ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
PRAZO DE ENTREGA 07/11 A 11/12 Nome: n° Série:
è As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 14/12 è Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SNUC)
ATIVIDADE 3 – PROBLEMATIZANDO: COMUNIDADES TRADICIONAIS E BIOMAS
O PAPEL DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS
De acordo com a lei federal, quando atividades ou empreendimentos forem realizados em áreas onde há comunidades tradicionais, o governo deve zelar para que sejam feitos estudos junto a esses povos, para avaliar quais serão os impactos da mudança. Considere o trecho abaixo:
Decreto nº 10.088, de 5 de novembro de 2019 (consolida a Convenção nº 169), Art. 7º(adaptado) Os povos tradicionais deverão ter o direito de escolher suas próprias prioridades no que diz respeito ao processo de desenvolvimento, na medida em que ele afete as suas vidas, crenças, instituições e bem-estar espiritual, bem como as terras que ocupam ou utilizam de alguma forma, e de controlar, na medida do possível, o seu próprio desenvolvimento econômico, social e cultural. Além disso, esses povos deverão participar da formulação, aplicação e avaliação dos planos e programas de desenvolvimento nacional e regional suscetíveis de afetá-los diretamente. Os governos deverão adotar medidas em cooperação com os povos interessados para proteger e preservar o meio ambiente dos territórios que eles habitam.
Depois, assista à reportagem O quilombo será ouvido.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Src4Gkam4EQ A partir da reportagem e do trecho que você leu, responda às questões no caderno: a) A comunidade quilombola citada fica na área do Maicá, no município de Santarém/PA. Qual é o bioma típico dessa região? b) Qual empreendimento vem causando tensões e conflitos? c) Por que os quilombolas da região são contra a realização desse empreendimento? d) Quais são os possíveis impactos socioambientais da realização desse empreendimento? e) O artigo 7º da Convenção nº169 foi respeitado na situação apresentada no vídeo? Explique a sua resposta. f) Qual é a importância da consulta prévia às comunidades tradicionais antes da realização de empreendimentos em áreas protegidas?
g) Quando a reportagem foi realizada, a Procuradoria da República tinha conseguido uma liminar impedindo a realização do empreendimento. Pesquise em materiais disponíveis na escola e/ou em sites: • O que é e o que faz a Procuradoria da República? • Qual é a situação de Maicá hoje? Afinal, o empreendimento foi construído? UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E BIOMAS
Leia as informações sistematizadas na tabela a seguir e responda às questões no caderno:
a) Qual bioma apresenta o maior número de unidades de proteção integral? E de uso sustentável? b) Qual bioma apresenta maior área de proteção integral? E de uso sustentável? c) No Brasil, há mais unidades de proteção integral ou de uso sustentável? d) A partir dos dados da tabela, construa um gráfico sobre as Unidades de Conservação e os biomas brasileiros. e) O Estado de São Paulo possui dois biomas principais. Escolha um deles e pesquise em materiais disponíveis e/ou em sites sobre como ocorre o seu manejo em Unidades de Conservação. Sistematize em seu caderno o que descobriu.
DISTRIBUIÇÃO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
a) O que são Unidades de Conservação? b) Em qual região brasileira encontram-se as maiores áreas de Reservas Biológicas? c) Qual bioma tem maior área de conservação? d) Qual é o principal tipo de Unidade de Conservação do Estado de São Paulo?
· APÓS RESPONDER, ENVIAR ATIVIDADE PARA O EMAIL:palomares@prof.educacao.sp.gov.br, · AS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS SEMANALMENTE NO BLOG DA ESCOLA! |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
PRAZO
DE ENTREGA 30/11 A
04/12 Nome: n° Série:
è
As atividades devem ser realizadas e entregues
até dia 07/12 è
Os alunos que não enviarem as atividades
ficarão sem notas!
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – SISTEMA
NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SNUC)
ATIVIDADE 2 – CONTEXTUALIZANDO:
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
PROTEÇÃO INTEGRAL E USO SUSTENTÁVEL De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação
(SNUC), existem dois tipos de Unidades de Conservação: Unidades de Proteção
Integral e Unidades de Uso Sustentável. Seguindo as indicações do(a)
professor(a), pesquise em sites e/ou outros materiais disponíveis sobre as
características de cada uma e anote no seu caderno o que há de diferente
entre elas. Pesquise também sobre os conceitos de conservação e preservação, e
considere: qual tipo de Unidade de Conservação está mais envolvido com a
preservação da natureza? E com a conservação? Explique suas respostas. No Brasil há
diferentes categorias de Unidades de Conservação. No Estado de São Paulo há
várias delas. Se possível, acesse o site da Fundação Florestal. Nele você
poderá ver a área e a localização das Unidades de Conservação presentes no
Estado de São Paulo. Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do
Estado de São Paulo. Disponível em: e/ou por meio do QR Code ao lado (acesso
em: 11 abr. 2020). Algumas das categorias de Unidades de Conservação presentes
no Estado de São Paulo foram listadas na tabela a seguir. A partir das
informações apresentadas e de pesquisas adicionais feitas em sites e/ou
outros materiais disponíveis, indique quais delas são Unidades de Proteção
Integral e quais são Unidades de Uso Sustentável.
2.2 – COMPENSAÇÃO
AMBIENTAL E CONCESSÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Leia os textos a
seguir sobre dois mecanismos utilizados para garantir a manutenção de
Unidades de Conservação. Grife as palavras que você não conhece e procure
seus significados no dicionário. Depois, faça o que se pede: Texto
1 – Compensação Ambiental A compensação ambiental é um mecanismo financeiro que visa
contrabalancear os impactos ambientais previstos ou já ocorridos na
implantação de empreendimentos. É uma espécie de indenização pela degradação.
Todo empreendimento tem potenciais impactos negativos sobre a natureza. Por
vezes, empreendimentos levam à perda da biodiversidade de uma área ou à perda
de áreas representativas dos patrimônios cultural, histórico e arqueológico.
Nesses casos, o poder público determinou que a compensação das perdas se daria
por intermédio da destinação de recursos para a manutenção ou criação de
Unidades de Conservação.
Texto
2 – Concessão Diferentemente da privatização, em que o concorrente
adquire o bem, a concessão permite à iniciativa privada apenas o repasse temporário
dos serviços de apoio a visitantes nas Unidades de Conservação (UCs), como
cobrança de ingresso, estacionamento, cafés, bares, restaurantes, entre
outros. Ou seja, o território e a gestão das UCs continuam sob o controle do
governo. O objetivo da concessão de serviços é gerar mais recursos para
investimentos nas unidades de conservação, como uma forma de proteger os
recursos naturais e, ao mesmo tempo, proporcionar aos turistas uma melhor
experiência durante a visita às unidades de conservação, em especial os
parques nacionais.
A partir das indicações, pesquise em jornais, revistas e/ou
sites sobre aspectos favoráveis e desfavoráveis da compensação ambiental e da
concessão de Unidades de Conservação. Anote no caderno suas principais
descobertas sobre as seguintes questões:
a)
Como a compensação ambiental ajuda na manutenção de Unidades de Conservação?
E as concessões para a iniciativa privada? b)
Qual seria o método mais efetivo para manutenção das Unidades de Conservação?
c)
Nos próximos anos, o governo deveria realizar mais ou menos concessões de
Unidades de Conservação? Por quê?
2.3 – INDÍGENAS E COMUNIDADES
TRADICIONAIS
Grande
parte das áreas preservadas do Brasil são habitadas por populações indígenas
e/ ou comunidades tradicionais, como caiçaras, ribeirinhos, quilombolas entre
outros. Para elas, a conservação da natureza é condição da sua existência.
Pesquise em revistas, jornais e/ou sites sobre a importância dessas
populações para a manutenção de áreas protegidas. Converse com seus pais e
amigos sobre o passo a passo da pesquisa e sobre como os resultados.
·
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO
DE ENTREGA 23/11 A
27/11 Nome: n° Série:
è
As atividades devem ser realizadas e entregues
até dia 30/11 è
Os alunos que não enviarem as atividades
ficarão sem notas!
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – SISTEMA
NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (SNUC)
Nesta Situação de Aprendizagem, você verá como o Sistema
Nacional de Unidades de Conservação busca conservar e preservar a
biodiversidade no Brasil, e poderá aprender sobre a importância de grupos
quilombolas e indígenas para a conservação e preservação da natureza.
O que é O
Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é o conjunto de diretrizes
e procedimentos oficiais que possibilitam às esferas governamentais federais,
estaduais e municipais e à iniciativa privada a criação, implantação e gestão
de unidades de conservação (UC), sistematizando assim a preservação ambiental
no Brasil. É composto por 12 categorias de UC, cujos objetivos específicos se
diferenciam quanto à forma de proteção e usos permitidos: aquelas que
precisam de maiores cuidados, pela sua fragilidade e particularidades, e
aquelas que podem ser utilizadas de forma sustentável e conservadas ao mesmo
tempo. O
SNUC foi concebido de forma a potencializar o papel das UC, de modo que sejam
planejadas e administradas de forma integrada com as demais UC, assegurando
que amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes
populações, habitats e ecossistemas estejam adequadamente representadas no
território nacional e nas águas jurisdicionais. Para isso, o SNUC é gerido
pelas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). Além
disso, a visão estratégica que o SNUC oferece aos tomadores de decisão
possibilita que as UC, além de conservar os ecossistemas e a biodiversidade,
gerem renda, emprego, desenvolvimento e propiciem uma efetiva melhora na
qualidade de vida das populações locais e do Brasil como um todo. Pra que serve? O SNUC serve
para garantir a preservação da diversidade biológica, promover o
desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais e fazer a proteção
das comunidades tradicionais, seus conhecimentos e cultura. Quais são os
objetivos? ·
Contribuir para a conservação das variedades
de espécies biológicas e dos recursos genéticos no território nacional e nas
águas jurisdicionais ·
Proteger as espécies ameaçadas de extinção; ·
Contribuir para a preservação e a restauração
da diversidade de ecossistemas naturais; ·
Promover o desenvolvimento sustentável a
partir dos recursos naturais; ·
Promover a utilização dos princípios e
práticas de conservação da natureza no processo de desenvolvimento; ·
Proteger paisagens naturais e pouco alteradas
de notável beleza cênica; ·
Proteger as características relevantes de
natureza geológica, morfológica, geomorfológica, espeleológica, arqueológica,
paleontológica e cultural; ·
Recuperar ou restaurar ecossistemas
degradados; ·
Proporcionar meio e incentivos para atividades
de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental; ·
Valorizar econômica e socialmente a
diversidade biológica; ·
Favorecer condições e promover a educação e a
interpretação ambiental e a recreação em contato com a natureza; e ·
Proteger os recursos naturais necessários à
subsistência de populações tradicionais, respeitando e valorizando seu
conhecimento e sua cultura e promovendo-as social e economicamente.
ATIVIDADE
1 – VAMOS DIALOGAR? Para iniciar os estudos sobre o tema, reflita e dialogue
com os(as) colegas e família sobre as seguintes questões e responda em seu
caderno: 1) na
sua opinião, qual seria uma boa maneira de conservar e preservar uma área? 2) Você
conhece ações de conservação e preservação no seu município ou região? 3) O
que você entende por Unidade de Conservação? Você conhece alguma? Qual? 4) O
que você pensa que faz o Sistema Nacional de Unidades de Conservação? Após refletir sobre essas questões
analíse o mapa a seguir e responda as próximas questões: MAPA 1 – UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: USO SUSTENTÁVEL, 2018.
a) Que informações o Mapa 1 representa? b) Em quais estados brasileiros há maior concentração de
florestas nacionais? c) A maior parte do Estado de São Paulo é composta por
áreas antropizadas. O que isso significa?, e anote em seu caderno o
significado com as suas palavras. d) Considerando o que você já viu na Situação de
Aprendizagem 1, o que seria um “uso sustentável” de uma unidade de
conservação?
·
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO
DE ENTREGA 09/11 A
13/11
As atividades propostas serão
corrigidas e a devolutiva para os alunos será por email palomares@prof.educacao.sp.gov.br
NOME: n° Série:
è
As atividades devem ser realizadas e entregues
até dia 16/11 è
Os alunos que não enviarem as atividades
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – APROPRIAÇÃO
DE RECURSOS NATURAIS E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES
AGENDA 2030 A Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com
especialistas de diversos países, criou em 2015 a Agenda 2030, que tem como
objetivo promover o desenvolvimento sustentável nas dimensões ambiental, social e econômica.
Trata-se de um guia de ações para governos, empresas, sociedade civil e
muitos outros atores agirem de forma colaborativa, visando práticas mais
sustentáveis. Para isso, foram criados 17 Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS), com metas a serem alcançadas até 2030. Considere os ODS 11
e 12 a seguir:
Tornar as cidades e os assentamentos
humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis Link: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods11/ Assegurar padrões de produção e de
consumo sustentáveis. Link: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods12/ Depois de conhecer um pouco mais sobre os ODS 11 e 12,
assista aos vídeos a seguir e responda às questões no seu caderno:
ODS e Consumo Consciente Link: https://www.youtube.com/watch?v=z6Y_gucyzsk Negócios sustentáveis e ecoeficiência Link: https://www.youtube.com/watch?v=nhXrQefFL8 Cidades sustentáveis Link: https://www.youtube.com/watch?v=am2WOYu4iFc
a)
Quais práticas de consumo podemos adotar para contribuir com o desenvolvimento
sustentável? b)
Quais metas dos ODS estudados dizem respeito a práticas de consumo? c)
Quais são as ações que as empresas podem fazer para contribuir com o
desenvolvimento sustentável? d)
Quais metas dos ODS estudados dizem respeito a práticas que envolvem
empresas? e)
Quais são as ações que os governos podem tomar para contribuir com o
desenvolvimento sustentável? f)
Quais metas dos ODS estudados dizem respeito a ações governamentais? Agora é hora de pensar em ações de desenvolvimento
sustentável para a sua cidade. Seguindo as indicações do professor cumpra as seguintes etapas e registre a
atividade em caderno: 1.
Faça um levantamento sobre os problemas que existem na sua cidade. Podem ser
problemas ambientais, sociais ou econômicos. 2.
Escolha um dos problemas para propor uma solução. 3.
Escolha também qual agente será o foco dessa ação: sociedade civil, empresas,
governo ou alguma organização atuante na sua cidade. 4.
Dialogue sobre qual ação esse agente poderia realizar para ajudar a resolver
o problema escolhido pelo grupo. 5. Considere as metas indicadas nos ODS 11 e
12 e verifiquem quais delas têm relação com a ação proposta. 6.
Utilizando a criatividade e os conhecimentos que você adquiriu até agora,
elabore uma campanha para promover a ação pensada. Lembre-se de que a
campanha deve atingir o agente que pode colocar em prática a ação proposta.
Portanto, considere qual é o melhor meio de divulgação a ser utilizado, seja
ele digital ou analógico. Anote no caderno as principais ideias e
conhecimentos adquiridos ao longo da atividade.
DIFERENTES FORMAS DE APROPRIAÇÃO DOS
RECURSOS NATURAIS Leia o texto abaixo, procure o significado das palavras que
você não conhece e responda às questões propostas no caderno: A questão sociocultural Existem diversas culturas e povos que mantêm uma relação
mais direta com o seu ambiente, sendo a disponibilidade de recursos naturais
um dos principais fatores que define as características culturais e
possibilita a sobrevivência destes povos. Entre eles estão os povos
autóctones, como os indígenas, na América, África, Ásia e Oceania, as
comunidades tradicionais, remanescentes de quilombos [...] e outras
comunidades locais. As populações indígenas e tradicionais, como os
seringueiros e outros grupos que vivem do extrativismo, desenvolveram formas
de manejo que associam a conservação e a utilização sustentável da
biodiversidade. Essas comunidades se distribuem em pequenos grupos, cuja área
de atuação atinge cerca de 130 milhões de hectares. O conhecimento
desenvolvido por essas populações a respeito dos recursos da biodiversidade é
rico e extenso, porém, em geral, pouco valorizado, apesar de ser de grande
importância para o uso sustentável dos recursos naturais. Essas comunidades
também estão se organizando para ter seu direito de acesso à terra
reconhecido, reafirmar seus valores e buscar uma inserção nos mercados
locais, nacional e mundial de forma diferenciada. Para isso, buscam melhor
remuneração pelos produtos da biodiversidade, para garantir sua permanência
na floresta e afastar a exploração predatória.
a)
Segundo o texto, os povos autóctones têm uma maneira diferente de se
apropriar dos recursos naturais. Por que isso ocorre? b)
Considerando o que você já sabe sobre o assunto, você diria que as populações
indígenas e tradicionais promovem práticas mais ou menos sustentáveis que as
populações em grandes centros urbanos? Justifique sua resposta. c)
O texto indica que cada sociedade tende a se apropriar dos recursos naturais
à sua maneira. Pesquise em livros didáticos e/ou na internet sobre como
outras populações, diferentes da sua, fazem essa apropriação. Você pode
pesquisar sobre as populações citadas no texto ou populações situadas em
outros países.
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Nome: n° Série:
è
As atividades devem ser realizadas e entregues
até dia 09/11 è
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SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 1 – APROPRIAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS E OS IMPACTOS
SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES
ATIVIDADE
3 – PROBLEMATIZANDO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Leia o texto... O desenvolvimento sustentável é
um conceito elaborado para fazer referência ao meio ambiente e à conservação
dos recursos naturais. Entende-se por desenvolvimento sustentável a capacidade
de utilizar os recursos e os bens da natureza sem comprometer a
disponibilidade desses elementos para as gerações futuras. Isso significa
adotar um padrão de consumo e de aproveitamento das matérias-primas extraídas
da natureza de modo a não afetar o futuro da humanidade, aliando
desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental. Sabemos que existem os recursos
naturais não renováveis, ou seja, aqueles que não podem renovar-se
naturalmente ou pela intervenção humana, tais como o petróleo e os minérios;
e que também existem os recursos naturais renováveis. No entanto, é errôneo
pensar que esses últimos sejam inesgotáveis, pois o seu uso indevido poderá
extinguir a sua disponibilidade na natureza, com exceção dos ventos e da luz
solar, que não são diretamente afetados pelas práticas de exploração
econômica. Dessa forma, é preciso adotar
medidas para conservar esses recursos, não tão somente para que eles
continuem disponíveis futuramente, mas também para diminuir ou eliminar os
impactos ambientais gerados pela exploração predatória. Assim, o ambiente das
florestas e demais áreas naturais, além dos cursos d'água, o solo e outros
elementos necessitam de certo cuidado para continuarem disponíveis e não
haver nenhum tipo de prejuízo para a sociedade e o meio ambiente. A história do conceito de Desenvolvimento
Sustentável
O conceito de desenvolvimento sustentável foi oficialmente
declarado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano,
realizada em 1972, na cidade de Estocolmo, Suécia, e, por isso, também
chamada de Conferência
de Estocolmo. A importância da elaboração do conceito, nessa época, foi a de
unir as noções de crescimento e desenvolvimento econômico com a preservação
da natureza, questões que, até então, eram vistas de forma separada.
Em 1987, foi elaborado o Relatório “Nosso Futuro Comum”, mais
conhecido como Relatório Brundtland, que formalizou o termo desenvolvimento
sustentável e o tornou de conhecimento público mundial. Em 1992, durante
a ECO-92,
o conceito “satisfazer
as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras
de suprir suas próprias necessidades” tornou-se o eixo principal
da conferência, concentrando os esforços internacionais para o atendimento
dessa premissa. Com esse objetivo, foi elaborada a Agenda
21, com vistas a diminuir os impactos gerados pelo aumento do
consumo e do crescimento da economia pelo mundo. DEFININDO E
APLICANDO O CONCEITO Em 1983, a
Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (também conhecida
como Comissão Brundtland), a pedido da Organização das Nações Unidas (ONU),
publicou o relatório “Nosso Futuro Comum”, que estabeleceu as bases do
conceito de desenvolvimento sustentável. De acordo com o relatório: O desenvolvimento sustentável é
o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a
habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades. [...]
Muitos de nós vivemos além dos recursos ecológicos, por exemplo, em nossos
padrões de consumo de energia. No mínimo, o desenvolvimento sustentável não deve
pôr em risco os sistemas naturais que sustentam a vida na Terra: a atmosfera,
as águas, os solos e os seres vivos. Compare a
definição de desenvolvimento sustentável que você anotou em seu caderno
(atividade da semana passada) com a definição do relatório “Nosso Futuro
Comum”. O que há de comum e de diferente entre elas? O relatório também
estabelece um conjunto de indicadores que permitem acompanhar e avaliar o
progresso realizado pelos países rumo ao desenvolvimento sustentável. Eles
são organizados em quatro dimensões: ambiental, social, econômica e
institucional. Procure identificar a qual dimensão as descrições abaixo se
referem:
Agora que você conhece um pouco mais
sobre as dimensões que envolvem o desenvolvimento sustentável, analise a
tabela e responda às questões:
a) Quais foram os dois biomas com maior
número de focos de queimada em 2019? b) No geral, os focos de queimada
aumentaram ou diminuíram nos últimos 20 anos? c) Quais são as possíveis consequências
dessas queimadas para os biomas? E para as populações que vivem nesses
lugares? d) A questão dos focos de queimada está
ligada principalmente a qual dimensão do desenvolvimento sustentável?
Justifique a sua resposta Agora, escolha
um dos biomas brasileiros para aprofundarem seus estudos. Pesquisem em sites
e/ou outros materiais disponíveis sobre suas características e sobre as
populações que precisam dele para sobreviver. Depois, busque identificar de
que maneira esses focos de queimada podem prejudicar as dimensões ambiental,
social e econômica da região, dificultando a realização de um desenvolvimento
sustentável. Faça as anotações no caderno ou nesta atividade. ·
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
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SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 1 – APROPRIAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS E OS IMPACTOS
SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES
2.2 – SOCIEDADE DE CONSUMO E
ECONOMIA CIRCULAR Leia o texto abaixo. Grife e pesquise o significado das palavras
desconhecidas. Depois, responda às questões a seguir. O termo “sociedade de consumo” [...] refere-se à importância que o
consumo tem ganhado na formação e fortalecimento das nossas identidades e na
construção das relações sociais. Assim, o nível e o estilo de consumo se
tornam a principal fonte de identidade cultural, de participação na vida
coletiva, de aceitação em um grupo e de distinção com os demais. Podemos
chamar de “consumismo” a expansão da cultura do “ter” em detrimento da
cultura do “ser”. O consumo invade diversas esferas da vida social,
econômica, cultural e política. Neste processo, os serviços públicos, as
relações sociais, a natureza, o tempo e o próprio corpo humano se transformam
em mercadorias. [...] O consumo passa a ser encarado, mais do que um direito
ou um prazer, como um dever do cidadão. Seja como for, o consumismo, que
emergiu na Europa Ocidental no século XVIII, vem se espalhando rapidamente
para distintas regiões do planeta, assumindo formas diversas. O início do
século XXI está sendo marcado por profundas inovações que afetam nossas
experiências de consumo, como a globalização, o desenvolvimento de novas
tecnologias de comunicação, o comércio através da internet, a biotecnologia,
o debate ambientalista etc. Ao mesmo tempo, novos tipos de protestos e
reações ao consumismo emergem, exigindo uma nova postura do consumidor. Texto adaptado. Fonte: CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação.
Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/ IDEC, 2005. p. 15.) a)
De acordo com o texto, como a sociedade de consumo
pode ser definida? Como você está inserido(a) nela? b) Qual é a diferença entre os termos consumo e consumismo? c) Escolha uma das “esferas da vida” em destaque no texto (negrito) e
explique como o consumo pode afetá-la. d) De que maneira os avanços tecnológicos influenciam nossas
experiências de consumo? e) Pesquise em livros didáticos e/ou em sites sobre o que é consumo
consciente e responsável, e anote as suas principais características. Agora assista à reportagem Economia circular: você sabe o que é? e liste em tópicos no seu caderno as
principais características da economia circular. Depois, pesquise em sites
e/ou outros materiais disponíveis sobre o que é desenvolvimento sustentável e
anote sua definição no caderno. Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AdX-cJAvvz8 Um dos efeitos que percebemos na globalização é a crescente
padronização das nossas experiências de consumo. Alguns produtos são
distribuídos e comercializados em quase todos os países. Até mesmo produtos
alimentícios industrializados, como os vendidos por redes de fast food, são
consumidos por pessoas em diferentes continentes. Será que ainda há diferença nos hábitos alimentares ao redor do
mundo? Dialogue sobre essa questão com as pessoas mais próximas a você.
Depois, confira os dois trabalhos fotográficos a seguir e responda às
questões no seu caderno. Daily Bread – O fotógrafo Gregg Segal retratou a alimentação de
crianças ao redor do mundo. Fotografia 1: https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1612345389068486-daily-bread Hungry Planet – Projeto do fotógrafo Peter Menzel sobre a alimentação
de famílias em diversos países. Fotografia 2: https://www.megacurioso.com.br/fotografia/36494-artistaestuda-e-fotografa-consumo-de-comida-emfamilias-ao-redor-do-mundo.htm f) Você consome algum dos alimentos apresentados nas fotografias de
Gregg Segal e de Peter Menzel? Qual(is)? g) De acordo com as
fotografias, você considera que as experiências de consumo de produtos
alimentícios estão mais padronizadas? Explique sua resposta. ·
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
Nome: n° Série:
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – APROPRIAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS E OS
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES
Encaminhamos neste volume
impresso três Situações de Aprendizagem, que visam colaborar com o
desenvolvimento de competências, habilidades e unidades temáticas previstas
no Currículo Paulista: s.A. 1 – Apropriação de recursos naturais e os
impactos socioambientais decorrentes; s.A. 2 – sistema nacional de unidades
de Conservação (snuC); e s.A. 3 – gestão territorial do Patrimônio Ambiental.
As unidades temáticas “Mundo do trabalho” e “Natureza, ambientes e qualidade
de vida” contemplam os objetos de conhecimento relacionados à produção,
circulação e consumo de mercadorias, e à biodiversidade brasileira. É
importante destacar que essas Situações de Aprendizagem apresentam
alinhamento com os demais componentes da área de Ciências Humanas e Sociais
Aplicadas, outras áreas do conhecimento, temas contemporâneos transversais e
os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Nesta situação
de aprendizagem, você terá a oportunidade de analisar como as sociedades se
apropriam dos recursos naturais e quais são as consequências disso para o
meio ambiente e para a vida das pessoas. Você verá também algumas propostas
sustentáveis de como diminuir os impactos negativos dessa dinâmica, como as
práticas de consumo consciente e responsável. ATIVIDADE 1 – VAMOS DIALOGAR?
Impactos ambientais são alterações no ambiente causadas pelo desenvolvimento
das atividades humanas no espaço geográfico¹. Nesse sentido, eles
podem ser positivos, quando resultam em melhorias para o ambiente, ou
negativos, quando essas alterações causam algum risco para o ser humano ou
para os recursos naturais encontrados no espaço. Apesar de possuir essas duas classificações, o
termo impacto ambiental é mais utilizado em referência aos aspectos negativos
das atividades humanas sobre a natureza. Isso ocorre em virtude do modelo de
desenvolvimento da sociedade moderna, que se baseou na exploração intensiva
dos recursos naturais do mundo, que são vistos como uma fonte inesgotável de
matéria-prima e de energia para a produção dos mais diversos produtos. Impactos ambientais
Entre os principais impactos ambientais
negativos causados pelo desenvolvimento das atividades humanas, destacam-se: ·
Redução da biodiversidade de plantas e animais: Com o desenvolvimento das atividades humanas, principalmente
após a Revolução Industrial, tornou-se cada vez mais comum a substituição da
vegetação nativa por construções humanas. As vegetações dos mais diferentes
biomas foram sendo substituídas por estradas, fazendas, indústrias e cidades,
reduzindo, assim, o habitat de muitas espécies de animais e plantas. Com
isso, muitas espécies já desapareceram ou correm risco de extinção caso sejam
mantidas as formas atuais de apropriação da natureza.
·
Contaminação do ar, água, fauna e flora: As atividades humanas geram muitos resíduos, que se
acumulam na natureza e causam a poluição e contaminação do ar, água, solo,
fauna, flora e até mesmo do próprio homem.
·
Compactação, impermeabilização, redução da fertilidade e erosão
do solo. As atividades agropecuárias, quando realizadas
sem consciência ambiental, favorecem a compactação, a redução da fertilidade
e a erosão do solo, que, a longo prazo, dificultam ou impossibilitam o
desenvolvimento dessas atividades e causam danos, muitas vezes, irreversíveis
para o solo. As massas asfálticas utilizadas nas cidades e estradas, por sua
vez, impermeabilizam o solo, isto é, comprometem a infiltração da água, o que
ocasiona alagamentos e dificuldades de abastecimento das águas subterrâneas.
·
Esgotamento dos mananciais: A maioria das atividades humanas necessita de uma grande
quantidade de água, o que causa a exploração intensiva dos cursos d'água para
abastecer indústrias, fazendas e cidades. Apesar de a água ser um recurso
abundante no planeta Terra, a crescente demanda aliada à má utilização dos
recursos hídricos já tem causado escassez de água ou crises de água (falta
periódica de água) em locais que não sofriam com esse problema, como o
Brasil, que, apesar de ter uma grande quantidade de canais fluviais,
periodicamente tem tido problemas em relação à disponibilidade de água em
seus mananciais. ·
Alterações climáticas: O desenvolvimento da sociedade capitalista tem causado
grandes alterações no clima mundial. Acredita-se que ele tenha contribuído
para a intensificação do efeito estufa e aquecimento global do mundo, uma vez
que os gases emitidos pelas indústrias e automóveis contribuem para a
conservação do calor na atmosfera, aumentando assim, o efeito estufa, e,
consequentemente, a temperatura no planeta Terra.
·
Destruição
da camada de ozônio: Os gases
lançados na atmosfera, principalmente os CFCs, contribuem para a destruição
da camada de ozônio, já que, como o gás ozônio é muito instável, a acumulação
dos gases na atmosfera favorece a degradação de suas moléculas, que se ligam
às moléculas dos gases poluidores, formando outras substâncias.
Atualmente, em virtude do comprometimento da
vida no planeta, cresceu o debate, a nível internacional, sobre as questões
ambientais mundias. É cada vez mais comum o estudo sobre os impactos
ambientais para que haja conscientização da população e de governantes sobre
a necessidade de se praticar um desenvolvimento
sustentável, que promova o desenvolvimento econômico sem
comprometer o meio ambiente e a oferta de recursos naturais para o futuro. Com isso, diversas medidas (como o Protocolo
de Kyoto e o Protocolo de Montreal) têm sido
tomadas para reverter o quadro de degradação ambiental existente no mundo
atual, aumentando, assim, a quantidade de impactos ambientais positivos.
Essas medidas esbarram em interesses econômicos, principalmente de países
desenvolvidos, que acreditam que esse desenvolvimento sustentável é inviável,
pois essas medidas teriam um alto custo e limitariam a extração dos recursos
naturais e de fontes de energia, diminuindo, assim, a produtividade e o
desenvolvimento de suas economias. Para iniciar seus estudos,
vamos primeiramente retomar alguns conceitos. Considere a imagem a seguir1: Este é o esquema tradicional da economia de materiais, que apresenta
diferentes fases do ciclo de vida das mercadorias. A primeira delas já foi
nomeada. Procure identificar e nomear as etapas restantes no caderno. Depois,
responda: 1)
De quais dessas etapas vocês participam? 2)
Que transformações elas podem causar no espaço
geográfico? 3)
Quais são os possíveis impactos de cada uma delas ao
meio ambiente e às populações? ATIVIDADE 2 – CONTEXTUALIZANDO: ECONOMIA
DE MATERIAIS E CONSUMO Seguindo as orientações, assista ao vídeo A História das Coisas, que
apresenta as etapas da economia de materiais, desde a extração até o descarte
de mercadorias, abordando os impactos socioambientais causados por esse
processo. Link do video: https:/www.youtube.com/watch?v=9GorqroigqM&t=5s Após assistir o video, responda em seu caderno: a)Segundo o vídeo, o sistema linear da economia de materiais precisa
ser repensado, pois vivemos em um planeta finito. Explique essa afirmação com
as suas palavras. b) Liste no seu caderno os impactos citados pelo vídeo em cada etapa
do ciclo de vida da mercadoria (extração, produção, distribuição, consumo e
descarte). c) Qual é a diferença entre
obsolescência planejada e obsolescência percebida? d) Como o consumo pode impactar a exploração de recursos naturais? e) Segundo o vídeo, é possível transformarmos esse sistema linear?
Explique sua resposta. ·
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
Nome: n° Série:
è As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 19/10 è Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – REDES DE TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO
ATIVIDADE 2 – CONTEXTUALIZANDO: TRANSPORTE DE MERCADORIAS Como você deve ter verificado na atividade anterior, as pessoas utilizam diversos tipos de transporte. Há também muitos meios de transportar bens e mercadorias. Pesquise em sites e/ou outros materiais sobre os modais listados a seguir. Procure imagens e descrições das suas principais características, e registre nesta atividade ou em seu caderno as vantagens e desvantagens de cada um: • Rodoviário; • Aquaviário fluvial; • Dutoviário; • Ferroviário; • Aquaviário marítimo; • Aeroviário. ATIVIDADE 3 – PROBLEMATIZANDO: REDES DE COMUNICAÇÃO Você já viu que o processo de globalização envolve a intensificação de fluxos entre países. Esses fluxos podem ser materiais (pessoas, bens e mercadorias) ou imateriais (informações, dados e capital). Mas será que todas as pessoas têm acesso a esses fluxos? A partir da leitura dos mapas a seguir, preencha a tabela e responda às questões propostas no seu caderno:
1) TV, telefonia e internet são tecnologias que permitem fluxos materiais ou imateriais? O que pode ser transportado para outros países através delas? 2) Quais facilidades essas tecnologias podem trazer para as nossas vidas? 3) Todas as pessoas têm acesso a essas tecnologias? Explique sua resposta. 4) Segundo a Agenda 2030, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) envolve: “9.c: Aumentar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação [...]”, Converse com seus pais e proponha ações para que o Brasil se adeque ao objetivo 9c da Agenda 2030. Sugerimos seguir o roteiro: a)O que precisa ser feito? b) Qual órgão ou instituição pode tomar essa medida? c) Quais recursos serão necessários? d) Quais serão as consequências dessa ação para a população brasileira? · APÓS RESPONDER, ENVIAR ATIVIDADE PARA O EMAIL:palomares@prof.educacao.sp.gov.br, · AS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS SEMANALMENTE NO GOOGLE CLASSROOM E NO BLOG DA ESCOLA!
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Nome: n° Série:
è
As atividades devem ser realizadas e entregues
até dia 05/10 è
Os alunos que não enviarem as atividades
ficarão sem notas!
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 2 – REDES DE TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Leia o texto:
Os diferentes lugares do mundo
estão cada vez mais conectados, e a circulação de pessoas, de informação e de
mercadorias é cada vez mais intensa. Os meios de transporte e de comunicação
possibilitam essa integração de lugares e pessoas. Os meios de transporte... Se pensarmos nos lugares
distantes que visitamos ou frequentamos, vamos notar que, para chegar a eles,
quase sempre usamos um meio de transporte.
O território brasileiro é muito extenso, o que torna os meios de transporte
ainda mais importantes para os deslocamentos. Quanto maior o território,
maior o desafio para pessoas e mercadorias circularem de um lugar para outro.
Os meios de transporte
possibilitam ligar diferentes partes do território de um país, por mais
distantes que estejam umas das outras. Para isso, são necessárias estruturas
viárias, como rodovias, ferrovias e hidrovias. O desenvolvimento dessas
estruturas configura uma rede de transporte e possibilita o deslocamento de
pessoas e de mercadorias em curtas, médias ou longa distâncias. A rede de
transporte, portanto, contribui para integrar o território de um país. Transporte Rodoviário O transporte rodoviário, que
inclui carros, ônibus, motos e caminhões, é o mais utilizado no Brasil. A malha rodoviária brasileira passou a se
desenvolver a partir da década de 1930. Para ser eficiente, o transporte
rodoviário necessita de ruas e estradas em boas condições de uso. Transporte Ferroviário O sistema ferroviário integra
poucas áreas do território brasileiro. As primeiras ferrovias foram
implantadas no país na década de 1850 para transportar produtos agrícolas e
minerais aos portos para a exportação. Além de ser adequado às longas
distâncias, o transporte ferroviário tem como vantagens a baixa emissão de
poluentes e a grande capacidade de carga. Transporte Aquaviário O transporte aquaviário utiliza
rios, lagos e oceanos para a locomoção de pessoas e mercadorias. No Brasil,
sobretudo na Região Norte, a extensa área de rios navegáveis favorece o
transporte pelas hidrovias, nas quais circulam embarcações. Trasporte Aéreo Os veículos de transporte aéreo
mais utilizados no mundo são os aviões e os helicópteros. A vantagem desse
tipo de transporte é percorrer longas distâncias em pouco tempo. No Brasil, os aviões transportam
muitas pessoas e cargas, mas essa opção não está disponível a todos. Na
maioria dos municípios não há aeroportos e o custo das passagens pode ser
alto. Para aprimorar seu conhecimento,
a seguir segue uma lista de vídeos relacionados aos sistemas de transporte. https://www.youtube.com/watch?v=hOaW0MnSg4E
https://www.youtube.com/watch?v=nGG3rQeZhkY
https://www.youtube.com/watch?v=8qP_HkxgIDo
https://www.youtube.com/watch?v=6W_uZj_RosA
ATIVIDADE
1 – VAMOS DIALOGAR? As redes são
necessárias para que o país possa levar adiante sua economia, transportando
pessoas, produzindo e escoando bens, levando energia para casas, indústrias
etc. Para iniciar o estudo do tema, reflita sobre as questões a seguir: ·
Quais sistemas de transporte e comunicação
você conhece? ·
Como as redes de transporte e comunicação se
relacionam às mudanças no espaço geográfico? ·
Elas influenciam os processos produtivos? Se possível, assista à reportagem “Cabo que liga
fortaleza a angola vai melhorar conexão da internet no Brasil”, do Jornal
Hoje, 2018. Disponível
em: https://globoplay.globo.com/v/6572510 Após assistir
o vídeo, dialogue com a sua família e responda
as seguintes questões.
1. Como os
meios de transporte contribuem para integrar o território? 2. Em sua
opinião, a redução do uso do transporte rodoviário seria importante para a
preservação do meio ambiente? Por quê? 3. O Brasil
deveria utilizar mais o sistema ferroviário e investir mais nessa rede de
transporte? Por quê? 4. Antes do uso de aviões, como era feito o
deslocamento de pessoas em grandes distâncias? 5. Leia o
texto abaixo e, com base nele, responda à questão. “O transporte
aquaviário é apontado como o meio de transporte mais barato e o que menos
consome energia. Também é considerado o mais indicado para grandes volumes e
grandes distâncias. O Brasil tem, em seu território, diversos rios caudalosos,
propícios à navegação, entretanto, esse não é o meio mais utilizado no país
para a movimentação interna de cargas...” Quais são as vantagens do transporte
aquaviário? Explique. 6. Para onde
você e sua família se deslocam durante a semana? Que meios de transporte
utilizam? 7. Como as
mercadorias que você consome são transportadas? ·
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ATIVIDADES PARA A
SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
Nome: n° Série:
è As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 28/09 è Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!
ATIVIDADE
4 – ORGANIZANDO IDEIAS E RETOMANDO CONCEITOS
Aspectos positivos e negativos da globalização Uma das características da globalização é o
fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a
sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos,
saúde e, principalmente, a economia. Dessa forma, quando uma prática cultural
chinesa é vivenciada nos Estados Unidos ou quando uma manifestação
tradicional africana é revivida no Brasil, temos a evidência de como as
sociedades integram suas culturas, influenciando-se mutuamente. Existem muitos autores que apontam os problemas e os aspectos
negativos da globalização, embora existam muitas polêmicas e
discordâncias no cerne desse debate. De toda forma, considera-se que o
principal entre os problemas da globalização é uma eventual desigualdade
social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior
parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às
contradições do capitalismo. Além disso, acusa-se a
globalização de proporcionar uma desigual forma de comunicação entre os
diferentes territórios, em que culturas, valores morais, princípios
educacionais e outros são reproduzidos obedecendo a uma ideologia dominante.
Nesse sentido, forma-se, segundo essas opiniões, uma hegemonia em que os
principais centros de poder exercem um controle ou uma maior influência sobre
as regiões economicamente menos favorecidas, obliterando, assim, suas
matrizes tradicionais. Entre os aspectos positivos da globalização, é comum
citar os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, bem
como a maior difusão de conhecimento. Assim, por exemplo, se a cura para uma
doença grave é descoberta no Japão, ela é rapidamente difundida (a depender
do contexto social e econômico) para as diferentes partes do planeta. Outros
pontos considerados vantajosos da globalização é a maior difusão comercial e
também de investimentos, entre diversos outros fatores. É claro que o que pode ser
considerado como vantagem ou desvantagem da globalização depende da abordagem
realizada e também, de certa forma, da ideologia empregada em sua análise.
Não é objetivo, portanto, deste texto entrar no mérito da discussão em dizer
se esse processo é benéfico ou prejudicial para a sociedade e para o planeta. Após a leitura do texto, produza
um pequeno texto relatando o aprendeu sobre a globalização e sua opinião
sobre o assunto. Texto:
Ao longo da história do ser humano, o avanço científico e tecnológico transformou as sociedades e seu meio. Muito do que utilizamos no cotidiano advém de matérias primas que são obtidas a partir de processos prejudiciais ao meio ambiente. Considere a imagem abaixo e responda as questões:
1. Identifique e descreva os principais
elementos representados na Imagem 3: quais são as pessoas ou grupos sociais
envolvidos? Que instrumento é utilizado? Que tipo de relação de trabalho pode
ser inferida? Qual problema socioambiental é retratado? 2. A pintura de Rugendas é representativa do
mercantilismo ou da industrialização? Explique sua resposta. 3. Qual era o provável destino do café
cultivado nesse local? 4. A Imagem 3 mostra uma cena ocorrida na Mata
Atlântica, por volta de 1840. O desaparecimento dessa mata nativa foi
revertido ao longo dos anos? Justifique sua resposta. 5. Quais são as possíveis consequên cias do
impacto socioambiental representado para as populações? Atualmente, apesar da existência de processos inovadores de extração, a obtenção de matérias primas ainda causa danos ao meio ambiente e às sociedades. Pesquise em revistas, jornais e/ou sites sobre um problema socioambiental recente. Depois, registre em seu caderno ou aqui nesta atividade: • Onde está ocorrendo esse problema socioambiental? • Ele está relacionado à extração de matéria prima? Se sim, qual? Ela é necessária para a produção de qual/quais mercadoria(s)? • Quais foram as consequências desse problema socioambiental para as populações locais? A partir das informações que pesquisou e dialogou, elabore uma notícia sobre problemas socioambientais. O seu texto poderá ser utilizado na produção de um jornal (digital ou analógico) da turma. · APÓS RESPONDER, ENVIAR ATIVIDADE PARA O EMAIL: palomares@prof.educacao.sp.gov.br, · AS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS SEMANALMENTE NO GOOGLE CLASSROOM E NO BLOG DA ESCOLA!
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Nome: n° Série:
è
As atividades devem ser realizadas e entregues
até dia 21/09
è
Os alunos que não enviarem as atividades
ficarão sem notas!
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
– DO PERÍODO MERCANTILISTA AO MUNDO GLOBALIZADO: TRANSFORMAÇÕES NO TEMPO E
ESPAÇO.
PROBLEMATIZANDO: O PROCESSO DE
GLOBALIZAÇÃO
ESTUDO DE CASO: SMARTPHONES
Como você
viu nas atividades anteriores, as inovações tecnológicas, desde o período das
Grandes Navegações, levaram à intensificação dos fluxos materiais e
imateriais entre os países. Esse movimento faz parte do processo de
globalização, que tem impactos para a economia, o meio ambiente, a cultura,
as sociedades e a política mundial.
Pesquise em
livros didáticos, revistas e/ou sites sobre o processo de produção,
comercialização, consumo e descarte de um smartphone, e responda no seu
caderno às seguintes questões:
a)
Quais países e continentes estão envolvidos
nesse processo?
b) Como são
obtidas as matérias primas necessárias para a sua produção?
b)
Quais são as condições de trabalho nas
indústrias fabricantes de smartphones?
c)
Onde estão e quais são as pessoas que consomem
esse produto?
d)
Quais
são as estratégias de publicidade utilizadas para instigar o consumo dessa
mercadoria?
e)
Para onde vai o smartphone depois do seu
descarte?
f)
Em média, qual é a vida útil desses aparelhos?
Feito isso,
identifiquem nas suas anotações quais são os impactos socioambientais
decorrentes do processo de produção, comercialização, consumo e descarte dos
smartphones. Apresente suas informações neste espaço ou no caderno:
CONSEQUÊNCIAS DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Agora que você teve a oportunidade de identificar
algumas particularidades e contradições produzidas pelo processo de
globalização, considere o texto e as imagens a seguir:
A partir das orientações
passadas e com pesquisas na internet, responda as seguintes questões:
1) A globalização está permitindo as mesmas
oportunidades para todos, ou está privilegiando pequenos grupos? Por quê?
2) O que as imagens acima
representam, quando pensamos na produção do espaço urbano? Como as pessoas
que moram nesses lugares vivem a cidade? Será que quem habita lugares como o
da Imagem 1 percebe o espaço urbano da mesma maneira de quem habita lugares
como o da Imagem 2?
Explique sua resposta.
Registrem o que foi dialogado no caderno e escolham um
representante para
compartilhar as conclusões do grupo com a turma.
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Nome: n° Série:
è As
atividades devem ser realizadas e entregues até dia 14/09
è Os
alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – DO
PERÍODO MERCANTILISTA AO MUNDO GLOBALIZADO: TRANSFORMAÇÕES NO TEMPO E ESPAÇO.
ATIVIDADE 2 – CONTEXTUALIZANDO:
MERCANTILISMO, CAPITALISMO E OS FLUXOS INTERNACIONAIS
O texto trata
do mercantilismo, processo que envolveu a exploração de riquezas das colônias
(como o Brasil) para as metrópoles (como Portugal), durante as Grandes
Navegações. O mercantilismo foi fundamental para o desenvolvimento da
indústria e do capitalismo na Europa. Agora que você já leu um pouco sobre o
assunto, pesquise as principais características do Mercantilismo e do Capitalismo
em livros didáticos e/ou sites. Durante o processo, faça um fichamento do que
descobriu. O fichamento é um material que pode ser utilizado para estudar e
retomar conceitos importantes. Para fazê-lo, sugerimos seguir as seguintes
etapas:
Espaço para o fichamento:
No período das
Grandes Navegações (séculos XV e XVI) as invenções proporcionaram a expansão
marítima, e grandes navios passaram a percorrer longas distâncias,
transportando diversas mercadorias. Já no século XIX, as inovações
tecnológicas, como o navio a vapor, contribuíram com fluxos cada vez mais
intensos de mercadorias, pessoas, informações e capital ao redor do mundo,
enquanto a industrialização se consolidava na Inglaterra, França, Alemanha,
Estados Unidos e Japão. Considere os mapas a seguir e responda no caderno às
questões propostas:
1. Quais foram as principais mudanças nas
rotas comerciais de navegação entre 1913 e 2012?
2. Quais eram os locais com maior conexão
marítima em 1913? E em 2012?
3. A densidade das rotas de navegação em
2012 estava concentrada em qual hemisfério?
4.
De acordo com as informações apresentadas nos mapas, podemos afirmar que o
mundo está mais conectado? Explique a sua resposta.
5. Pesquise em livros didáticos e/ou
sites quais inovações tecnológicas contribuíram para a intensificação dos
fluxos marítimos.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
Nome: n° Série:
è As
atividades devem ser realizadas e entregues até dia 24/08
è Os
alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
– DO PERÍODO MERCANTILISTA AO MUNDO GLOBALIZADO: TRANSFORMAÇÕES NO TEMPO E
ESPAÇO.
Atividade 1
Você já
parou para pensar na quantidade de produtos industrializados que você utiliza
no dia a dia? Observe ao seu redor, nos materiais sobre as mesas dos(as)
colegas, e anote no caderno os produtos mais comuns que você observou. Agora
imagine se não existissem indústrias. Responda as seguintes questões:
Como seria
a sua vida?
Quais dos
produtos que você observou não existiriam mais?
Quais
produtos você ainda utilizaria?
1. Considerando o texto acima,
analise as diferentes invenções listadas abaixo. Pergunte sobre elas para
seus familiares, e pesquise mais informações em livros, revistas e/ou sites..
Converse com os(as) colegas ou familiares
sobre como essas invenções facilitaram a vida das pessoas, e identifique
quais delas foram pensadas antes e depois da criação das indústrias.
• Carroça; • Bússola; • Satélite; • Máquina de escrever;
• Agricultura; • Machado; • Internet; • Carro; • Moinho; • Imprensa; • Telefone; • Caravela.
2. Elabore um desenho
ilustrando como a vida era antes e depois de algumas invenções. Escolha um
tema para explorar, como meios de comunicação, transporte, entretenimento,
conservação de alimentos etc.
3. No período da Expansão
Marítima e Comercial europeia (séculos XV-XVI) ocorreram as Grandes
Navegações. A bússola e a caravela, entre outras invenções e técnicas,
contribuíram para o desenvolvimento da navegação oceânica e do comércio a
longa distância. Para aprofundar seus estudos sobre o tema realize os
seguintes passos:
• Faça um levantamento sobre produtos e
mercadorias comercializados pelos navegadores europeus naquela época.
• Pesquise em livros didáticos
e na internet recursos disponíveis sobre a origem dessas mercadorias: de onde
elas vinham? Como eram obtidas?
• Consultando seus
instrumentos náuticos, mapas e com a ajuda de navegadores experientes da
África oriental e da Índia, os navegantes europeus estabeleceram novas rotas
de comércio com diferentes territórios. Depois, escolham uma das manchetes a
seguir e construam uma notícia a partir dela:
Lembrem-se
que a notícia é um tipo de texto curto e informativo, então procurem
descrever com clareza e objetividade como vocês acham que foi esse momento.
Resposta:
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
Nome: n° Série:
è
As atividades devem ser realizadas e entregues
até dia 24/08
è
Os alunos que não enviarem as atividades
ficarão sem notas!
ANÁLISE DE MAPAS, ROTEIRO DE
ENTREVISTA E PRODUÇÃO DE PODCAST: ADENSAMENTO POPULACIONAL
Observe e compare os mapas relacionados com a
evolução da população brasileira em cinco momentos distintos: 1872, 1920,
1950, 1980 e 2010. Para aprofundar os conhecimentos, pesquise em livros
didáticos e em diferentes sites da internet os principais motivos
relacionados à evolução e ao adensamento populacional. Posteriormente,
preencha o quadro com as informações essenciais.
PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO
Leia o texto:
A expansão das ferrovias fez com que a própria
estrutura ferroviária exigisse a implementação de várias atividades
tipicamente urbanas. Muitas delas, inclusive criadas para atender sua própria
demanda de manutenção: mão de obra para a construção civil e comércio de
materiais necessários à construção das linhas de trem, como carvão,
lubrificantes, maquinário, etc. Aliás, os setores diretamente empregados
pelas empresas ferroviárias acabaram por configurar uma categoria de
trabalhadores urbanos assalariados, que precisavam se alimentar, vestir e
morar. Nesse sentido, as ferrovias foram responsáveis, direta e
indiretamente, por estimular inúmeras atividades urbanas. Sem contar, as
diversas indústrias implantadas nas suas proximidades, que dela se
beneficiavam tanto para escoar suas respectivas produções como para receber
equipamentos específicos voltados a atividade fabril, bem como os bairros
operários que se formaram. Em razão disso, configurou-se um eixo fabril entre
a Serra do Mar e a cidade de São Paulo. E o contingente populacional que a
cidade recebe a partir do último quartel do século XIX faz com que
localidades como Ipiranga, Cambuci, Mooca, Brás, Pari, Luz, Bom Retiro, Barra
Funda, Água Branca e Lapa passem a sofrer um processo de ocupação mais sistemático,
por conta da instalação de fábricas e habitações a seus empregados.
Fonte: Metrô –
Gestão Ambiental. Disponível em:
<http://www.metro.sp.gov.br/metro/licenciamento-ambiental/
pdf/linha_18_bronze/eia/volume-iii/Arquivo-20.pdf>
Agora..
Com base no texto, em seus conhecimentos e
pesquisas adicionais em livros didáticos e/ ou sites da internet, elabore um
texto sobre o surgimento das atividades industriais e qual é a relação com
o processo de urbanização no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.
Resposta:
Para finalizar esta atividade, responda as
seguintes perguntas:
1)
Quais motivos levaram a região Sudeste e
Nordeste se desenvolverem anteriormente em relação ao resto do país?
2)
Você sempre viveu na cidade de Marília? Você percebeu
algumas coisas que mudaram na cidade durante sua vida? ( caso cresceu em
outro lugar, comente onde e como foi )
·
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Nome: n° Série:
è
As atividades devem ser realizadas e entregues
até dia 17/08 (segunda feira).
CADERNO
DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 29
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: Brasil – Fluxos Econômicos e
populacionais, conflitos, tensões e históricas e contemporâneas - Atividade 3
ANÁLISE DE
TEXTOS E VÍDEO: CICLO DO CAFÉ NO ESTADO DE SÃO PAULO
Leia os textos indicados a seguir.
Texto 1
Embora a economia permanecesse agrária e escravista, subordinada ao
setor de consumo externo, a partir da segunda metade do século começaram as
atividades econômicas em regime capitalista. O café, cujas exportações
superaram o algodão e o açúcar, manteve sua hegemonia apesar da mudança do
trabalho escravo pelo assalariado. Em sua primeira etapa, enriqueceu os
proprietários fluminenses, mineiros e paulistas. Foi também na Província de
São Paulo que o café passou a ser produzido por trabalhadores livres e
assalariados, nacionais e estrangeiros. No Extremo Norte iniciou-se o
extrativismo da borracha, realizado principalmente por imigrantes
nordestinos. As exportações de café destinadas principalmente ao setor de
consumo norte-americano aumentaram a receita e diminuíram a dependência
comercial em relação à Inglaterra. Um dos efeitos dessa nova situação foi o
protecionismo alfandegário, adotado em 1844, que dificultava as importações
estrangeiras. Esses dois elementos, articulados à abolição do tráfico
negreiro, em 1850, e aos investimentos estrangeiros, produziram condições
para que se ampliasse a rede bancária, as facilidades de crédito para a
aplicação em serviços urbanos, ferrovias e nas primeiras indústrias. Nessa
conjuntura situam-se as múltiplas iniciativas capitalistas do Barão e
Visconde de Mauá, das quais e mais ambiciosa foi a tentativa de implantação
do Estaleiro da Ponta da Areia, em Niterói. Nessas novas condições, o
trabalho escravo tornou-se antieconômico pela sua pequena capacidade
consumidora. Os setores capitalistas, constantemente reforçados, aumentaram a
pressão abolicionista, que produziu a Lei Visconde do Rio Branco, a
Saraiva-Cotegipe e, finalmente, a Lei Áurea, em 1888.
Fonte: Atlas das representações literárias de regiões brasileiras –
Biblioteca do IBGE. Disponível em: http://www.
dominiopublico.gov.br/download/texto/me001601.pdf
Texto 2
“Toda a ligação com o mundo se resume no cordão umbilical do correio
– magro estafeta bifurcado em pontiagudas éguas pisadas, em eterno ir e vir
com duas malas postais à garupa, murchas como figos secos. Até o ar é
próprio; não vibram nele fonfons de auto, nem cornetas de bicicletas, nem
campainhas de carroça, nem pregões de italianos, [...] Só os velhos sons
coloniais – o sino, o chilreio das andorinhas na torre da igreja, o relincho
dos carros de boi, [...]. Isso, nas cidades. No campo não é menor a desolação.
Léguas a fio se sucedem de morraria áspera, onde reinam soberanos a saúva e
seus aliados [...] Por ela passou o Café, como um Átila. Toda a seiva foi
bebida e, sob forma de grão, ensacada e mandada para fora. [...]
Transfiltrou-se para o Oeste, na avidez de novos assaltos à virgindade da
terra nova; ou se transfez nos palacetes em ruína; ou reentrou na circulação
europeia por mão de herdeiros dissipados [...] O major enlouquecia. Estava à
mingua de recursos, endividado, a fazenda penhorada, os camaradas desandando,
os credores batendo à porta. Já ia para três anos que o produto das safras
não bastava para cobrir o custeio. Três déficits sucessivos devoraram-lhe as
economias e estancaram as fontes. Mas o velho não desanimava. O cafezal
estava um brinco, sem um pezinho de capim. [...] Aconselharam-lhe o plantio
de cereais; o feijão andava caro, o milho dava bom lucro. Nada! O homem
encolerizava-se e rugia: - Não! Só café! Só café! Há de subir, há de subir
muito. Sempre foi assim. Só café. Só café [...]”
Texto 3
Por volta da década de 1870, a economia paulista experimentava um
desenvolvimento com proporções nunca antes vistas. O café, em sua expansão
para o oeste, transpôs Campinas e alcançou Ribeirão Preto e Jaú. O algodão se
alastrou por extensões de terra de Sorocaba, Itu, Tatuí. A cana-de-açúcar,
que tinha a primazia na economia até a primeira metade do século XIX, perdia
espaço para o café, muito embora continuasse sendo um importante fator de
exportação. E, simultaneamente, a capital paulista presenciava o assentamento
das primeiras indústrias nas proximidades de sua região central. Nesse
contexto de efervescência econômica, a estrutura dos meios de transportes se
redefine: em 1867, a São Paulo Railway ligava Santos à Jundiaí; em 1872, a
Companhia Paulista comunicava Jundiaí a Campinas; no mesmo ano, a Mogiana
passou a ligar São Paulo ao nordeste paulista; um ano depois, a Companhia
Ituana ligou por meio de trilhos Jundiaí e Itu; e a Sorocabana, em 1875,
articulou a cidade de São Paulo à região de Sorocaba e ao antigo caminho para
o Sul. O desenvolvimento da economia cafeeira não teria sido possível sem as
estradas de ferro. As antigas tropas de mulas não podiam escoar uma grande
produção espalhada por milhares de quilômetros. As distâncias com as estradas
de ferro deixam de ser um obstáculo. Se a expansão da cafeicultura foi à mola
propulsora para a criação das ferrovias paulistas, o desenvolvimento das
estradas de ferro contribui para a expansão da economia cafeeira, do capital
cafeeiro e, consequentemente, da formação da burguesia cafeeira. Desde o
início, esses grandes plantadores de café não se limitaram a organizar e
dirigir apenas plantações de café e exerciam diversas outras funções.
Afastando-se das atividades ligadas à gestão direta das plantações,
confiando-as a administradores, atuam como grandes comerciantes, casas de
exportação, compradores da produção de outros proprietários, financiadores de
novas plantações e modernização de seus equipamentos, e até mesmo a frente do
aparelho de Estado.
Fonte: Metrô – Gestão Ambiental. Disponível em: http://www.metro.sp.gov.br/metro/licenciamento-ambi
ental/pdf/linha_18_bronze/eia/volume-iii/Arquivo-20.pdf
Texto 4
Desde o início da colonização no século XVI, o Brasil já fazia parte
do crescente fluxo de comércio mundial. O açúcar foi o primeiro produto
agropecuário com forte exportação para a Europa. Na década que se insere
entre 1821/1830, 84,6% das exportações brasileiras eram de produtos
agropecuários: açúcar (32,2%), algodão (20,0%), café (18,6%), peles e couros
(13,8%). No final do século XIX (1891/00), os produtos agropecuários também
dominavam a pauta. O café passa a ter um grande peso na nossa pauta
exportadora: café (63,8%), borracha (15,8%), açúcar (5,7%), algodão (2,5%),
peles e couros (2,5%). Esses dados evidenciam que é histórica a inserção do
Brasil no comércio mundial agropecuário.
Fonte: GovBR. Disponível em:
http://www.brasil.gov.br/noticias/artigos/brasil-no-comercio-mundial-agro
pecuario
Texto 5 (vídeo)
Os imigrantes e o ciclo do café – O vídeo apresenta uma síntese sobre
a participação dos imigrantes na expansão da lavoura do café.
Fonte: TV Senado (publicado em 31 de out. de 2018), disponível em:
https://www.youtube.
com/watch?v=catx_sJGxwU
Com base nos seus conhecimentos, nas informações extraídas dos
textos, vídeo e em pesquisas na internet responda às questões propostas.
a)
O enfraquecimento das lavouras tradicionais de
cana-de-açúcar, algodão e tabaco na
região Nordeste estimulou a expansão da cafeicultura na região
Sudeste. Explique como se deu essa expansão e quais regiões do Estado de São
Paulo participaram deste ciclo.
b)
Indique quais fatores físico-naturais contribuíram
para o desenvolvimento da cultura do café no Estado de São Paulo.
c)
Aponte quais grupos sociais podem ser relacionados
com o ciclo do café e comente os tipos de relações estabelecidas nas
diferentes fases desse ciclo.
d)
Com base na afirmação do Texto 2 “Toda a seiva foi
bebida e, sob forma de grão, ensacada e mandada para fora”, explique como
eram as relações comerciais nesse período.
e)
Quais evidências apresentadas nos textos estão
relacionadas com a crise do ciclo do café?
f)
O texto 2 possui trechos da obra Cidades Mortas de
Monteiro Lobato, publicada em 1919. O que esses trechos revelam sobre o Ciclo
do Café?
g)
Explique o papel da ferrovia no desenvolvimento do
ciclo do café, em especial no Estado de São Paulo.
h) Relacione o tripé Café, Ferrovias e
Crescimento Populacional, e elabore um breve comentário com as suas
percepções.
i) Comente qual o papel do café
atualmente para a economia do Estado de São Paulo.
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AS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS SEMANALMENTE NO
GOOGLE CLASSROOM E NO BLOG DA ESCOLA!
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Nome: n° Série:
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As atividades devem ser realizadas e entregues
até dia 10/08 (segunda feira).
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 26
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 1: Brasil – Fluxos Econômicos e populacionais, conflitos,
tensões e históricas e contemporâneas - Atividade 3
LEITURA E ANÁLISE DE IMAGENS E TEXTOS: CONFLITOS E TENSÕES
HISTÓRICAS NO BRASIL
Caso não consiga responder as questões por conta própria, faça uma
pesquisa na internet para ajudar.
1-
O território brasileiro que conhecemos hoje sempre
foi assim? Se não, como você imagina que era?
R:
2-
Como os
conflitos e tensões do passado contribuíram para que o Brasil fosse assim
hoje?
R:
3-
Que tipos de conflitos aconteceram nas diferentes
regiões do Brasil? Cite alguns
R:
4-
Quais os motivos e as consequências desses conflitos?
R:
5-
No estado de São Paulo existiu algum conflito durante
a história?
R:
Para realizar a atividade a
seguir, será necessário aprofundar os estudos geográficos por meio de
diferentes linguagens e contar com o apoio de outros componentes
curriculares, como a Língua Portuguesa e História, ao longo do Ensino
Fundamental. Nesta atividade, se possível, acesse o site oficial do IBGE por
meio do link disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br
, para consultar uma linha do tempo que apresenta um breve panorama sobre o
processo de ocupação do território brasileiro, com ênfase nas contribuições
prestadas por distintos grupos étnicos. Com base nas informações contidas
nessa linha do tempo, nos seus conhecimentos e nas referências contidas nos
livros didáticos disponíveis na escola, relacione as imagens com as
informações fornecidas.
·
AS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS SEMANALMENTE NO
GOOGLE CLASSROOM E NO BLOG DA ESCOLA!
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Nome: n° Série:
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As atividades devem ser realizadas e entregues
até dia 29/07 (quarta feira) para fechamento do bimestre
è
Os alunos que não realizaram a primeira
atividade devem entregar todas até quarta feira dia 29/07
è
Os alunos que não enviarem as atividades ficarão
sem notas e faltas!
Leia o texto e responda
Com base no texto, responda:
1)
O Brasil é um país grande em relação aos outros
países? Por que?
2)
Onde o Brasil se localiza no globo terrestre?
3)
A partir de quando o Brasil passou a ser colonizado?
Por quem?
4)
Onde se localiza o estado em que você mora?
5)
Qual foi a atividade econômica que teve grande
contribuição para o desenvolvimento das cidades na região Sudeste?
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CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 19
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 1: Brasil – Fluxos Econômicos e populacionais, conflitos,
tensões e históricas e contemporâneas - Atividade 1
A – VAMOS DIALOGAR?
No início do 7º ano, você teve a oportunidade
de ampliar os seus conhecimentos sobre a formação territorial, evolução da
divisão e o processo de regionalização do Brasil. Contudo, ainda há um longo
caminho a percorrer no aprofundamento dos estudos acerca das diferentes fases
do processo de ocupação e colonização, e compreender as relações e
transformações no território brasileiro. Primeiramente, leia e analise as
imagens e os textos a seguir.
Com base nos seus conhecimentos e nas informações
extraídas das imagens e dos textos, pense sobre o processo de ocupação e
formação do território brasileiro. Responda as seguintes questões:
O que você
sabe sobre as nações colonizadoras do Brasil?
Quais relações foram estabelecidas com os povos
originários no território brasileiro?
O que foi o
tripé monocultura, latifúndio e mão de obra escrava?
Como ocorreu o processo de interiorização do
território brasileiro?
Quais
atividades e ciclos econômicos foram desenvolvidos nos séculos XVi, XVii,
XViii e XiX?
Dentre os diversos conflitos e tensões, como a
inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798), quais outros você
conhece?
Como ocorreu a disputa pelo território brasileiro
em relação à conquista de novas terras, em especial no Estado de são Paulo?
E hoje, quais atividades econômicas e fluxos
populacionais caracterizam o território brasileiro?
Como lidar com as tensões e conflitos
contemporâneos relacionados ao avanço das fronteiras agrícolas e a
preservação da cultura dos povos originários e da natureza?
Lembre-se, este conteúdo é fundamental para
aprofundar os conhecimentos sobre os conceitos de Território, Estado, nação,
País, Povo, sociedade, Cidadania, entre outros. Pesquisas em livros didáticos
e internet para responder as questões.
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AS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS SEMANALMENTE NO
GOOGLE CLASSROOM E NO BLOG DA ESCOLA!
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ATIVIDADES
Atividades:
1) Pesquisar: A Região Norte do Brasil -
características gerais.
Resposta:
2) Por quantos Estados é composta a Região Norte e
quais os nomes desses Estados?
Resposta:
3) Qual é a área da Região Norte do Brasil e qual é a
população dessa região?
Resposta:
4) Qual o nome do rio principal da Região Norte?
Resposta:
5) Que clima predomina na Região Norte do Brasil e qual
a vegetação que predomina nessa região?
Resposta:
- Fonte de
pesquisa: -
https://brasilescola.uol.com.br. -
https://brainly.com.br.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05
ATIVIDADES
Tema: A Região Sudeste do Brasil
- Características Gerais da Região
- Clima
-Desenvolvimento
Atividades
1 – Pesquisar – Região Sudeste do Brasil.
2-Qual é a área da região sudeste do Brasil e quais os
estados que fazem passa dessas regiões?
3-Quais são as carcterísticas da região sudeste?
4- Qual o Clima da região Sudeste?
5 – Como aconteceu a industrialização no sudeste?
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05
ENVIAR AS ATIVIDADES PARA O E-MAIL: isabelmmadureira03@gmail.com
ATIVIDADE 1
Pesquisa 1: A organização política e administrativa do Brasil.
ATIVIDADE 2
1) Qual é o nome das linhas que delimitam os territórios dos Estados-Nação? Resposta: 2) Que nome recebe a zona ou faixa próxima ao limite e pela qual passa a linha de separação dos países? Resposta:
3) O que mostra um mapa político do planisferio ou de um continente? Resposta: 4) Qual o motivo de haver alteraçoes no espaço geográfico? Resposta: Fonte de pesquisa: https://biblioteca.ibge. gov.br.
https://brasilescola.uol.com.br
ola professora qual é o seu zap poderia me passar pra mim mandar as fotos do qui eu ja fiz??!!
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