ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
SEMANA
14/12 A 18/12 – 7ºA/C
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 16/12
ATENÇÃO: SEMANA RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. ESTA SEMANA OS
ALUNOS VERÃO AS ATIVIDADES QUE FALTAM ENTREGAR E FARÃO OS EXERCÍCIOS DE
RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE
SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
PARA RESPONDER O EXERCÍCIO DE RECUPERAÇÃO, CLIQUE NO
LINK ABAIXO:
https://forms.gle/jGXyF54QVx9wtj9WA
OBSERVAÇÃO: ESSA ATIVIDADE VALE NOTA 5. PARA OBTER UMA
NOTA MAIOR FAÇA AS OUTRAS ATIVIDADES DO BIMESTRE.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Atividade Língua
Portuguesa
SEMANA
07/12 A 11/12 – 7ºA/C
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 16/12
ATENÇÃO: SEMANA DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. ESTA
SEMANA OS ALUNOS VERÃO AS ATIVIDADES QUE FALTAM ENTREGAR E FARÃO OS
EXERCÍCIOS DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE
SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
PARA RESPONDER O EXERCÍCIO DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO,
CLIQUE NO LINK ABAIXO:
https://forms.gle/jGXyF54QVx9wtj9WA
OBSERVAÇÃO: ESSA ATIVIDADE VALE NOTA 5. PARA OBTER UMA
NOTA MAIOR FAÇA AS OUTRAS ATIVIDADES DO BIMESTRE. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Atividade Língua
Portuguesa
SEMANA
30/11 A 04/12 – 7ºA/C
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 08/12
ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO
PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE
SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4 ATIVIDADES DAS PÁGINAS 43 A 51. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Atividade Língua
Portuguesa
SEMANA 23/11 A 27/11 – 7ºA/C
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 01/12
ATENÇÃO:
RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR
OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA
ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL
(geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS
18 HORAS.
APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4 ATIVIDADES DAS PÁGINAS 36 A 38. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
Atividade Língua
Portuguesa
SEMANA 09/11 A 13/11 – 7ºA/C
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 17/11
ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO, RESPONDA AOS
EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS
E O TEXTO.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA
WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
Discurso Direto e Indireto (Texto
explicativo para leitura NÃO PRECISA COPIAR) Discurso direto e indireto são tipos de discursos para inserir falas e
pensamentos de personagens no gênero narrativo.
Discurso direto Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. Consiste na
transcrição exata da fala dos personagens, sem participação do narrador. É uma forma de dar vida própria aos personagens, fazendo o leitor
ficar mais interessado e mergulhar na história. No discurso direto são
utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Exemplos: O aluno afirmou: O réu afirmou: "Sou inocente!" No discurso direto, são utilizados os "verbos de elocução",
ou seja, relacionados ao verbo "dizer", como por exemplo: falar,
afirmar, perguntar, declarar, responder, indagar, entre outros. Discurso indireto O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no
discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos
personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova. O réu afirmou que era inocente. Além disso, também são utilizados verbos de elocução para anunciar o
discurso, além de conjunções que separam a fala do narrador das falas dos
personagens (que e se).
APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO –
VOLUME 4 ATIVIDADES DAS PÁGINAS 30 A 32 (na página 32 não é para fazer os exercícios
“a” e “b” do final). |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Atividade Língua
Portuguesa
SEMANA 03/11 A 06/11 – 7ºA/C
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 11/11
ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO
OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU
APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA
WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO
– VOLUME 4 ATIVIDADES DAS PÁGINAS 26 A 29.
(A ESCOLA ESTARÁ ABERTA ATÉ ÀS 20H00
PARA VOCÊ BUSCAR AS SUAS APOSTILAS DO 4º BIMESTRE) |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES
Estudo das
características do texto dramático, leitura e exercícios. Atividade Língua
Portuguesa
ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 26/10
A 30/10 – 7ºA/C
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 03/11
ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E RESPONDA
OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE
SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
TEXTO EXPLICATIVO: O TEXTO
DRAMÁTICO (TEATRAL)
É um
tipo textual derivado do texto narrativo, tendo como principal característica
ser escrito para ser representado. Geralmente não tem narrador e predomina a
2ª pessoa (tu, vós). Estudaremos
os principais elementos que estão presentes em sua composição. Para
direcionar a encenação, o texto teatral ou dramático possui elementos muito
particulares, tais como: Prólogo: texto inicial usado para
situar o leitor do que vai encontrar na peça teatral ou trazer uma introdução
aos fatos que ocorrem em seu enredo. Atos: significa um momento de uma
obra e corresponde a tudo que acontece em um mesmo período, no mesmo dia ou
ano. Cenas: os
atos podem se dividir em cenas que são indicadas pelas entradas e saídas das
personagens no palco. Atualmente, os atores simplesmente dividem o texto em
cenas e quase já não utilizam os atos. Epílogo: é o final, o desfecho e fecha
de forma lógica o drama desenvolvido nas cenas anteriores. Rubricas: indicações de cena, descrevem
o que acontece em cena, se é dia ou noite, o local, etc. Normalmente ficam em linhas separadas,
entre parênteses e escritas em itálico.
Texto principal, as falas dos atores. É constituído por: Monólogo – uma personagem, falando
consigo mesma, expõe perante o público os seus pensamentos e/ou sentimentos; Diálogo – falas entre duas ou
mais personagens; Apartes – comentários de uma
personagem para o público, pressupondo que não são ouvidos pelo
seu interlocutor.
Tragédia
Estrutura interna – uma peça de teatro divide-se em: Exposição – apresentação das personagens
e dos antecedentes da ação. Conflito – conjunto de peripécias que
fazem a ação progredir. Desenlace – desfecho da ação dramática.
PERSONAGENS Classificação quanto à sua concepção: - Planas ou personagens-tipo –
não alteram o seu comportamento ao longo da ação. Representam um grupo
social, profissional ou psicológico); - Modeladas ou Redondas –
evoluem ao longo da ação, as suas atitudes e comportamentos vão-se alterando
e, por isso mesmo, podem surpreender o espectador. Classificação quanto ao relevo: - protagonista ou personagem
principal
EXERCÍCIOS
Leia o
texto abaixo e responda às questões 1, 2 e 3
Busca Ao Tesouro MONTEIRO LOBATO
1ª CENA
Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar
histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história
muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro
muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocassem
naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa, quando
Pedrinho sonha numa noite de luar.
Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília
entra)
Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar.
Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?
Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca
de Narizinho.
Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou
voltar a dormir. (deita se)
Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?
Pedrinho: Acho bom, prá eu ter certeza que não é um sonho.
Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum) Pedrinho: Ái, doeu
sabia.! Emília: Você não pediu?
Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar. Emília: E então, está
preparado?
Pedrinho: Preparado prá que?
Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.
Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?
Emília: O que você vai procurar.
Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?
Emília: Porque você foi o escolhido. Pedrinho: Essa história não está
me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que
eu vou.
2ª CENA
Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou
em uma maletinha e saiu estrada a fora. Em busca daquele tal tesouro. Mas
quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas,
e imaginou…
Pedrinho: Caramba, mas prá que lado eu vou? Prá lá ou para cá.? Estou
perdido. E agora. O que faço? Visconde: (entrando) Bom dia
Pedrinho? Prá onde você está indo?
Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande
tesouro, mas não me deram as pistas.
Visconde: Que tesouro é esse? Pedrinho: Não sei te informar, só sei
que é um grande tesouro.
Visconde: Posso ir com você?
Pedrinho: Eu acho que pode.
Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (sai na
frente)
Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (sai também)
3ª CENA
Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve
aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele
tesouro. Era a bruxa Cuca.
Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande
tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele
é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele
vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas
sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (aparece o Saci)
Acho que já encontrei alguém.
Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?
Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um
tesouro. Será que você não podia me ajudar, não? Saci: Ajudar? Eu? Será que
eu devo em crianças?
Cuca: Repartirei a metade com você, está bem? Saci: A metade? Um
grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo
melhorar a minha aparência… Então eu vou.
1.O
texto acima apresenta: personagens, 1ª, 2ª e 3ª cenas, rubricas, falas das
personagens. Essas características são:
b.(
)de uma notícia c
.( )de uma narrativa ficcional d.(
) de uma carta 2.Que
personagens atuam nessas cenas? 3.As
frases entre parênteses se chamam rubricas. Para que elas servem? |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
Atividade Língua
Portuguesa
ATIVIDADE
LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 19/10 A 23/10 – 7ºA/C
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 27/10
ATENÇÃO: RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO
PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.
COMO
ENTREGAR:
TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR
VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS
18 HORAS.
EXERCÍCIOS (TIPOS DE SUJEITO)
Leia: Quem inventou a pipoca? O nome do inventor e a data da
criação são desconhecidos. O que se sabe é que a pipoca surgiu na América,
onde o alimento já era consumido há cerca de 4 mil anos. Os astecas, por
exemplo, que viviam na região onde fica o atual território do México, usavam
a pipoca em rituais para homenagear os deuses. O alimento só se expandiu pelo
mundo por volta de 1890 e se tornou popular nos Estados Unidos quando
técnicas que facilitavam a plantação do milho foram desenvolvidas. Disponível
em: <http://recreio.uol.com.br>. Questão 1 – “O nome do inventor e a data da criação são
desconhecidos.”. Identifique o sujeito dessa oração: Questão 2 – O sujeito, identificado acima, classifica-se
como: Questão 3 – “[…] usavam a pipoca em rituais
para homenagear os deuses.”. Aponte o sujeito do verbo em destaque nessa
parte do texto: R: Questão 4 – Registra-se a presença de sujeito indeterminado
em: a)“Quem inventou a pipoca?” b)“O que se sabe é que a pipoca […]” c)“O alimento só se expandiu pelo mundo por volta de 1890 […]” d)“[…] e se tornou popular nos Estados Unidos […]” Questão 5 – Grife o núcleo do sujeito da frase a
seguir: “[…] o alimento já era consumido há cerca de 4 mil anos.” Questão 6 – Na construção do texto lido, predomina o emprego
do sujeito: a)simples b)composto c)indeterminado
Leia:
Quando vemos TV, lemos revistas ou
navegamos na internet, costumamos encontrar anúncios que encorajam o
exercício mental. Diversos programas de exercício cerebral estimulam a
agilidade mental das pessoas, dando-lhes treinamento diário – executar
tarefas que vão desde memorizar listas e solucionar quebra-cabeças até
calcular o número de árvores de um parque. Isso pode parecer um recurso
publicitário, mas, na realidade, tem embasamento real na neurobiologia.
Pesquisas recentes, embora feitas principalmente com ratos, indicam que o
aprendizado potencializa a sobrevivência de novos neurônios no cérebro
adulto. E quanto mais desafiador for o problema, maior o número de neurônios
envolvidos no processo. Acredita-se que esses neurônios estão disponíveis
para ajudar em situações em que a mente é sobrecarregada. Parece que o
treinamento mental fortalece o cérebro da mesma maneira que o exercício
físico modela os músculos. (…) “Revista
Scientific American” – Edição Especial – Nº 40 – p.63. Questão 7– “Quando
vemos TV, lemos revistas ou navegamos na internet, costumamos encontrar
anúncios […]”. Identifique o sujeito nessa passagem inicial do texto: Questão 8 – “Diversos programas de exercício cerebral estimulam a agilidade mental
das pessoas, dando-lhes treinamento diário […]”. Localize o sujeito dessa
frase: Questão 9 – “Isso pode parecer
um recurso publicitário, mas, na realidade, tem embasamento real na neurobiologia.”.
A que se refere o sujeito em destaque?
Questão 10 – Registra-se
a presença de sujeito indeterminado na frase: a)“Diversos programas de exercício cerebral
estimulam a agilidade mental das pessoas […]” b)“Pesquisas recentes, embora feitas
principalmente com ratos, indicam que o aprendizado […]” c)“[…] E quanto mais desafiador for o problema
[…]” d)“Acredita-se que esses neurônios estão
disponíveis […]”
Questão 11 – Há o
predomínio no texto do sujeito: a)simples b)composto c)indeterminado
Questão 12 – Grife o núcleo do sujeito da frase a seguir: “Pesquisas
recentes, embora feitas principalmente com ratos, indicam que o aprendizado
potencializa a sobrevivência de novos neurônios no cérebro adulto.” |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 13/10 ATÉ 19/10
Atividade Língua Portuguesa
Atividade para entregar até dia 20/10/2020
Atenção: Esta
Atividade de Revisão é referente às atividades dos meses de Agosto e Setembro/2020.
Há
somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividades
feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me
envie uma mensagem via WhatsApp (privado) ou e-mail
geisa19@hotmail.com
Atividade de Revisão
(Clique no link abaixo e responda às questões)
https://forms.gle/Eb1qrARc4eezKDsU8
Se
tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas
de segunda a sexta. |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Atividade Língua Portuguesa
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 07/10/20
ATENÇÃO: ATIVIDADES DA APOSTILA “SP FAZ ESCOLA -
CADERNO DO ALUNO”. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS. AS ATIVIDADES QUE
TÊM ESPAÇO PARA FAZER NA APOSTILA, DEVEM SER FEITAS LÁ, AQUELAS QUE NÃO TÊM
ESPAÇO DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO IDENTIFICANDO A PÁGINA DA ATIVIDADE E
O NÚMERO.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO E APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
- Atividade na apostila
SP Faz Escola – Caderno do Aluno – Volume 3. Páginas 29 a 31
(exercício 1 – quadro) Atividade 5 nas
páginas 34 a 37.
Se tiver dúvidas,
atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
Atividade Língua Portuguesa
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 29/09/20
ATENÇÃO: A PRODUÇÃO DE TEXTO DEVE SER FEITA EM
FOLHA SEPARADA COM NOME COMPLETO E SÉRIE DO ALUNO.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DE TODO O TEXTO DE FORMA
LEGÍVEL E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL
(geisa19@hotmail.com).
PRODUÇÃO DE TEXTO
Faça
uma pesquisa (Google) sobre o tema “Cyberbullying” e escreva um texto
expondo a sua opinião sobre esse assunto. O texto deverá ter características
do gênero “Artigo de opinião” (conforme estudado na atividade da semana 17/08
a 21/08) com no mínimo 15 linhas.
Se tiver dúvidas,
atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.
|
Atividade Língua Portuguesa
ATENÇÃO: ATIVIDADES DA APOSTILA “SP FAZ ESCOLA -
CADERNO DO ALUNO”. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS. AS ATIVIDADES QUE
TÊM ESPAÇO PARA FAZER NA APOSTILA, DEVEM SER FEITAS LÁ, AQUELAS QUE NÃO TÊM
ESPAÇO DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO IDENTIFICANDO A PÁGINA DA ATIVIDADE E
O NÚMERO.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO E APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
- Atividade na apostila
SP Faz Escola – Caderno do Aluno – Volume 3.
Atividades 1 e 2 nas
páginas 20 a 28.
Se tiver dúvidas,
atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
Atividade Língua Portuguesa
Atividade para entregar até dia 15/09/2020
Atenção: Esta Atividade Avaliativa é referente às atividades do mês de Agosto/2020.
Há somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividade feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem via WhatsApp (privado) ou e-mailgeisa19@hotmail.com
Atividade Avaliativa Mensal (Clique no link abaixo e responda às questões)
Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
Anexe aqui as
atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 08/09/20
ATENÇÃO: LEIA OS TEXTOS E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO
CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO
A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
TEXTO 1:
TEXTO 2:
TEXTO 3:
DataSenado: quase 20
milhões de alunos deixaram de ter aulas durante pandemia
Elisa Chagas | 12/08/2020, 12h10
Fonte: Agência Senado
Entre os quase 56 milhões de alunos matriculados na
educação básica e superior no Brasil, 35% (19,5 milhões) tiveram as
aulas suspensas devido à pandemia de covid-19, enquanto que 58%
(32,4 milhões) passaram a ter aulas remotas. Na rede pública, 26%
dos alunos que estão tendo aulas online não possuem acesso à
internet. Esses são alguns dos dados de pesquisa do Instituto
DataSenado sobre a educação na pandemia, divulgada nesta
quarta-feira (12).
O levantamento foi apresentado pelo senador Flávio Arns
(Rede-PR), vice-presidente da Comissão de Educação (CE), em uma live nas
redes sociais. A apresentação contou com a participação de representantes do
Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Secretários de Educação
(Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e
dos movimentos Todos pela Educação e Campanha Nacional pelo Direito à
Educação.
Para Arns, os dados chamam a atenção para a grande
parcela de brasileiros que depende do ensino público e fica desassistida
neste período.
“A pandemia tem mostrado a face da desigualdade no Brasil
e esse dado mostra que no acesso à educação isso não tem sido diferente.
Nossa responsabilidade deve ser garantir que todos tenham as mesmas
oportunidades. Só assim poderemos avançar como país”, analisa.
Os dados revelam que, na opinião de 63% dos pais de
alunos que tiveram aulas remotas, a qualidade do ensino diminuiu. O
levantamento mostra ainda que 75% dos pais cujos filhos tiveram aulas remotas
nos últimos 30 dias preferem que as aulas voltem a ser presenciais somente
quando a pandemia acabar.
A pesquisa concluiu que estamos vivendo em uma realidade
preocupante, principalmente no que diz respeito aos quase 18 milhões de
estudantes da educação básica, pois são alunos que dependem mais dos
recursos de aulas presenciais.
Na opinião de Arns, o grande número de brasileiros com
aulas suspensas e a percepção de queda da qualidade do ensino comprovam que
os impactos da pandemia na educação são severos e exigem medidas articuladas
entre os sistemas de ensino no país.
“Assim como a saúde e a economia, a educação também está
sendo fortemente impactada pela pandemia. São milhões de brasileiros sem
qualquer alternativa de ensino neste período e precisamos de um plano
articulado entre União, estados e municípios para enfrentar essa realidade”,
destacou o senador.
A pesquisa do Instituto DataSenado
mostra que a diferença entre a educação na rede pública e na rede privada
também se revela no acesso dos alunos à internet. Dos lares cujos estudantes
estão tendo aulas remotas na rede pública, 26% não possuem internet. Já na
rede privada, o percentual cai para 4%. Ainda segundo os resultados, o
celular (64%) e o computador (24%) são os equipamentos mais utilizados para
acessar os materiais de estudo.
O levantamento também revelou que sete em cada dez pais
entrevistados, cujos filhos tiveram aulas remotas nos últimos 30
dias, relataram que o filho recebeu as atividades por meio on-line e
outros 20% buscaram o material na escola de ensino infantil, fundamental
e médio.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 28 de julho.
Foram entrevistados por telefone 2,4 mil brasileiros com 16 anos ou mais, em
amostra representativa da população brasileira. Os resultados foram
analisados considerando dois grupos: pais que têm filhos que frequentam
escola ou faculdade e participantes da pesquisa que são alunos de escolas ou
faculdades.
O Instituto DataSenado foi criado em 2005, com a missão
de acompanhar, por meio de pesquisas, enquetes e análises, a opinião pública
brasileira sobre o Senado, a atuação parlamentar e temas em discussão no
Congresso Nacional.
QUESTÕES:
Após
a leitura dos textos apresentados responda às questões em seu caderno.
1.A linguagem usada
nos textos 1 e 2 é a linguagem não-verbal. Faça uma breve descrição das
imagens:
2.As imagens têm
relação entre si? Elas falam sobre o mesmo tema? Qual o tema predominante?
3.As imagens têm
relação com o Texto 3? Por quê?
4.Qual o tema abordado no Texto 3?
5. A que tipo textual pertence o Texto
3?
6. A qual gênero textual pertence o
Texto 3?
7. Elabore uma manchete para os textos
1 e 2?
8. “Assim como a saúde e a economia, a
educação também está sendo fortemente impactada pela pandemia. São milhões de
brasileiros sem qualquer alternativa de ensino neste período e precisamos de
um plano articulado entre União, estados e municípios para enfrentar essa realidade”
Quem é o responsável por esse discurso no texto?
9. Expresse a sua opinião sobre o
seguinte trecho:
“A pandemia tem mostrado a face da
desigualdade no Brasil e esse dado mostra que no acesso à educação isso não
tem sido diferente. Nossa responsabilidade deve ser garantir que todos tenham
as mesmas oportunidades. Só assim poderemos avançar como país”
10.Expresse a sua opinião sobre o
texto 1.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 17/08 A
21/08 – 7ºA/C
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 31/08/20
ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E RESPONDA
OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
TEXTO DE OPINIÃO
GÊNERO: ARTIGO DE OPINIÃO
Gênero textual, do tipo
argumentativo, que visa convencer ou persuadir o outro sobre determinada
ideia, por meio de um processo argumentativo.
Estrutura do artigo de
opinião:
-Introdução: etapa
importante que predispõe o leitor a prosseguir a leitura ou abandoná-la. Você
pode usar uma definição, elaborar uma pergunta, expor uma tese, contar um
pequeno caso etc.
-Desenvolvimento: os
parágrafos devem articular os argumentos, mostrando suas inter-relações.
Argumentos são enunciados (frases) que sustentam a tese do autor, podem se
basear no consenso, em provas concretas, em raciocínio lógico e na
competência linguística. Utiliza-se expressões como: apesar disso, além
disso, conforme o exposto etc.
-Conclusão: etapa que
pode finalizar o processo de convencimento proposto ao longo do texto ou
comprometê-lo. Pode resumir os seus argumentos, propor um comportamento,
surpreender o leitor etc.
O público-alvo são os leitores
dos textos, para quem o autor escreve. Para atingi-lo, o autor define a
linguagem mais adequada, de acordo com o perfil desse público. Predomina o
uso da norma-padrão, ou seja, sem variações.
Você sabe o que é um
argumento?
Trata-se da prova usada
para afirmar ou negar um acontecimento, ideia lógica relacionada entre
si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou
dúvida.
EXERCÍCIOS
LEITURA
E COMPREENSÃO DE TEXTO
TEXTO:
O Futuro da Educação
Adriana Karam Koleski, mestre em Educação pela De Paul University (Chicago), é Superintendente
educacional do Grupo Educacional Opet.
Há algum tempo, assisti uma
apresentação do TED (organização devotada a divulgar ideias através de
palestras curtas, mas poderosas) sobre o ensino de programação de
computadores para meninas como uma ferramenta de empoderamento. A palestrante
Reshma Saujani apresenta os resultados de seu projeto social em que meninas
aprendem a assumir riscos e a lidar melhor com a busca de perfeição, enquanto
passam pelas etapas de transformação de ideias em programas.
Depois de estudar sobre o tema e
dirigir uma escola que é aberta à implantação de inovações educacionais,
posso dizer que ensinar crianças e adolescentes a programar é uma ferramenta
de empoderamento e construção de muitas outras competências necessárias ao
cidadão do século 21. Ela pode ensiná-los a desenvolver caminhos para
solucionar problemas, bem como empreender suas ideias ou projetos, usando a
tecnologia como plataforma de desenvolvimento.
Num mundo em que consumimos muita
tecnologia, oferecer oportunidade de criar seus próprios jogos, animações ou
brinquedos de algum modo espelha a tendência de dar à criança material para
construir seus próprios objetos digitais de diversão. Isso desenvolve sua
autoria e protagonismo. Não digo que esta deva substituir a brincadeira no
mundo real, em contato com outras pessoas, tão fundamental para a construção
da identidade e do conhecimento de crianças e adolescentes. Mas a presença da
tecnologia é inegável na rotina deles. Então, por que não oferecer a
possibilidade de desenvolver competências ligadas à criação e assumir
protagonismo nesse mundo virtual também?
Isso não vale apenas para aqueles que
um dia seguirão carreira na área tecnológica. Segundo Mitch Resnick,
pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, aprender a programar
desenvolve competências necessárias para a vida pessoal e profissional de
inúmeras áreas, tais como partir de uma ideia e chegar a um produto;
experimentar novas ideias; quebrar problemas complexos em partes mais
simples; colaborar com outras pessoas para enriquecer projetos; e manter
persistência e perseverança, encarando a frustração quando as coisas não saem
como imaginado. Essas são ou não são competências importantíssimas e que
queremos ver nas novas gerações? Apresentar a oportunidade de desenvolvimento
delas a partir do ensino da programação pode ser um canal para darmos
significado diferente ao processo de aprendizagem.
1.Sobre o primeiro e
o segundo parágrafo do artigo de opinião, responda:
a)Que fato autora relata no primeiro parágrafo do
texto?
b)No segundo
parágrafo, ela relata outro fato ou se posiciona em relação ao fato relatado
no primeiro parágrafo? Justifique sua resposta.
2.Releia a pergunta
presente no último parágrafo do texto:
“Essas são ou não são
competências importantíssimas e que queremos ver nas novas gerações?”
A quem a autora do
artigo de opinião dirige essa pergunta? Ela espera uma resposta a essa
pergunta? Explique.
3.No último
parágrafo, a autora fala de Mitch Resnick.
a)Quem é Mitch
Resnick? A autora do artigo concorda com as ideias dele?
b)Por que ela
menciona as opiniões de Resnick sobre o assunto discutido?
4.Onde esse texto foi
publicado?
5.Quem é a autora do
texto e quais são suas qualificações?
6.Ela tem
qualificações adequadas para tratar do assunto do texto? Explique.
7. Qual é o tipo de
texto?
8. A qual gênero
textual pertence?
|
ATIVIDADE
LINGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 18/08/20
ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E RESPONDA
OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.
COMO
ENTREGAR:
TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR
VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
TEXTO
EXPLICATIVO: TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Na
língua portuguesa, as orações organizam-se em torno de verbos.
Partindo deles, portanto, podemos identificar os constituintes básicos das
orações. Agora você vai conhecer os chamados termos essenciais da oração:
o sujeito e o predicado.
SUJEITO: é o ser sobre o qual se faz uma
declaração.
PREDICADO: é tudo o que se diz a respeito do
sujeito.
O menino recebeu um elogio dos
coordenadores.
Sujeito Predicado
Entre as palavras que
compõem o sujeito e o predicado de uma oração, há sempre uma principal, que
concentra o significado desses termos. Essa palavra recebe o nome de núcleo.
Na
frase anterior o núcleo do sujeito é “menino” e o núcleo do predicado é
“recebeu”. Se eu retirar essas palavras da frase, ela fica totalmente sem
sentido.
Tipos de
Sujeito:
O
sujeito de uma oração pode ser expresso por uma ou mais palavras encadeadas
ao verbo. Nesses casos, ele se classifica de acordo com o número de núcleos.
Sujeito Simples: tem um só núcleo.
A
Princesa Adormecida espera.
Sujeito – Núcleo
Sujeito Composto: tem mais de um núcleo.
Eros e Psique são personagens mitológicas.
Sujeito – Núcleos
Sujeito Oculto (ou Desinencial): quando o sujeito só pode ser
identificado por meio da desinência verbal e do contexto.
(Eu) Pedi um conselho ao poeta.
Sujeito
Sujeito Indeterminado: quando há verbo em 3ª pessoa.
Chamam esta arte de xilogravura.
Sujeito Inexistente (oração sem
sujeito): orações
com verbos impessoais, ou seja, com verbos cujas ações não podem ser
atribuídas a nenhuma pessoa.
Há milênios a xilogravura perdura.
Tipos de
Predicado:
Predicado Verbal: o núcleo é um verbo nocional.
Calvin se escondeu de sua mãe.
Predicado Nominal: presença de verbo de ligação, o
núcleo é predicativo do sujeito (característica do sujeito)
Ele está invisível.
Verbo
de ligação – Predicativo do sujeito
Predicado Verbo-Nominal: tem como núcleo um verbo e um nome
(predicativo do sujeito).
O sucesso tornou aquele ator arrogante.
Núcleo
verbo – Núcleo Predicativo do sujeito
Exercícios
1)Leia:
“A fabricação de alguns alimentos
requer um processamento mais complexo.”
a)Identifique o sujeito dessa oração.
b)Qual é a palavra presente no sujeito
que concentra a ideia principal?
c)Identifique o predicado dessa
oração.
d)Que palavra concentra a informação
principal expressa no predicado?
2)Observe a oração a seguir.
“O Estatuto da Criança e do
Adolescente é importante.”
a)Qual é o sujeito da oração?
b)Qual é o predicado da oração?
c)Qual é o núcleo do predicado?
d)Classifique o predicado em verbal ou
nominal.
3)Classifique cada verbo destacado nas
orações abaixo como verbo significativo ou de ligação.
a)Caíque anda um pouco triste
esses dias.
b)Pedro anda pela escola o dia
inteiro!
c)Marcelo virou a mochila de
cabeça para baixo, mas não encontrou a caneta.
d)Curiosamente, a pequena tartaruga
cresceu e virou um animal assustador!
e)Mariana é de Araçatuba.
Atividade 2 é a prova AAP, tire a foto do gabarito com
seu nome (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com ou
classroom.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 11/08/2020
Atenção: As atividades estão divididas em 2
partes. Atividade 1 é
para ser feita na apostila “Aprender Sempre” tire as fotos das
atividades, Atividade 2 é a prova
AAP, tire a foto do gabarito com seu nome (capa) me envie via WhatsApp
(privado) ou email geisa19@hotmail.com ou
classroom.
Atividade 1:
Na apostila “Aprender Sempre” fazer os
exercícios número 06 ao 16 das páginas 5 a 10.
Atividade 2:
PROVA AAP (Avaliação de Aprendizagem e
Processo) do 2º Bimestre
Retirar avaliação na escola, na semana de
03/08 A 07/08
Das 10 às 16:00 horas.
Responder e devolver até o dia 11/08. Através
de WhatsApp privado (foto do gabarito com seu nome e série) ou email geisa19@hotmail.com
|
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 29/07/2020
Atenção: Esta Atividade Avaliativa é referente às
atividades do mês de Junho e Julho/2020. Há somente uma resposta correta e
você pode usar suas anotações e atividade feitas para consultar suas
respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem no
privado via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com
Atividade Avaliativa Bimestral (Clique no
link abaixo e responda às questões)
SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS 27 A 31/07
Coloquem
as atividades em dia, entreguem até quarta-feira (29/07) para fechamento da
nota do bimestre.
Os
alunos que desenvolveram o que foi solicitado, devem reavaliar atividades que
ainda haja dúvidas.
|
Atividade para ser
entregue até dia 28/07/2020
Atenção: Esta atividade deve ser feita no
caderno do aluno (fazer a pesquisa e responder as questões), depois tire uma
foto e envie no privado do WhatsApp, ou E-mail geisa19@hotmail.com, ou na plataforma
Classroom.
Pesquisa:
VERBOS DE LIGAÇÃO
Faça
uma pesquisa no Google, ou em livros de língua portuguesa, sobre “Verbos de
ligação” e responda às seguintes questões:
1)O que
são?
2)Quais
são?
3)Escreva
4 exemplos de frases com verbos de ligação.
4)O que
são verbos significativos? Dê exemplos.
5)Qual
a diferença entre verbos de ligação e verbos significativos?
|
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 21/07/2020
Atenção: Esta atividade deve ser feita no
caderno do aluno (copiar o texto explicativo e responder as questões), depois
tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou E-mail geisa19@hotmail.com, ou na plataforma
Classroom.
PREPOSIÇÃO (Copiar todo este
texto explicativo)
A preposição é uma palavra
invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro. A
preposição estabelece ainda, uma certa relação de dependência entre elas.
Exemplo:
É uma questão fácil de resolver.
Preposições
mais usadas: a, ante, até, após, de, desde, em,
entre, com, contra, para, por, perante, sem, sobre, sob, como, conforme,
segundo, durante, fora, exceto etc.
LOCUÇÃO PREPOSITIVA
Conjunto de palavras com valor e
emprego de preposições: atrás de, através de,
embaixo de, a fim de, de acordo com, por causa de, longe de, perto de, ao
redor de, junto a, ao lado de, apesar de, por trás de, acerca de, cerca de,
de conformidade com etc.
Exemplo:
Eram agradáveis para com os amigos.
COMBINAÇÕES E CONTRAÇÕES
Ocorre quando há a ligação de uma
preposição e um artigo ou pronome.
COMBINAÇÃO:
A
(preposição) + O(S) (artigo) = AO(S)
A +
ONDE = AONDE
CONTRAÇÕES:
DE +
O(S) = DO(S)
DE +
A(S) = DA(S)
EM +
O(S) = NO(S)
EM +
A(S) = NA(S)
EM +
ELE(S) = NELE(S)
EM +
ELA(S) = NELA(S)
DE +
ALI = DALI
DE +
AQUI = DAQUI
DE +
ELE(S) = DELE(S)
DE +
ELA(S) = DELA(S)
A +
A(S) = À(S)
VALOR SEMÂNTICO (EMPREGO DAS PREPOSIÇÕES)
As preposições podem ser empregadas
em vários sentidos. É necessário interpretar a frase para sabê-las. Observe
alguns exemplos:
MEIO: Chegou de carro.
ORIGEM: Voltou de Bauru.
COMPANHIA: Saiu com os colegas.
FALTA
OU AUSÊNCIA:
Vivia sem dignidade.
FINALIDADE: Trabalhava para sobreviver.
MODO: A menina falava com desembaraço.
OPOSIÇÃO: Sou contra a corrupção.
TEMPO: Ano após ano, é a mesma coisa.
CONTEÚDO: Tomou uma xícara de chá.
VALOR: Mensalidade de cinquenta reais.
LUGAR: Morava em um local deserto.
CAUSA: Morreu de desgosto.
MATÉRIA: Usava um vestido de algodão
POSSE: O carro de Maria é antigo.
ASSUNTO: Conversamos sobre cinema.
EXERCÍCIOS (Escreva somente as
respostas no caderno)
1.Circule
as preposições das frases:
a)Conversamos
sobre nossos estudos.
b)Sempre
lutamos contra a má vontade de alguns.
c)Estou
mais uma vez sem meu ajudante.
d)A
criançada partiu para o acampamento.
e)Aquela
chácara é de meus tios.
f)A
excursão chegará a Manaus hoje.
g)Você
já viajou de avião?
h)Contamos
com poucos recursos para concluir a obra.
2.Complete
com a preposição adequada:
a)Saí
__________ meus pais.
b)Estamos
__________ luz há alguns minutos.
c)Minha
família morou __________ Pernambuco vários anos.
d)Minha
mãe gostava ________ conversas ______ arte.
e)_____________
o juiz, ele não abriu a boca.
f)Estarei
________ Curitiba na próxima quinta-feira.
g)Deteve-se
um instante _______ observar o movimento _____ pedestres.
3.Aponte
a preposição e diga o valor semântico na frase:
a)A
cantora esteve em nossa cidade
recentemente.
Valor
Semântico: Lugar
b)É
importante que você leia um bom livro sobre educação.
c)Jogamos
até o entardecer.
d)Dancei
com Joana a noite toda.
e)Estamos
preparados para enfrentar a subida.
f)Você
tem algum projeto para tornar a cidade mais bonita?
g)Não
perdeu a calma durante a competição.
h)Os
pratos são de porcelana.
i)É
fundamental lutarmos contra essa lamentável situação.
j)Nunca
viajei de navio.
4.Use
todas as preposições abaixo para ligar as frases:
Até – desde – após – a – sobre – sem – perante – para
a)Fomo
____ várias lojas.
b)Saímos
____ as 10 horas.
c)Comprei
um lenço ____ você.
d)Estou
gripada ____ sábado.
e)Corremos
____ a esquina.
f)Conversamos
____ o assunto.
g)Todos
são iguais ____ a lei.
h)Prefiro
chá ____ açúcar.
5.Aponte
as preposições presentes no texto publicitário e a relação semântica
(significado do emprego) que apresenta:
|
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 14/07/2020
Atenção: Esta atividade deve ser feita no
formulário do Google no link abaixo (se conseguir abrir e enviar as
respostas, não precisa tirar foto porque suas respostas já aparecem
automaticamente para a professora).
Se não conseguir abrir o formulário do
Google, deve ser feita no caderno do aluno (gabarito com número das perguntas
e a letra das respostas), depois tire uma foto e envie no privado do
WhatsApp, ou email
geisa19@hotmail.com,
ou na plataforma Classroom.
Atividade
avaliativa mensal
A
atividade pode ser feita e enviada pelo formulário do Google acessando o
link: https://forms.gle/pX6A87ENeGmhU5Q37
Se
não conseguir abrir o link e realizar a atividade, você pode fazer no caderno
um gabarito com número das perguntas
e a letra das respostas. Depois
enviar via WhatsApp, ou email.
1)O que
são Variações Linguísticas?
a)Tipos
de palavras.
b)Tipos
de textos.
c)Mudanças
nos verbos das frases.
d)Mudanças
naturais na língua por fatores históricos e culturais.
2)Marque
a alternativa que tem todos os tipos de variações linguísticas.
a)diacrônica,
coloquial, denotativa, conotativa.
b)diacrônica,
diastrática, diatópica, diafásica.
c)diastrática,
diatópica, não verbal, conotativa.
d)diafásica,
diastrática, denotativa, coloquial.
3) ”Furaro os óio
do Assum Preto
Pra eles assim, ai,
cantá mió”
As
palavras destacadas são marcas de:
a)Linguagem
não verbal.
b)Variações
linguísticas.
c)Classes
de palavras.
d)Verbos
4)Preconceito
Linguístico é...
a)quando
tratamos as variações como erros puros.
b)variações
literárias.
c)quando
há presença de linguagem formal.
d)quando
tratamos as variações como acertos.
5)O
Gênero Entrevista é um texto do tipo...
a)Narrativo.
b)Informativo
(jornalístico)
c)Descritivo
d)Prescritivo
6)Marque
a alternativa que expresse características do Gênero Reportagem.
a)Somente
relata acontecimentos do cotidiano.
b)Somente
relata sobre a vida de uma pessoa.
c)Narra
acontecimentos com linguagem criativa.
d)Extrapola
os limites da notícia, é mais aprofundada e longa. Exige pesquisa e tenta
entender causas do fato.
7)Marque
a frase em que temos uma Locução Verbal.
a)Fomos
ao zoo ver o leão.
b)Deve
haver uma saída.
c)Silêncio
no estúdio!
d)Não
havia como adiar a cirurgia.
8)Linguagem
simples e clara, imparcialidade, objetividade, uso de verbos na 3ª pessoa,
são características de textos...
a)Poéticos
b)Narrativos
c)Jornalísticos
d)Descritivos
9)”___________,
em geral, é um plano, uma programação a ser seguida. É um texto que descreve,
que relata o desenvolvimento de algo (uma entrevista, um filme, uma apresentação
entre outras possibilidades).” (Caderno do aluno, vol. 2, pág. 22)
Indique
a palavra que pertence a essas características.
a)Pesquisa
b)Notícia
c)Entrevista
d)Roteiro
10)Marque
a alternativa que apresenta todas as características da estrutura textual da
imagem abaixo.
a)Nome
do jornal, Manchete, Lead (lide), Imagem ilustrativa, Corpo do texto.
b)Título,
Corpo do texto, Imagem ilustrativa.
c)Nome,
Data, Lead, Corpo do texto, Imagem ilustrativa.
d)Manchete,
Título, Imagem ilustrativa.
|
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 07/07/2020
Atenção: O aluno deve responder às questões
interpretativas no caderno, NÃO precisa copiar o texto e as questões, depois tirar
uma foto e enviar via WhatsApp privado, ou email geisa19@hotmail.com, ou plataforma
Classroom.
Leia o texto a seguir (Não precisa copiar):
Criada há mais de 50 anos, a
Turma da Mônica vai enfim virar gente de verdade. Depois de estampar tirinhas
diárias em jornais e páginas de gibis publicados em 29 países, de estrelar
desenhos animados, espetáculos teatrais, jogos e até aplicativos para
celular, os personagens que o cartunista Mauricio de Sousa criou a partir de
sua filha e dos amiguinhos dela serão interpretados por crianças de carne e
osso. Em 2018, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali voltarão ao cinema no filme
“Laços”. (...) Aos 81 anos, Mauricio de Sousa destaca na entrevista a seguir
o sucesso global de suas criações, fala de uma iniciativa para ajudar filhos
brasileiros de decasséguis a se ambientar melhor no Japão e lamenta a criação
de barreiras entre países.
Revista - Por que colocar crianças de
verdade nos papéis da Turma da Mônica pela primeira vez num filme?
Mauricio
de Sousa - Estamos ousando. Fui convencido de que agora temos capacidade e
boas condições de encarar esse desafio. Podemos treinar os cãezinhos e cuidar
bem da criançada que vai trabalhar no filme. Queremos um filme alegre, que
inspire e que marque época.
Revista
- Como será a escolha dos atores?
Mauricio de Sousa - Logicamente vamos buscar
crianças com as características físicas mais parecidas com as personagens,
mas vamos atrás de talento. (...)
Revista
- A Turma da Mônica é imune à crise?
Mauricio de Sousa - Nós temos 10 milhões de
leitores permanentes no Brasil. Isso vem se mantendo de forma constante ao
longo dos anos. Entra crise, sai crise, a gente continua vendendo
milhões. (...)
Revista
- Antes do YouTube, suas histórias em quadrinhos circulavam em quase trinta
países. Quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes
culturas?
Mauricio de Sousa - Pouca coisa. Por exemplo, na
Indonésia, quando a Mônica e a Magali iam à praia, tinham de usar um maiô
inteiriço e não biquíni. Há países em que o Bidú (cachorro) não pode fazer
xixi no poste, senão a editora é multada. Na Grécia, os meninos não podem de
jeito nenhum assobiar para uma menina na rua. A gente vai aprendendo o que é
mico e faz o que é permitido.
Revista
- E no Brasil, de que forma as características das personagens se adequaram
aos novos tempos?
Mauricio de Sousa - No começo a Mônica era um
pouquinho mais violenta, dava umas pegadas mais doloridas na turminha. Uma
criança de Brasília nos escreveu dizendo que se ela continuasse batendo
daquele jeito no Cebolinha, ele não compraria mais a revista. Aquilo tocou o
estúdio todo. Acompanhamos o que acontece.
Revista
- Além dos quadrinhos, há outros segmentos a marca é líder de mercado?
Mauricio de Sousa - Sim. A maçã é um deles.
Líder inconteste. Eu não sou a serpente do paraíso, mas eu que inventei essa
maçã (risos). Eu tinha filhos pequenos e quando eles comiam uma maçã,
deixavam metade. Ou, quando queriam levar para a escola, não cabia na
lancheira. Até que visitei uma plantação em Santa Catarina e vi umas maçãs
pequenas, que não eram vendidas no mercado. Serviam para fazer pasta e dar
para os animais. Pois era justamente aquela a maçã, pequena, que eu queria
para dar a meus filhos. Ela cabia na lancheira. Eu sugeri lançar como a maçã
da Turma da Mônica e foi aquele arraso. Hoje temos pêra, kiwi, cenoura, a
alface do Horácio…(...)
Revista
- Vivemos um momento de intolerância também no Brasil. De que forma sua
atuação pode despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro?
Mauricio de Sousa - Fazendo um trabalho que mostre
o contrário: que tolerância, solidariedade, respeito sejam vistas de forma
positiva e que trazem felicidade.(...)
https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/adaptada
Responda
às questões no caderno (Não precisa copiar):
1)A
que gênero textual pertence este texto?
2)Por que Mauricio de Sousa decidiu colocar crianças de
verdade nos papéis da Turma da Mônica em um filme que será lançado em 2018?
3)Explique
quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas
nos países onde o gibi da Turma da Mônica é veiculado?
4)Quem
é o entrevistador e quem é o entrevistado no texto acima?
5)A
que tipo textual pertence este texto?
6)De acordo com o texto, explique de que forma as
características das personagens se adequaram aos novos tempos no Brasil.
7)Diante de tanta intolerância
ocorrida no Brasil e no mundo, como Mauricio de Sousa, pretende despertar nas
novas gerações uma maior aceitação do outro?
|
Atividade Língua Portuguesa
Atividade para ser entregue até dia 30/06/2020
Atenção: O aluno deve
copiar o texto sobre o Gênero Entrevista no caderno, fazer atividades do
Caderno do Aluno (Volume 2), responder às questões 1 e 2, depois tirar uma
foto e enviar via Whatsapp privado ou email geisa19@hotmail.com
Gênero Entrevista
É
um texto do tipo informativo em que duas ou mais pessoas (o entrevistador e o
entrevistado) conversam e perguntas são feitas pelo entrevistador de modo a
obter informações necessárias por parte do entrevistado.
Os
repórteres entrevistam as suas fontes para obter destas declarações que
validem as informações apuradas, ou que relatem situações vividas por
personagens. Antes de ir para a rua, o repórter recebe uma pauta que contém
informações que o ajudarão a produzir a matéria.
A
partir da pauta os repórteres fazem uma pesquisa sobre o entrevistado e
desenvolvem um roteiro com as perguntas que serão feitas.
Agora leia a
entrevista das páginas 20 e 21 do Caderno do Aluno, volume 2 e responda as
atividades das páginas 22 e 23 (Atividade 2 – Entrevistas em Análise:
Estrutura e Intencionalidades)
Responda no caderno:
1.Se você pudesse
entrevistar alguém, que você entrevistaria? Por quê?
2.Elabore 3 perguntas
que faria ao seu entrevistado.
|