustentável. Eles são organizados em quatro dimensões: ambiental, social, econômica e institucional. Procure identificar a qual dimensão as descrições abaixo se referem:

 

 

Diz respeito à orientação política, capacidade e esforço despendido por governos e pela sociedade na implementação das mudanças requeridas para uma efetiva implementação do desenvolvimento sustentável.

 

Está relacionada aos objetivos de preservação e conservação do meio ambiente, fundamentais para a qualidade de vida das gerações atuais e em benefício das gerações futuras. Reúne indicadores que expressam pressões sobre o ambiente e envolvem questões pertinentes à política ambiental, além de terem forte influência na saúde e na qualidade de vida da população.

 

Trata de questões relacionadas ao uso e esgotamento dos recursos naturais, da produção e do gerenciamento de resíduos, do uso de energia e do desempenho macroeconômico e financeiro do país. É a dimensão que se ocupa da eficiência dos processos produtivos e das alterações nas estruturas de consumo orientadas a uma reprodução econômica sustentável de longo prazo.

 

Corresponde, especialmente, aos objetivos ligados à satisfação das necessidades humanas, a melhoria da qualidade de vida e a justiça social. Os indicadores procuram retratar o nível educacional, a distribuição da renda, as questões ligadas à equidade e às condições de vida da população, apontando o sentido de sua evolução recente.

 

 

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre as dimensões que envolvem o desenvolvimento sustentável, analise a tabela e responda às questões:

 

Número de focos de queimada no Brasil por Bioma

Biomas

1999

2009

2019

Amazônia

62.858

81.682

89.178

Caatinga

6.032

16.693

14.960

Cerrado

43.850

35.899

63.874

Mata Atlantica

11.596

13.941

18.177

Pantanal

8.987

5.737

10.025

Pampa

1.281

1.152

1.420

 

 

a) Quais foram os dois biomas com maior número de focos de queimada em 2019?

 

b) No geral, os focos de queimada aumentaram ou diminuíram nos últimos 20 anos?

 

c) Quais são as possíveis consequências dessas queimadas para os biomas? E para as populações que vivem nesses lugares?

 

d) A questão dos focos de queimada está ligada principalmente a qual dimensão do desenvolvimento sustentável? Justifique a sua resposta

 

 

Agora, escolha um dos biomas brasileiros para aprofundarem seus estudos. Pesquisem em sites e/ou outros materiais disponíveis sobre suas características e sobre as populações que precisam dele para sobreviver. Depois, busque identificar de que maneira esses focos de queimada podem prejudicar as dimensões ambiental, social e econômica da região, dificultando a realização de um desenvolvimento sustentável. Faça as anotações no caderno ou nesta atividade.

 

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 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

Nome:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 02/11

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – APROPRIAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES

 

2.2 – SOCIEDADE DE CONSUMO E ECONOMIA CIRCULAR

 

Leia o texto abaixo. Grife e pesquise o significado das palavras desconhecidas. Depois, responda às questões a seguir.

 

O termo “sociedade de consumo” [...] refere-se à importância que o consumo tem ganhado na formação e fortalecimento das nossas identidades e na construção das relações sociais. Assim, o nível e o estilo de consumo se tornam a principal fonte de identidade cultural, de participação na vida coletiva, de aceitação em um grupo e de distinção com os demais. Podemos chamar de “consumismo” a expansão da cultura do “ter” em detrimento da cultura do “ser”. O consumo invade diversas esferas da vida social, econômica, cultural e política. Neste processo, os serviços públicos, as relações sociais, a natureza, o tempo e o próprio corpo humano se transformam em mercadorias. [...] O consumo passa a ser encarado, mais do que um direito ou um prazer, como um dever do cidadão. Seja como for, o consumismo, que emergiu na Europa Ocidental no século XVIII, vem se espalhando rapidamente para distintas regiões do planeta, assumindo formas diversas. O início do século XXI está sendo marcado por profundas inovações que afetam nossas experiências de consumo, como a globalização, o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, o comércio através da internet, a biotecnologia, o debate ambientalista etc. Ao mesmo tempo, novos tipos de protestos e reações ao consumismo emergem, exigindo uma nova postura do consumidor.

Texto adaptado. Fonte: CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/ IDEC, 2005. p. 15.)

 

a)       De acordo com o texto, como a sociedade de consumo pode ser definida? Como você está inserido(a) nela?

 

b) Qual é a diferença entre os termos consumo e consumismo?

 

c) Escolha uma das “esferas da vida” em destaque no texto (negrito) e explique como o consumo pode afetá-la.

 

d) De que maneira os avanços tecnológicos influenciam nossas experiências de consumo?

 

e) Pesquise em livros didáticos e/ou em sites sobre o que é consumo consciente e responsável, e anote as suas principais características.

 

 

Agora assista à reportagem Economia circular: você sabe o que é? e liste em tópicos no seu caderno as principais características da economia circular. Depois, pesquise em sites e/ou outros materiais disponíveis sobre o que é desenvolvimento sustentável e anote sua definição no caderno.

 

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AdX-cJAvvz8

 

 

Um dos efeitos que percebemos na globalização é a crescente padronização das nossas experiências de consumo. Alguns produtos são distribuídos e comercializados em quase todos os países. Até mesmo produtos alimentícios industrializados, como os vendidos por redes de fast food, são consumidos por pessoas em diferentes continentes.

Será que ainda há diferença nos hábitos alimentares ao redor do mundo? Dialogue sobre essa questão com as pessoas mais próximas a você. Depois, confira os dois trabalhos fotográficos a seguir e responda às questões no seu caderno.

 

Daily Bread – O fotógrafo Gregg Segal retratou a alimentação de crianças ao redor do mundo.

 

Fotografia 1: https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1612345389068486-daily-bread

 

 

 

Hungry Planet – Projeto do fotógrafo Peter Menzel sobre a alimentação de famílias em diversos países.

 

Fotografia 2:  https://www.megacurioso.com.br/fotografia/36494-artistaestuda-e-fotografa-consumo-de-comida-emfamilias-ao-redor-do-mundo.htm

 

 

 

f) Você consome algum dos alimentos apresentados nas fotografias de Gregg Segal e de Peter Menzel? Qual(is)?

 

 g) De acordo com as fotografias, você considera que as experiências de consumo de produtos alimentícios estão mais padronizadas? Explique sua resposta.

 

 

 

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 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

Nome:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 26/10

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – APROPRIAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES

 

Encaminhamos neste volume impresso três Situações de Aprendizagem, que visam colaborar com o desenvolvimento de competências, habilidades e unidades temáticas previstas no Currículo Paulista: s.A. 1 – Apropriação de recursos naturais e os impactos socioambientais decorrentes; s.A. 2 – sistema nacional de unidades de Conservação (snuC); e s.A. 3 – gestão territorial do Patrimônio Ambiental. As unidades temáticas “Mundo do trabalho” e “Natureza, ambientes e qualidade de vida” contemplam os objetos de conhecimento relacionados à produção, circulação e consumo de mercadorias, e à biodiversidade brasileira. É importante destacar que essas Situações de Aprendizagem apresentam alinhamento com os demais componentes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, outras áreas do conhecimento, temas contemporâneos transversais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

 

Nesta situação de aprendizagem, você terá a oportunidade de analisar como as sociedades se apropriam dos recursos naturais e quais são as consequências disso para o meio ambiente e para a vida das pessoas. Você verá também algumas propostas sustentáveis de como diminuir os impactos negativos dessa dinâmica, como as práticas de consumo consciente e responsável.

 

 

ATIVIDADE 1 – VAMOS DIALOGAR?

 

Impactos ambientais são alterações no ambiente causadas pelo desenvolvimento das atividades humanas no espaço geográfico¹. Nesse sentido, eles podem ser positivos, quando resultam em melhorias para o ambiente, ou negativos, quando essas alterações causam algum risco para o ser humano ou para os recursos naturais encontrados no espaço.

Apesar de possuir essas duas classificações, o termo impacto ambiental é mais utilizado em referência aos aspectos negativos das atividades humanas sobre a natureza. Isso ocorre em virtude do modelo de desenvolvimento da sociedade moderna, que se baseou na exploração intensiva dos recursos naturais do mundo, que são vistos como uma fonte inesgotável de matéria-prima e de energia para a produção dos mais diversos produtos.

Impactos ambientais

Entre os principais impactos ambientais negativos causados pelo desenvolvimento das atividades humanas, destacam-se:

·         Redução da biodiversidade de plantas e animais: Com o desenvolvimento das atividades humanas, principalmente após a Revolução Industrial, tornou-se cada vez mais comum a substituição da vegetação nativa por construções humanas. As vegetações dos mais diferentes biomas foram sendo substituídas por estradas, fazendas, indústrias e cidades, reduzindo, assim, o habitat de muitas espécies de animais e plantas. Com isso, muitas espécies já desapareceram ou correm risco de extinção caso sejam mantidas as formas atuais de apropriação da natureza.

 

·         Contaminação do ar, água, fauna e flora: As atividades humanas geram muitos resíduos, que se acumulam na natureza e causam a poluição e contaminação do ar, água, solo, fauna, flora e até mesmo do próprio homem.

 

·         Compactação, impermeabilização, redução da fertilidade e erosão do solo. As atividades agropecuárias, quando realizadas sem consciência ambiental, favorecem a compactação, a redução da fertilidade e a erosão do solo, que, a longo prazo, dificultam ou impossibilitam o desenvolvimento dessas atividades e causam danos, muitas vezes, irreversíveis para o solo. As massas asfálticas utilizadas nas cidades e estradas, por sua vez, impermeabilizam o solo, isto é, comprometem a infiltração da água, o que ocasiona alagamentos e dificuldades de abastecimento das águas subterrâneas.

 

·         Esgotamento dos mananciais: A maioria das atividades humanas necessita de uma grande quantidade de água, o que causa a exploração intensiva dos cursos d'água para abastecer indústrias, fazendas e cidades. Apesar de a água ser um recurso abundante no planeta Terra, a crescente demanda aliada à má utilização dos recursos hídricos já tem causado escassez de água ou crises de água (falta periódica de água) em locais que não sofriam com esse problema, como o Brasil, que, apesar de ter uma grande quantidade de canais fluviais, periodicamente tem tido problemas em relação à disponibilidade de água em seus mananciais.

 

·         Alterações climáticas: O desenvolvimento da sociedade capitalista tem causado grandes alterações no clima mundial. Acredita-se que ele tenha contribuído para a intensificação do efeito estufa e aquecimento global do mundo, uma vez que os gases emitidos pelas indústrias e automóveis contribuem para a conservação do calor na atmosfera, aumentando assim, o efeito estufa, e, consequentemente, a temperatura no planeta Terra.

 

·         Destruição da camada de ozônioOs gases lançados na atmosfera, principalmente os CFCs, contribuem para a destruição da camada de ozônio, já que, como o gás ozônio é muito instável, a acumulação dos gases na atmosfera favorece a degradação de suas moléculas, que se ligam às moléculas dos gases poluidores, formando outras substâncias.



 


A crescente produção e a destinação indevida de resíduos sólidos têm causado a poluição da água em todo o mundo

 

Atualmente, em virtude do comprometimento da vida no planeta, cresceu o debate, a nível internacional, sobre as questões ambientais mundias. É cada vez mais comum o estudo sobre os impactos ambientais para que haja conscientização da população e de governantes sobre a necessidade de se praticar um desenvolvimento sustentável, que promova o desenvolvimento econômico sem comprometer o meio ambiente e a oferta de recursos naturais para o futuro.

Com isso, diversas medidas (como o Protocolo de Kyoto e o Protocolo de Montreal) têm sido tomadas para reverter o quadro de degradação ambiental existente no mundo atual, aumentando, assim, a quantidade de impactos ambientais positivos. Essas medidas esbarram em interesses econômicos, principalmente de países desenvolvidos, que acreditam que esse desenvolvimento sustentável é inviável, pois essas medidas teriam um alto custo e limitariam a extração dos recursos naturais e de fontes de energia, diminuindo, assim, a produtividade e o desenvolvimento de suas economias.

 

 

Para iniciar seus estudos, vamos primeiramente retomar alguns conceitos. Considere a imagem a seguir1:

 



 

Este é o esquema tradicional da economia de materiais, que apresenta diferentes fases do ciclo de vida das mercadorias. A primeira delas já foi nomeada. Procure identificar e nomear as etapas restantes no caderno. Depois, responda:

 

1)       De quais dessas etapas vocês participam?

 

2)       Que transformações elas podem causar no espaço geográfico?

 

3)       Quais são os possíveis impactos de cada uma delas ao meio ambiente e às populações?

 

 

 

ATIVIDADE 2 – CONTEXTUALIZANDO: ECONOMIA DE MATERIAIS  E CONSUMO

 

Seguindo as orientações, assista ao vídeo A História das Coisas, que apresenta as etapas da economia de materiais, desde a extração até o descarte de mercadorias, abordando os impactos socioambientais causados por esse processo.

 

Link do video: https:/www.youtube.com/watch?v=9GorqroigqM&t=5s

Após assistir o video, responda em seu caderno:

 

a)Segundo o vídeo, o sistema linear da economia de materiais precisa ser repensado, pois vivemos em um planeta finito. Explique essa afirmação com as suas palavras.

 

b) Liste no seu caderno os impactos citados pelo vídeo em cada etapa do ciclo de vida da mercadoria (extração, produção, distribuição, consumo e descarte).

 

 c) Qual é a diferença entre obsolescência planejada e obsolescência percebida?

 

d) Como o consumo pode impactar a exploração de recursos naturais?

 

e) Segundo o vídeo, é possível transformarmos esse sistema linear? Explique sua resposta.

 

 

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

Nome:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 19/10

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – REDES DE TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO

 

ATIVIDADE 2 – CONTEXTUALIZANDO: TRANSPORTE DE MERCADORIAS

 

Como você deve ter verificado na atividade anterior, as pessoas utilizam diversos tipos de transporte. Há também muitos meios de transportar bens e mercadorias. Pesquise em sites e/ou outros materiais sobre os modais listados a seguir. Procure imagens e descrições das suas principais características, e registre nesta atividade ou em seu caderno as vantagens e desvantagens de cada um:

 

• Rodoviário; 

• Aquaviário fluvial;

• Dutoviário;

• Ferroviário; 

• Aquaviário marítimo;

• Aeroviário.

 

 

ATIVIDADE 3 – PROBLEMATIZANDO: REDES DE COMUNICAÇÃO

 

Você já viu que o processo de globalização envolve a intensificação de fluxos entre países. Esses fluxos podem ser materiais (pessoas, bens e mercadorias) ou imateriais (informações, dados e capital). Mas será que todas as pessoas têm acesso a esses fluxos? A partir da leitura dos mapas a seguir, preencha a tabela e responda às questões propostas no seu caderno:

 



 

Estados brasileiros

Maior porcentagem de domicílios

Menor porcentagem de domicílios

TV com sinal digital

São Paulo(SP)

Piauí(PI)

Telefonia móvel

 

 

Internet

 

 

Internet Banda Larga

 

 

 

 

1)       TV, telefonia e internet são tecnologias que permitem fluxos materiais ou imateriais? O que pode ser transportado para outros países através delas?

 

2)       Quais facilidades essas tecnologias podem trazer para as nossas vidas?

 

3)       Todas as pessoas têm acesso a essas tecnologias? Explique sua resposta.

 

4)       Segundo a Agenda 2030, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) envolve:  “9.c: Aumentar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação [...]”,

 

Converse com seus pais e proponha ações para que o Brasil se adeque ao objetivo 9c da Agenda 2030.  Sugerimos seguir o roteiro:

 

a)O que precisa ser feito?

b) Qual órgão ou instituição pode tomar essa medida?

c) Quais recursos serão necessários?

d) Quais serão as consequências dessa ação para a população brasileira?

 

 

 

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

 

Nome:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 05/10

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – REDES DE TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO

 

Leia o texto:

 

Os diferentes lugares do mundo estão cada vez mais conectados, e a circulação de pessoas, de informação e de mercadorias é cada vez mais intensa. Os meios de transporte e de comunicação possibilitam essa integração de lugares e pessoas.

 

Os meios de transporte...

 

Se pensarmos nos lugares distantes que visitamos ou frequentamos, vamos notar que, para chegar a eles, quase sempre usamos um meio de transporte.  O território brasileiro é muito extenso, o que torna os meios de transporte ainda mais importantes para os deslocamentos. Quanto maior o território, maior o desafio para pessoas e mercadorias circularem de um lugar para outro.

 

Os meios de transporte possibilitam ligar diferentes partes do território de um país, por mais distantes que estejam umas das outras. Para isso, são necessárias estruturas viárias, como rodovias, ferrovias e hidrovias.

 

O desenvolvimento dessas estruturas configura uma rede de transporte e possibilita o deslocamento de pessoas e de mercadorias em curtas, médias ou longa distâncias. A rede de transporte, portanto, contribui para integrar o território de um país.

 

Transporte Rodoviário

 

O transporte rodoviário, que inclui carros, ônibus, motos e caminhões, é o mais utilizado no Brasil.

 

 A malha rodoviária brasileira passou a se desenvolver a partir da década de 1930. Para ser eficiente, o transporte rodoviário necessita de ruas e estradas em boas condições de uso.

 

Transporte Ferroviário

 

O sistema ferroviário integra poucas áreas do território brasileiro. As primeiras ferrovias foram implantadas no país na década de 1850 para transportar produtos agrícolas e minerais aos portos para a exportação. Além de ser adequado às longas distâncias, o transporte ferroviário tem como vantagens a baixa emissão de poluentes e a grande capacidade de carga.

 

Transporte Aquaviário

 

O transporte aquaviário utiliza rios, lagos e oceanos para a locomoção de pessoas e mercadorias. No Brasil, sobretudo na Região Norte, a extensa área de rios navegáveis favorece o transporte pelas hidrovias, nas quais circulam embarcações.

Trasporte Aéreo

 

Os veículos de transporte aéreo mais utilizados no mundo são os aviões e os helicópteros. A vantagem desse tipo de transporte é percorrer longas distâncias em pouco tempo.

No Brasil, os aviões transportam muitas pessoas e cargas, mas essa opção não está disponível a todos. Na maioria dos municípios não há aeroportos e o custo das passagens pode ser alto.

 

Para aprimorar seu conhecimento, a seguir segue uma lista de vídeos relacionados aos sistemas de transporte.

 

https://www.youtube.com/watch?v=hOaW0MnSg4E

 

https://www.youtube.com/watch?v=nGG3rQeZhkY

 

https://www.youtube.com/watch?v=8qP_HkxgIDo

 

https://www.youtube.com/watch?v=6W_uZj_RosA

 

 

 

 

ATIVIDADE 1 – VAMOS DIALOGAR?

 

As redes são necessárias para que o país possa levar adiante sua economia, transportando pessoas, produzindo e escoando bens, levando energia para casas, indústrias etc. Para iniciar o estudo do tema, reflita sobre as questões a seguir:

 

·         Quais sistemas de transporte e comunicação você conhece?

·         Como as redes de transporte e comunicação se relacionam às mudanças no espaço geográfico?

·         Elas influenciam os processos produtivos?

 

 

Se possível,  assista à reportagem “Cabo que liga fortaleza a angola vai melhorar conexão da internet no Brasil”, do Jornal Hoje, 2018.

 

Disponível em:   https://globoplay.globo.com/v/6572510

 

 

Após assistir o vídeo, dialogue com a sua família e responda as seguintes questões.

 

1. Como os meios de transporte contribuem para integrar o território?

 

 

2. Em sua opinião, a redução do uso do transporte rodoviário seria importante para a preservação do meio ambiente? Por quê?

 

 

3. O Brasil deveria utilizar mais o sistema ferroviário e investir mais nessa rede de transporte? Por quê?

 

 

 4. Antes do uso de aviões, como era feito o deslocamento de pessoas em grandes distâncias?

 

 

5. Leia o texto abaixo e, com base nele, responda à questão.

 

“O transporte aquaviário é apontado como o meio de transporte mais barato e o que menos consome energia. Também é considerado o mais indicado para grandes volumes e grandes distâncias. O Brasil tem, em seu território, diversos rios caudalosos, propícios à navegação, entretanto, esse não é o meio mais utilizado no país para a movimentação interna de cargas...”

 

 Quais são as vantagens do transporte aquaviário? Explique.

 

 

6. Para onde você e sua família se deslocam durante a semana? Que meios de transporte utilizam?

 

7. Como as mercadorias que você consome são transportadas?

 

 

 

 

 

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

Nome:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 28/09

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

ATIVIDADE 4 – ORGANIZANDO IDEIAS E RETOMANDO CONCEITOS

 

 

Aspectos positivos e negativos da globalização

 

Uma das características da globalização é o fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos, saúde e, principalmente, a economia. Dessa forma, quando uma prática cultural chinesa é vivenciada nos Estados Unidos ou quando uma manifestação tradicional africana é revivida no Brasil, temos a evidência de como as sociedades integram suas culturas, influenciando-se mutuamente.

Existem muitos autores que apontam os problemas e os aspectos negativos da globalização, embora existam muitas polêmicas e discordâncias no cerne desse debate. De toda forma, considera-se que o principal entre os problemas da globalização é uma eventual desigualdade social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo.

Além disso, acusa-se a globalização de proporcionar uma desigual forma de comunicação entre os diferentes territórios, em que culturas, valores morais, princípios educacionais e outros são reproduzidos obedecendo a uma ideologia dominante. Nesse sentido, forma-se, segundo essas opiniões, uma hegemonia em que os principais centros de poder exercem um controle ou uma maior influência sobre as regiões economicamente menos favorecidas, obliterando, assim, suas matrizes tradicionais.

Entre os aspectos positivos da globalização, é comum citar os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, bem como a maior difusão de conhecimento. Assim, por exemplo, se a cura para uma doença grave é descoberta no Japão, ela é rapidamente difundida (a depender do contexto social e econômico) para as diferentes partes do planeta. Outros pontos considerados vantajosos da globalização é a maior difusão comercial e também de investimentos, entre diversos outros fatores.

É claro que o que pode ser considerado como vantagem ou desvantagem da globalização depende da abordagem realizada e também, de certa forma, da ideologia empregada em sua análise. Não é objetivo, portanto, deste texto entrar no mérito da discussão em dizer se esse processo é benéfico ou prejudicial para a sociedade e para o planeta.

 

Após a leitura do texto, produza um pequeno texto relatando o aprendeu sobre a globalização e sua opinião sobre o assunto.

Texto:

 

 

 

Ao longo da história do ser humano, o avanço científico e tecnológico transformou as sociedades e seu meio. Muito do que utilizamos no cotidiano advém de matérias primas que são obtidas a partir de processos prejudiciais ao meio ambiente. Considere a imagem abaixo e responda as questões:

 



 

 

1.       Identifique e descreva os principais elementos representados na Imagem 3: quais são as pessoas ou grupos sociais envolvidos? Que instrumento é utilizado? Que tipo de relação de trabalho pode ser inferida? Qual problema socioambiental é retratado?

 

2.       A pintura de Rugendas é representativa do mercantilismo ou da industrialização? Explique sua resposta.

 

 

3.  Qual era o provável destino do café cultivado nesse local?

 

4.  A Imagem 3 mostra uma cena ocorrida na Mata Atlântica, por volta de 1840. O desaparecimento dessa mata nativa foi revertido ao longo dos anos? Justifique sua resposta.

 

5.  Quais são as possíveis consequên cias do impacto socioambiental representado para as populações?

 

 

 

                Atualmente, apesar da existência de processos inovadores de extração, a obtenção de matérias primas ainda causa danos ao meio ambiente e às sociedades.

 

Pesquise em revistas, jornais e/ou sites sobre um problema socioambiental recente. Depois, registre em seu caderno ou aqui nesta atividade:

 

• Onde está ocorrendo esse problema socioambiental?

• Ele está relacionado à extração de matéria prima? Se sim, qual? Ela é necessária para a produção de qual/quais mercadoria(s)?

• Quais foram as consequências desse problema socioambiental para as populações locais?

 

 

A partir das informações que pesquisou e dialogou, elabore uma notícia sobre problemas socioambientais. O seu texto poderá ser utilizado na produção de um jornal (digital ou analógico) da turma.

 

 

 

 

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Nome:                              n°                      Série:

è As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 21/09
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – DO PERÍODO MERCANTILISTA AO MUNDO GLOBALIZADO: TRANSFORMAÇÕES NO TEMPO E ESPAÇO.

PROBLEMATIZANDO: O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

ESTUDO DE CASO: SMARTPHONES

Como você viu nas atividades anteriores, as inovações tecnológicas, desde o período das Grandes Navegações, levaram à intensificação dos fluxos materiais e imateriais entre os países. Esse movimento faz parte do processo de globalização, que tem impactos para a economia, o meio ambiente, a cultura, as sociedades e a política mundial.
Pesquise em livros didáticos, revistas e/ou sites sobre o processo de produção, comercialização, consumo e descarte de um smartphone, e responda no seu caderno às seguintes questões:

a)      Quais países e continentes estão envolvidos nesse processo?


b) Como são obtidas as matérias primas necessárias para a sua produção?


b)      Quais são as condições de trabalho nas indústrias fabricantes de smartphones?

c)       Onde estão e quais são as pessoas que consomem esse produto?


d)       Quais são as estratégias de publicidade utilizadas para instigar o consumo dessa mercadoria?

e)      Para onde vai o smartphone depois do seu descarte?


f)       Em média, qual é a vida útil desses aparelhos?


Feito isso, identifiquem nas suas anotações quais são os impactos socioambientais decorrentes do processo de produção, comercialização, consumo e descarte dos smartphones. Apresente suas informações neste espaço ou no caderno:


CONSEQUÊNCIAS DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

Agora que você teve a oportunidade de identificar algumas particularidades e contradições produzidas pelo processo de globalização, considere o texto e as imagens a seguir:




A partir das orientações passadas e com pesquisas na internet, responda as seguintes questões:

1) A  globalização está permitindo as mesmas oportunidades para todos, ou está privilegiando pequenos grupos? Por quê?

2) O que as imagens acima representam, quando pensamos na produção do espaço urbano? Como as pessoas que moram nesses lugares vivem a cidade? Será que quem habita lugares como o da Imagem 1 percebe o espaço urbano da mesma maneira de quem habita lugares como o da Imagem 2?

Explique sua resposta. Registrem o que foi dialogado no caderno e escolham um
representante para compartilhar as conclusões do grupo com a turma.



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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

Nome:                              n°                      Série:

è As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 14/09
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – DO PERÍODO MERCANTILISTA AO MUNDO GLOBALIZADO: TRANSFORMAÇÕES NO TEMPO E ESPAÇO.

ATIVIDADE 2 – CONTEXTUALIZANDO: MERCANTILISMO, CAPITALISMO E OS FLUXOS INTERNACIONAIS




O texto trata do mercantilismo, processo que envolveu a exploração de riquezas das colônias (como o Brasil) para as metrópoles (como Portugal), durante as Grandes Navegações. O mercantilismo foi fundamental para o desenvolvimento da indústria e do capitalismo na Europa. Agora que você já leu um pouco sobre o assunto, pesquise as principais características do Mercantilismo e do Capitalismo em livros didáticos e/ou sites. Durante o processo, faça um fichamento do que descobriu. O fichamento é um material que pode ser utilizado para estudar e retomar conceitos importantes. Para fazê-lo, sugerimos seguir as seguintes etapas:



Espaço para o fichamento:






No período das Grandes Navegações (séculos XV e XVI) as invenções proporcionaram a expansão marítima, e grandes navios passaram a percorrer longas distâncias, transportando diversas mercadorias. Já no século XIX, as inovações tecnológicas, como o navio a vapor, contribuíram com fluxos cada vez mais intensos de mercadorias, pessoas, informações e capital ao redor do mundo, enquanto a industrialização se consolidava na Inglaterra, França, Alemanha, Estados Unidos e Japão. Considere os mapas a seguir e responda no caderno às questões propostas:






1. Quais foram as principais mudanças nas rotas comerciais de navegação entre 1913 e 2012?

2. Quais eram os locais com maior conexão marítima em 1913? E em 2012?

3. A densidade das rotas de navegação em 2012 estava concentrada em qual hemisfério?

 4. De acordo com as informações apresentadas nos mapas, podemos afirmar que o mundo está mais conectado? Explique a sua resposta.

5. Pesquise em livros didáticos e/ou sites quais inovações tecnológicas contribuíram para a intensificação dos fluxos marítimos.




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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

Nome:                              n°                      Série:

è As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 24/08
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – DO PERÍODO MERCANTILISTA AO MUNDO GLOBALIZADO: TRANSFORMAÇÕES NO TEMPO E ESPAÇO.

Atividade 1

Você já parou para pensar na quantidade de produtos industrializados que você utiliza no dia a dia? Observe ao seu redor, nos materiais sobre as mesas dos(as) colegas, e anote no caderno os produtos mais comuns que você observou. Agora imagine se não existissem indústrias. Responda as seguintes questões:

Como seria a sua vida?


Quais dos produtos que você observou não existiriam mais?


Quais produtos você ainda utilizaria?




1. Considerando o texto acima, analise as diferentes invenções listadas abaixo. Pergunte sobre elas para seus familiares, e pesquise mais informações em livros, revistas e/ou sites.. Converse com os(as) colegas  ou familiares sobre como essas invenções facilitaram a vida das pessoas, e identifique quais delas foram pensadas antes e depois da criação das indústrias.

• Carroça;           • Bússola;            • Satélite;          • Máquina de escrever;
• Agricultura;          • Machado;           • Internet;         • Carro;            • Moinho;                • Imprensa;            • Telefone;            • Caravela.





2. Elabore um desenho ilustrando como a vida era antes e depois de algumas invenções. Escolha um tema para explorar, como meios de comunicação, transporte, entretenimento, conservação de alimentos etc.



3. No período da Expansão Marítima e Comercial europeia (séculos XV-XVI) ocorreram as Grandes Navegações. A bússola e a caravela, entre outras invenções e técnicas, contribuíram para o desenvolvimento da navegação oceânica e do comércio a longa distância. Para aprofundar seus estudos sobre o tema realize os seguintes passos:

 • Faça um levantamento sobre produtos e mercadorias comercializados pelos navegadores europeus naquela época.

• Pesquise em livros didáticos e na internet recursos disponíveis sobre a origem dessas mercadorias: de onde elas vinham? Como eram obtidas?

• Consultando seus instrumentos náuticos, mapas e com a ajuda de navegadores experientes da África oriental e da Índia, os navegantes europeus estabeleceram novas rotas de comércio com diferentes territórios. Depois, escolham uma das manchetes a seguir e construam uma notícia a partir dela:

“Nau portuguesa descobre nova rota e chega na Índia.”
“Navegantes encontram estranhos animais marinhos bípedes na América.” (pinguins)
“Nau espanhola naufraga nas águas do oceano Atlântico.”

Lembrem-se que a notícia é um tipo de texto curto e informativo, então procurem descrever com clareza e objetividade como vocês acham que foi esse momento.


Resposta:










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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

Nome:                              n°                      Série:

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 24/08
è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!


  ANÁLISE DE MAPAS, ROTEIRO DE ENTREVISTA E PRODUÇÃO DE PODCAST: ADENSAMENTO POPULACIONAL

Observe e compare os mapas relacionados com a evolução da população brasileira em cinco momentos distintos: 1872, 1920, 1950, 1980 e 2010. Para aprofundar os conhecimentos, pesquise em livros didáticos e em diferentes sites da internet os principais motivos relacionados à evolução e ao adensamento populacional. Posteriormente, preencha o quadro com as informações essenciais.







Período
Principais Motivos
1872

1920

1950

1980

2010

PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO

Leia o texto:
A expansão das ferrovias fez com que a própria estrutura ferroviária exigisse a implementação de várias atividades tipicamente urbanas. Muitas delas, inclusive criadas para atender sua própria demanda de manutenção: mão de obra para a construção civil e comércio de materiais necessários à construção das linhas de trem, como carvão, lubrificantes, maquinário, etc. Aliás, os setores diretamente empregados pelas empresas ferroviárias acabaram por configurar uma categoria de trabalhadores urbanos assalariados, que precisavam se alimentar, vestir e morar. Nesse sentido, as ferrovias foram responsáveis, direta e indiretamente, por estimular inúmeras atividades urbanas. Sem contar, as diversas indústrias implantadas nas suas proximidades, que dela se beneficiavam tanto para escoar suas respectivas produções como para receber equipamentos específicos voltados a atividade fabril, bem como os bairros operários que se formaram. Em razão disso, configurou-se um eixo fabril entre a Serra do Mar e a cidade de São Paulo. E o contingente populacional que a cidade recebe a partir do último quartel do século XIX faz com que localidades como Ipiranga, Cambuci, Mooca, Brás, Pari, Luz, Bom Retiro, Barra Funda, Água Branca e Lapa passem a sofrer um processo de ocupação mais sistemático, por conta da instalação de fábricas e habitações a seus empregados.
Fonte: Metrô – Gestão Ambiental. Disponível em: <http://www.metro.sp.gov.br/metro/licenciamento-ambiental/ pdf/linha_18_bronze/eia/volume-iii/Arquivo-20.pdf>

Agora..
Com base no texto, em seus conhecimentos e pesquisas adicionais em livros didáticos e/ ou sites da internet, elabore um texto sobre o surgimento das atividades industriais e qual é a relação com o processo de urbanização no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.
Resposta:



Para finalizar esta atividade, responda as seguintes perguntas:
1)       Quais motivos levaram a região Sudeste e Nordeste  se desenvolverem  anteriormente  em relação ao resto do país?

2)       Você sempre viveu na cidade de Marília? Você percebeu algumas coisas que mudaram na cidade durante sua vida? ( caso cresceu em outro lugar, comente onde e como foi )



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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
Nome:                              n°                      Série:


è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 17/08 (segunda feira).


CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 29

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: Brasil – Fluxos Econômicos e populacionais, conflitos, tensões e históricas e contemporâneas - Atividade 3

ANÁLISE DE TEXTOS E VÍDEO: CICLO DO CAFÉ NO ESTADO DE SÃO PAULO
Leia os textos indicados a seguir.

Texto 1
Embora a economia permanecesse agrária e escravista, subordinada ao setor de consumo externo, a partir da segunda metade do século começaram as atividades econômicas em regime capitalista. O café, cujas exportações superaram o algodão e o açúcar, manteve sua hegemonia apesar da mudança do trabalho escravo pelo assalariado. Em sua primeira etapa, enriqueceu os proprietários fluminenses, mineiros e paulistas. Foi também na Província de São Paulo que o café passou a ser produzido por trabalhadores livres e assalariados, nacionais e estrangeiros. No Extremo Norte iniciou-se o extrativismo da borracha, realizado principalmente por imigrantes nordestinos. As exportações de café destinadas principalmente ao setor de consumo norte-americano aumentaram a receita e diminuíram a dependência comercial em relação à Inglaterra. Um dos efeitos dessa nova situação foi o protecionismo alfandegário, adotado em 1844, que dificultava as importações estrangeiras. Esses dois elementos, articulados à abolição do tráfico negreiro, em 1850, e aos investimentos estrangeiros, produziram condições para que se ampliasse a rede bancária, as facilidades de crédito para a aplicação em serviços urbanos, ferrovias e nas primeiras indústrias. Nessa conjuntura situam-se as múltiplas iniciativas capitalistas do Barão e Visconde de Mauá, das quais e mais ambiciosa foi a tentativa de implantação do Estaleiro da Ponta da Areia, em Niterói. Nessas novas condições, o trabalho escravo tornou-se antieconômico pela sua pequena capacidade consumidora. Os setores capitalistas, constantemente reforçados, aumentaram a pressão abolicionista, que produziu a Lei Visconde do Rio Branco, a Saraiva-Cotegipe e, finalmente, a Lei Áurea, em 1888.
Fonte: Atlas das representações literárias de regiões brasileiras – Biblioteca do IBGE. Disponível em: http://www. dominiopublico.gov.br/download/texto/me001601.pdf

Texto 2
“Toda a ligação com o mundo se resume no cordão umbilical do correio – magro estafeta bifurcado em pontiagudas éguas pisadas, em eterno ir e vir com duas malas postais à garupa, murchas como figos secos. Até o ar é próprio; não vibram nele fonfons de auto, nem cornetas de bicicletas, nem campainhas de carroça, nem pregões de italianos, [...] Só os velhos sons coloniais – o sino, o chilreio das andorinhas na torre da igreja, o relincho dos carros de boi, [...]. Isso, nas cidades. No campo não é menor a desolação. Léguas a fio se sucedem de morraria áspera, onde reinam soberanos a saúva e seus aliados [...] Por ela passou o Café, como um Átila. Toda a seiva foi bebida e, sob forma de grão, ensacada e mandada para fora. [...] Transfiltrou-se para o Oeste, na avidez de novos assaltos à virgindade da terra nova; ou se transfez nos palacetes em ruína; ou reentrou na circulação europeia por mão de herdeiros dissipados [...] O major enlouquecia. Estava à mingua de recursos, endividado, a fazenda penhorada, os camaradas desandando, os credores batendo à porta. Já ia para três anos que o produto das safras não bastava para cobrir o custeio. Três déficits sucessivos devoraram-lhe as economias e estancaram as fontes. Mas o velho não desanimava. O cafezal estava um brinco, sem um pezinho de capim. [...] Aconselharam-lhe o plantio de cereais; o feijão andava caro, o milho dava bom lucro. Nada! O homem encolerizava-se e rugia: - Não! Só café! Só café! Há de subir, há de subir muito. Sempre foi assim. Só café. Só café [...]”

Texto 3
Por volta da década de 1870, a economia paulista experimentava um desenvolvimento com proporções nunca antes vistas. O café, em sua expansão para o oeste, transpôs Campinas e alcançou Ribeirão Preto e Jaú. O algodão se alastrou por extensões de terra de Sorocaba, Itu, Tatuí. A cana-de-açúcar, que tinha a primazia na economia até a primeira metade do século XIX, perdia espaço para o café, muito embora continuasse sendo um importante fator de exportação. E, simultaneamente, a capital paulista presenciava o assentamento das primeiras indústrias nas proximidades de sua região central. Nesse contexto de efervescência econômica, a estrutura dos meios de transportes se redefine: em 1867, a São Paulo Railway ligava Santos à Jundiaí; em 1872, a Companhia Paulista comunicava Jundiaí a Campinas; no mesmo ano, a Mogiana passou a ligar São Paulo ao nordeste paulista; um ano depois, a Companhia Ituana ligou por meio de trilhos Jundiaí e Itu; e a Sorocabana, em 1875, articulou a cidade de São Paulo à região de Sorocaba e ao antigo caminho para o Sul. O desenvolvimento da economia cafeeira não teria sido possível sem as estradas de ferro. As antigas tropas de mulas não podiam escoar uma grande produção espalhada por milhares de quilômetros. As distâncias com as estradas de ferro deixam de ser um obstáculo. Se a expansão da cafeicultura foi à mola propulsora para a criação das ferrovias paulistas, o desenvolvimento das estradas de ferro contribui para a expansão da economia cafeeira, do capital cafeeiro e, consequentemente, da formação da burguesia cafeeira. Desde o início, esses grandes plantadores de café não se limitaram a organizar e dirigir apenas plantações de café e exerciam diversas outras funções. Afastando-se das atividades ligadas à gestão direta das plantações, confiando-as a administradores, atuam como grandes comerciantes, casas de exportação, compradores da produção de outros proprietários, financiadores de novas plantações e modernização de seus equipamentos, e até mesmo a frente do aparelho de Estado.

Texto 4
Desde o início da colonização no século XVI, o Brasil já fazia parte do crescente fluxo de comércio mundial. O açúcar foi o primeiro produto agropecuário com forte exportação para a Europa. Na década que se insere entre 1821/1830, 84,6% das exportações brasileiras eram de produtos agropecuários: açúcar (32,2%), algodão (20,0%), café (18,6%), peles e couros (13,8%). No final do século XIX (1891/00), os produtos agropecuários também dominavam a pauta. O café passa a ter um grande peso na nossa pauta exportadora: café (63,8%), borracha (15,8%), açúcar (5,7%), algodão (2,5%), peles e couros (2,5%). Esses dados evidenciam que é histórica a inserção do Brasil no comércio mundial agropecuário.
Fonte: GovBR. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/artigos/brasil-no-comercio-mundial-agro pecuario
Texto 5 (vídeo)
Os imigrantes e o ciclo do café – O vídeo apresenta uma síntese sobre a participação dos imigrantes na expansão da lavoura do café.
Fonte: TV Senado (publicado em 31 de out. de 2018), disponível em:
https://www.youtube. com/watch?v=catx_sJGxwU

Com base nos seus conhecimentos, nas informações extraídas dos textos, vídeo e em pesquisas na internet responda às questões propostas.
a)       O enfraquecimento das lavouras tradicionais de cana-de-açúcar, algodão e tabaco na região Nordeste estimulou a expansão da cafeicultura na região Sudeste. Explique como se deu essa expansão e quais regiões do Estado de São Paulo participaram deste ciclo.
b)       Indique quais fatores físico-naturais contribuíram para o desenvolvimento da cultura do café no Estado de São Paulo.

c)       Aponte quais grupos sociais podem ser relacionados com o ciclo do café e comente os tipos de relações estabelecidas nas diferentes fases desse ciclo. 


d)       Com base na afirmação do Texto 2 “Toda a seiva foi bebida e, sob forma de grão, ensacada e mandada para fora”, explique como eram as relações comerciais nesse período.

e)       Quais evidências apresentadas nos textos estão relacionadas com a crise do ciclo do café?


f)        O texto 2 possui trechos da obra Cidades Mortas de Monteiro Lobato, publicada em 1919. O que esses trechos revelam sobre o Ciclo do Café?

g)       Explique o papel da ferrovia no desenvolvimento do ciclo do café, em especial no Estado de São Paulo.


h) Relacione o tripé Café, Ferrovias e Crescimento Populacional, e elabore um breve comentário com as suas percepções.

i) Comente qual o papel do café atualmente para a economia do Estado de São Paulo.




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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
Nome:                              n°                      Série:


è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 10/08 (segunda feira).


CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 26

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: Brasil – Fluxos Econômicos e populacionais, conflitos, tensões e históricas e contemporâneas - Atividade 3

LEITURA E ANÁLISE DE IMAGENS E TEXTOS: CONFLITOS E TENSÕES HISTÓRICAS NO BRASIL
Caso não consiga responder as questões por conta própria, faça uma pesquisa na internet para ajudar.
1-       O território brasileiro que conhecemos hoje sempre foi assim? Se não, como você imagina que era?
R:
2-        Como os conflitos e tensões do passado contribuíram para que o Brasil fosse assim hoje?
R:
3-       Que tipos de conflitos aconteceram nas diferentes regiões do Brasil? Cite alguns
R:
4-       Quais os motivos e as consequências desses conflitos?
R:
5-       No estado de São Paulo existiu algum conflito durante a história?
R:

Para realizar a atividade a seguir, será necessário aprofundar os estudos geográficos por meio de diferentes linguagens e contar com o apoio de outros componentes curriculares, como a Língua Portuguesa e História, ao longo do Ensino Fundamental. Nesta atividade, se possível, acesse o site oficial do IBGE por meio do link disponível em:  https://brasil500anos.ibge.gov.br , para consultar uma linha do tempo que apresenta um breve panorama sobre o processo de ocupação do território brasileiro, com ênfase nas contribuições prestadas por distintos grupos étnicos. Com base nas informações contidas nessa linha do tempo, nos seus conhecimentos e nas referências contidas nos livros didáticos disponíveis na escola, relacione as imagens com as informações fornecidas.

















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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
Nome:                              n°                      Série:


è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 29/07 (quarta feira) para fechamento do bimestre
è  Os alunos que não realizaram a primeira atividade devem entregar todas até quarta feira dia 29/07
è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas e faltas!

Leia o texto e responda



Com base no texto, responda:
1)       O Brasil é um país grande em relação aos outros países? Por que?


2)       Onde o Brasil se localiza no globo terrestre?


3)       A partir de quando o Brasil passou a ser colonizado? Por quem?


4)       Onde se localiza o estado em que você mora?


5)       Qual foi a atividade econômica que teve grande contribuição para o desenvolvimento das cidades na região Sudeste?


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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 19

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: Brasil – Fluxos Econômicos e populacionais, conflitos, tensões e históricas e contemporâneas - Atividade 1


A – VAMOS DIALOGAR?

No início do 7º ano, você teve a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos sobre a formação territorial, evolução da divisão e o processo de regionalização do Brasil. Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer no aprofundamento dos estudos acerca das diferentes fases do processo de ocupação e colonização, e compreender as relações e transformações no território brasileiro. Primeiramente, leia e analise as imagens e os textos a seguir.




Com base nos seus conhecimentos e nas informações extraídas das imagens e dos textos, pense sobre o processo de ocupação e formação do território brasileiro. Responda as seguintes questões:
 O que você sabe sobre as nações colonizadoras do Brasil?

Quais relações foram estabelecidas com os povos originários no território brasileiro?

O que foi o tripé monocultura, latifúndio e mão de obra escrava?

Como ocorreu o processo de interiorização do território brasileiro?

 Quais atividades e ciclos econômicos foram desenvolvidos nos séculos XVi, XVii, XViii e XiX?

Dentre os diversos conflitos e tensões, como a inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798), quais outros você conhece?

Como ocorreu a disputa pelo território brasileiro em relação à conquista de novas terras, em especial no Estado de são Paulo?

E hoje, quais atividades econômicas e fluxos populacionais caracterizam o território brasileiro?

Como lidar com as tensões e conflitos contemporâneos relacionados ao avanço das fronteiras agrícolas e a preservação da cultura dos povos originários e da natureza?



Lembre-se, este conteúdo é fundamental para aprofundar os conhecimentos sobre os conceitos de Território, Estado, nação, País, Povo, sociedade, Cidadania, entre outros. Pesquisas em livros didáticos e internet para responder as questões.



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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

ATIVIDADES


Atividades:

1) Pesquisar: A Região Norte do Brasil - características gerais.
Resposta:



2) Por quantos Estados é composta a Região Norte e quais os nomes desses Estados?
Resposta:                             


3) Qual é a área da Região Norte do Brasil e qual é a população dessa região?
 Resposta:



4) Qual o nome do rio principal da Região Norte?
 Resposta:                



5) Que clima predomina na Região Norte do Brasil e qual a vegetação que predomina nessa região?
Resposta:                          



 - Fonte de pesquisa:       - https://brasilescola.uol.com.br.                               - https://brainly.com.br.                  



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

ATIVIDADES

Tema: A Região Sudeste do Brasil

- Características Gerais da Região
- Clima
-Desenvolvimento


Atividades


1 – Pesquisar – Região Sudeste do Brasil.

2-Qual é a área da região sudeste do Brasil e quais os estados que fazem passa dessas regiões?

3-Quais são as carcterísticas da região sudeste?

4- Qual o Clima da região Sudeste?

5 – Como aconteceu a industrialização no sudeste?





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


1) Pesquisa: A organização e administrativa do Brasil.                      
2) O que é regionalizar? Resposta:  
3) Quais são as regiões brasileiras? Resposta:                          
4) Qual região é a mais desenvolvida do Brasil? Resposta:  
 5) Quais os Estados que compõem cada região brasileira? Resposta:      
Fonte de pesquisa: 
https://brasilescola-uol.com.br

ENVIAR AS ATIVIDADES PARA O E-MAIL:  isabelmmadureira03@gmail.com


ATIVIDADE 1

Pesquisa 1: A organização política e administrativa do Brasil. 
                 
Pesquisa 2: A regionalização do território brasileiro.       
                     
Site do IBGE na área "IBGE Teen". 
Site- www.infoescola.com –
Geografiia.                                            
Livros didáticos. 

ATIVIDADE 2

1) Qual é o nome das linhas que delimitam os territórios dos Estados-Nação? Resposta:                 2) Que nome recebe a zona ou faixa próxima ao limite e pela qual passa a linha de separação dos países? Resposta:                                            
3) O que mostra um mapa político do planisferio ou de um continente? Resposta:                            4) Qual o motivo de haver alteraçoes no espaço geográfico?  Resposta:                                              Fonte de pesquisa: https://biblioteca.ibgegov.br.            
 https://brasilescola.uol.com.br

Um comentário:

  1. ola professora qual é o seu zap poderia me passar pra mim mandar as fotos do qui eu ja fiz??!!

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